ATIVIDADE 7 – MATEMÁTICA – 5ºANO - 05/07/2021
Assunto de hoje: Propriedades da igualdade.
Vamos imaginar uma balança de dois pratos, que permanece em equilíbrio quando o peso nos dois pratos permanece iguais:
Agora vamos trocar, no prato da direita, uma das bolas laranjas, por um cubo vermelho:
Podemos concluir que o cubo vermelho possui o mesmo peso que as duas bolas vermelhas, pois a balança continuou em equilíbrio. Mas agora, vamos acrescentar uma bola laranja no prato da esquerda da balança:
Percebemos que a balança não está mais em equilíbrio, pois o prato da esquerda ficou com mais peso que o prato da direita. Mas vamos pensar um pouco? Se você ganhasse uma bola laranja para colocar nessa balança, de modo que ela voltasse a ficar em equilíbrio, o que você faria?
Muito bem! Colocaria no prato da direita, pois assim a balança voltaria a ficar em equilíbrio, ou seja, no prato da balança da direita, teríamos o mesmo peso que no prato da esquerda. Na verdade, você pode acrescentar ou tirar o que quiser de qualquer um dos pratos da balança, desde que você faça o mesmo no outro prato, deixando assim, a balança sempre em equilíbrio. A igualdade aparece com muita frequência na matemática e em outras ciências. Por isso é muito importante compreendermos o que podemos fazer com ela. Para conversarmos melhor, vamos sempre chamar o que está do lado esquerdo da igualdade de 1º membro, e o que está do lado direito de 2º membro:
Será que aprendemos? Transcreva em seu caderno qual das igualdades a seguir está correta:
2+3 = 4+3
1+7 = 2+8
2+11 = 4+9
7+2 = 6+4
Desenhe o que falta em cada balança para que ela continue em equilíbrio.
Observe a imagem a seguir:
Escreva em seu caderno qual o valor de cada círculo azul.
Observe a imagem, descubra o valor do quadrado amarelo e responda em seu caderno.
Opções de respostas: 1, 2, 3 ou 4.