ATIVIDADE 7 – TEMA: CONTOS POPULARES E LENDAS – 4º ANO - 25/04/2021

Olá! Hoje é dia de aprender mais coisas novas!!!!!

  1. Leia o conto a seguir e responda às perguntas.

O PULO DO GATO

        A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz

        – Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!

        – Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro, é a “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…

        – Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.     

        A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.

        Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.

        Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:

        – Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!

        – Não ensinei, nem ensino! Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!

BANDEIRA, Pedro. Nova Escola, nº48.

Disponível em https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-interpretacao-o-pulo-gato-4o-ano Acesso em mar de 2021.

  • Qual é o título do texto?
  • Quem é o autor do texto?
  • Quem são os personagens do texto?
  • Qual é o tema principal do texto?
  • Na sua opinião você acha que o gato agiu certo? Justifique a sua resposta.
  • Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.”  O que significa a palavra em negrito?

a)    esborrachava

b)    livrava

c)    exibia

d)    prejudicava

  • Por que o plano da raposa não deu certo:

a)    agiu sem pensar

b)    errou os pulos ensinados

c)    confiou demais em sua esperteza

d)    era uma aluna desatenciosa

Muita atenção! Todas as atividades deverão ser copiadas e respondidas em seu caderno.

O texto a seguir é uma lenda indígena.

Faça uma leitura minuciosa e responda às questões.

KANATA WENJAUSU – A ORIGEM DA NOITE

          Havia dois pajés: um, o mais velho, era mais sábio e se chamava Waninjalosu; o outro, o mais novo, chamado Sanerakisu, era um pouco atrapalhado. O mais sábio era o dono e cuidava das duas cabaças, walxusu, onde ficavam guardados a noite e o dia. Ele controlava a abertura das cabaças, mas a cabaça da noite ele controlava mais, para que o dia surgisse mais longo do que a noite.

Certa vez, Waninjalosu foi à casa de Sanerakisu e disse:

        – Eu vou passar um tempo no campo e quero que você cuide das outras walxusu. A cabaça do dia você pode destampar e deixar toda aberta, mas a da noite abra só um pouquinho. Tome cuidado para que a noite não escape.

        Sanerakisu se confundiu e trocou as walxusu de lugar. Na hora de abrir uma delas, pensou: “E agora? O que eu faço? Preciso continuar a fazer o dia e a noite aparecerem, senão, quando Waninjalosu voltar, vai ficar bravo comigo”.

        Então, destampou totalmente uma das walxusu e… o mundo escureceu!

        Na mesma hora ele tampou a cabaça outra vez, mas de nada adiantou: estava tudo escuro, não existia mais dia, era só noite, kanâtisu. Sanerakisu ficou triste e não sabia o que fazer.

        Então, subiu numa árvore e ficou gritando para ver se alguém ouvia:

        – Hu, u, u, u…Foi mudando um pouquinho a voz, virando passarinho, esticando a voz.

        Ainda hoje ele fica de bico para cima esperando o sol nascer. Só anda e canta à noite, na época da chuva. É o pássaro chorão chamado uhsu, que significa “bico para cima”. Ele se parece com casca de árvore, por isso é muito difícil vê-lo.

Fonte: KITHÃULU, Renê. IRAKISU, o menino criador. São Paulo: Editora Peirópolis, 2002. p.13-14

Disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4779/texto-fatiado-lenda-indigena Acesso em 29 de mar. De 2021

  •  Qual é o assunto do texto?

Como o dia e a noite eram controlados na história? 

Quem eram os responsáveis por controlar o dia e a noite?

O que Sanerakisu sentiu ao perceber que não existia mais dia, era só noite?

Qual foi a transformação que houve quando não existia mais dia, era só noite?

Observe as imagens a seguir e responda:

Disponível em: http://conpoema.org/?p=10042 Acesso em 29 de març de 2021.
Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-existem-indios-no-brasil-diz-o-escritor-daniel-munduruku/. Acesso em 29 de março de 2021
Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/58/cinema-de-indio. Acesso em 05 de agosto de 2018.

O que você vê em cada imagem? O que as pessoas estão fazendo? Como estão vestidas?

Vamos aprender mais?

Observe o significado das palavras na língua indígena Nambikwara.

Você sabia que Tupi-Guarani também é uma língua indígena, pesquise 3 palavras nessa língua e registre. Não se esqueça de colocar o significado de cada uma delas.

até mais - PicMix
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Se quiser, pode baixar a atividade completa!