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ATIVIDADE 7 – TEMA: GÊNERO CONTOS – 2º ANO - 22/04/2021

PRONTOS PARA NOSSA AULA?

Disponível em https://br.pinterest.com/pin/790100328372841094/Acesso dia 16 de abr. de 2021.

ESTÁ NA HORA DE INICIAR AS ATIVIDADES.

O QUE É UM CONTO?

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO.” VOCÊ JÁ OUVIU ESSA FRASE EM ALGUM LUGAR? SABE O QUE É UM CONTO? COMO PODEMOS DIFERENCIAR O CONTO DOS OUTROS TIPOS DE TEXTOS? SABE AQUELAS HISTORINHAS QUE TE CONTAVAM QUANDO VOCÊ IA DORMIR? AQUELAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE JÁ ESCUTOU OU LEU. POIS BEM, ELAS SÃO CONTOS. OS CONTOS SÃO CONHECIDOS POR SEREM HISTÓRIAS CURTAS. ELES SÃO TÃO PEQUENOS QUE, APÓS LER OU ESCUTAR UM, VOCÊ CONSEGUE CONTAR DEPOIS SEM PRECISAR ESTAR COM O LIVRO NA MÃO.

O CONTO É UM TEXTO LITERÁRIO DO TIPO NARRATIVO. ELE TEM O FOCO EM UM FATO OU UM DETERMINADO ACONTECIMENTO E GERALMENTE É UMA FICÇÃO, OU SEJA, É UMA HISTÓRIA INVENTADA. OS CONTOS SÃO FANTASIOSOS, SÃO HISTÓRIAS DE FAZ DE CONTA, MUITO CONTADAS PARA AS CRIANÇAS. ELES POSSUEM UM NARRADOR, QUE É QUEM CONTA A HISTÓRIA E UM ENREDO, ISSO É, A HISTÓRIA, QUE É DIVIDIDA EM COMEÇO, MEIO E FIM.

ENTENDEU DIREITINHO O QUE É UM CONTO?

MUITA ATENÇÃO! TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER COPIADAS E RESPONDIDAS EM SEU CADERNO.

Disponível em http://ebcavalinhos.blogspot.com/2019/09/estamos-de-regresso-escola.html.Acesso dia 16 de abr. de 2021.

FAÇA A LEITURA DO CONTO COM AJUDA DE UM FAMILIAR.

Disponível em http://blogdocolegioevangelico.blogspot.com/2019/04/para-7-ano-professora-carla-lanza_57.html.Acesso dia 16 de abr. de 2021.

O TUBO DE COLA

O TUBO DE COLA SAIU DA GAVETA E CAIU NO TAPETE DA SALA. A BOLA CAIU NO TAPETE MELADO E FICOU COLADA NA COLA. AÍ A BOLA FALOU:

– SAPATO, ME AJUDA!

O SAPATO AJUDOU. DEU UM PETELECO NA BOLA, MAS A BOLA MELADA COLOU NO SAPATO E TUDO FICOU COLADO: A COLA, A BOLA E O SAPATO. AÍ O SAPATO PEDIU:

– BOTA, ME AJUDA! COLEI NA BOLA E ELA COLOU NA COLA.

A BOTA, MUITO SABIDA, AJUDOU. DEU UM TECO NO SAPATO, MAS O SAPATO MELECADO COLOU NA BOTA SABIDA E TUDO FICOU COLADO: A COLA, A BOLA, O SAPATO E A BOTA. A BOTA, DANADA DA VIDA, FALOU:

– LUVA, ME AJUDA!

A LUVA AJUDOU. PEGOU A BOTA, SACUDIU E PUXOU, MAS O DEDO DA LUVA COLOU NA BOTA MELADA E A LUVA FICOU COLADA. VEIO O MENINO E FALOU:

– CADÊ O TUBO DE COLA? CADÊ?

E VIU TUDO COLADO: A LUVA COLADA NA BOTA, A BOTA COLADA NO SAPATO, O SAPATO COLADO NA BOLA, E A BOLA COLADA NA COLA. AÍ, TEVE UMA IDEIA. LAVOU TUDO NA PIA E O MELECADO SUMIU. DAÍ O MENINO COLOCOU A PETECA, O APITO E A CANETA E O TUBO DE COLA FICOU NA GAVETA.

1. QUAL É O TÍTULO DO CONTO?

2. QUEM SÃO OS PERSONAGENS DO CONTO?

3. O QUE ACONTECEU COM A COLA?

4. QUAL O FINAL DO CONTO?

5. OBSERVE A IMAGEM. SABE O QUE ELA REPRESENTA? ISSO MESMO UM CONTO DE FADAS.

Disponível em https://www.mixestilos.com.br/painel-redondo-e-capa-para-cilindros-chapeuzinho-vermelho. Acesso dia 24 de mar. de 2021.

A) VOCÊ SABE O NOME DESSE CONTO DE FADAS?

B) COMO VOCÊ DESCOBRIU O NOME DELE?

C) QUAIS PERSONAGENS FAZEM PARTE DESSE CONTO DE FADAS?

QUER CONHECER A HISTÓRIA COMPLETA DA CHAPEUZINHO VERMELHO? É SÓ CLICAR E ASSISTIR.

6. OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA O NOME DE CADA UM DOS CONTOS DE FADAS CORRESPONDENTES.

VOGAIS NASAIS

 VOGAIS SÃO FONEMAS QUE RESULTAM DA LIVRE PASSAGEM DO AR QUE VEM DOS PULMÕES PELA CAVIDADE DA BOCA, SEM INTERFERÊNCIA DOS ÓRGÃOS BUCAIS. O SOM É OBTIDO PELA VIBRAÇÃO DAS CORDAS VOCAIS, O QUE FAZ DE TODAS AS VOGAIS FONEMAS SONOROS. AS VOGAIS CONSTITUEM A BASE DA SÍLABA, ISTO É, NÃO HÁ SÍLABA SEM VOGAL.

VOGAIS NASAIS – A CORRENTE DE AR VIBRANTE PASSA, AO MESMO TEMPO, PELAS CAVIDADES BUCAL E NASAL. PARA MARCAR O SOM NASAL DAS VOGAIS, A ESCRITA UTILIZA-SE DO TIL, DO M OU DO N. SÃO CINCO AS VOGAIS NASAIS:

1. /Ã/ = ÍMÃ, ANTA, CANTO, AMBOS.
2. /E/ = LENTO, VENTO, LEMBRO.
3. / / = CINTO, FINDA, ÍMPAR.
4. /Õ/ = PÕE, RONCO, MONTA, OMBRO.
5. / / = FUNDO, MUNDO, UMBRAL.

Disponível em https://www.colegioweb.com.br/fonologia/oralidade-e-nasalidade.html. Acesso dia 30 de mar. de 2021.

 7. AGORA É COM VOCÊ! PREENCHA O QUADRO COM PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE EM QUE A ESCRITA DAS PALAVRAS COM SOM NASAL DAS VOGAIS UTILIZA O TIL, M OU N. OBSERVE O EXEMPLO.

Disponível em https://www.imagensanimadas.com/img-lapis-imagem-animada-0008-156876.htm. Acesso dia 19 de abr. de 2021.

  SÍLABA TÔNICA 

SE A GENTE OBSERVAR O MODO COMO PRONUNCIAMOS, OU SEJA, COMO DIZEMOS AS PALAVRAS, PODEMOS PERCEBER QUE ALGUMAS SÍLABAS SÃO PRONUNCIADAS COM MAIS FORÇA, OUTRAS COM MENOS.

VEJA O EXEMPLO DA PALAVRA CASA.

NOTAMOS QUE A SÍLABA CA FOI PRONUNCIADA MAIS FORTEMENTE DO QUE A SÍLABA SA.

POR ISSO DIZEMOS QUE ELA É A SÍLABA TÔNICA. AÍ VAI UMA DICA: CONTAMOS AS SÍLABAS DAS PALAVRAS, COMEÇANDO DO FIM PARA O COMEÇO. DE ACORDO COM A POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA, AS PALAVRAS RECEBEM NOMES DIFERENTES. VAMOS CONHECER UM DESSES NOMES:

OXÍTONAS: A SÍLABA TÔNICA É A ÚLTIMA. EXEMPLO: CAFÉ – CIPÓ – BEBÊ.

Disponível em https://br.pinterest.com/pin/275704808426845294/ Acesso dia 30 de mar. de 2021.

Disponível em https://wifflegif.com/tags/22106-desenhos-gifs. Acesso dia 19 de abr. de 2021.

8.  FAÇA O QUE SE PEDE

A) SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS E CIRCULE A SÍLABA TÔNICA.

SOFÁ

LÂMPADA

GOSTAVA

FUNIL

B)  ESCREVA DUAS PALAVRAS OXÍTONAS

9. VAMOS RECORDAR OS ACENTOS GRÁFICOS?

ESCREVA UMA PALAVRA COM CADA UM DOS ACENTOS.

ATÉ A PRÓXIMA AULA!

Disponível em https://scratch.mit.edu/studios/25778248/Acesso dia 17 de abr. de 2021

QUER APRENDER MAIS? BAIXE AS ATIVIDADES COMPLETAS DESSA AULA. PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO CADERNO.