ATIVIDADE 8 – TEMA: LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS E DE PESSOAS NO ESPAÇO E MEDIDAS DE TEMPO – 1º ANO - 07/05/2021
PRONTOS PARA NOSSA AULA? ENTÃO VAMOS LÁ!!!
SE PREPAREM, NOSSA AULA HOJE SERÁ SOBRE LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS E DE PESSOAS NO ESPAÇO E SOBRE MEDIDAS DE TEMPO.
MUITA ATENÇÃO! TODAS AS ATIVIDADES DEVERÃO SER COPIADAS E RESPONDIDAS EM SEU CADERNO.
- O DIA PODE SER DIVIDIDO EM DIFERENTES PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.
MARQUE AS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM AS ILUSTRAÇÕES A SEGUIR:
(A) NO PERÍODO DA MANHÃ O MENINO
(B) NO PERÍODO DA TARDE O MENINO:
(C) NO PERÍODO DA NOITE O MENINO:
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/787567053574094223/. Acesso em: 05 de abr. de 2021.
2. VEJA A AGENDA A SEGUIR.
CONSTRUA SUA AGENDA PARA AS ATIVIDADES DA PRÓXIMA SEMANA.
3. VEJA O CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO.
MAS ALGUMA COISA ESTÁ FALTANDO NELE, NÃO ESTÁ? ISSO MESMO! OS NUMERAIS!
PROCURE UM CALENDÁRIO DO MÊS DE MAIO DE 2021 E COMPLETE O CALENDÁRIO ACIMA UTILIZANDO OS NUMERAIS.
AGORA RESPONDA:
A) QUANTOS DIAS TEM O MÊS DE MAIO?
B) EM QUE DIA DO MÊS DE MAIO DE 2021 COMEMORAMOS O DIA DAS MÃES?
C) QUAIS NÚMEROS DO MÊS DE MAIO DE 2021 ESTÃO NO DOMINGO?
D) QUANTOS FINAIS DE SEMANA (SÁBADOS E DOMINGOS) TERÁ O MÊS DE MAIO DE 2021?
4. AGORA PROCURE UM CALENDÁRIO DE TODO O ANO DE 2021. OBSERVE-O E RESPONDA.
A) O MÊS QUE VEM ANTES DO MÊS DE MAIO É?
B) O MÊS QUE VIRÁ DEPOIS DO MÊS DE MAIO É?
C) AS FÉRIAS ESCOLARES ACONTECEM NO MÊS DE?
D) O SEU ANIVERSÁRIO É NO MÊS DE?
5. OBSERVE A FIGURA A SEGUIR.
A PROFESSORA MILA PEDIU PARA AS CRIANÇAS ENTRAREM NA SALA DE AULA.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
(A) PEDRO ENTROU PRIMEIRO E LUCAS POR ÚLTIMO.
(B) LUCAS ENTROU PRIMEIRO E ANA POR ÚLTIMO.
(C) LUCAS ENTROU PRIMEIRO E PEDRO POR ÚLTIMO.
(D) LUÍSA ENTROU PRIMEIRO E ANA POR ÚLTIMO.
6. OBSERVE COM ATENÇÃO A FIGURA A SEGUIR.
RESPONDA O QUE SE PEDE.
A) ANA ESTÁ DE BLUSA VERDE. QUANTAS PESSOAS ESTÃO À DIREITA DE ANA?
B) QUANTAS PESSOAS ESTÃO À ESQUERDA DE ANA?
C) QUEM ESTÁ MAIS LONGE DE IGOR?
D) QUEM ESTÁ NA FRENTE DE JOÃO?
7. MARCELO ADORA ANIMAIS E ADOTOU ALGUNS GATINHOS E UM CACHORRO.
DE ACORDO COM A CENA RESPONDA:
A) QUANTOS GATINHOS MARCELO TEM?
B) QUAL ANIMAL ESTÁ MAIS PERTO DA CABEÇA DE MARCELO?
C) QUAL O ANIMAL ESTÁ AO LADO DE MARCELO?
D) QUANTOS GATINHOS ESTÃO EM CIMA DO SOFÁ?
8. OBSERVE AS UNIDADES DE MEDIDAS PADRONIZADAS, OU SEJA, QUE SEGUEM UM PADRÃO, A SEGUIR.
AGORA ESCREVA QUAL DESSES INSTRUMENTOS VOCÊ USARIA PARA MEDIR:
A) A SUA ALTURA.
B) A ALTURA DE UMA CAIXA DE SAPATOS.
C) O COMPRIMENTO DO SEU CADERNO.
9. AGORA VAMOS DESCOBRIR ALGUMAS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, OU SEJA, QUE NÃO SEGUEM UM PADRÃO.
ANTIGAMENTE O HOMEM USAVA O PRÓPRIO CORPO PARA OBTER UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO: A POLEGADA, O PÉ, O PASSO ETC.
OBSERVE AS FIGURAS A SEGUIR.
UTILIZE UMA UNIDADE DE MEDIDA NÃO PADRONIZADA (PALMO DA MÃO, POR EXEMPLO) E MEÇA A MESA DA COZINHA.
A) QUANTOS PALMOS DE COMPRIMENTO TEM A MESA DA COZINHA?
B) QUANTOS PALMOS DE LARGURA TEM A MESA DA COZINHA?
C) QUANTOS PALMOS DE ALTURA TEM A MESA?
D) QUANTOS PALMOS SEU CADERNO TEM DE COMPRIMENTO?
10. NUMERE A 2ª COLUNA DE ACORDO COM A 1ª, CONSIDERANDO OS ACONTECIMENTOS DO DIA A DIA.
TERMINAMOS AS ATIVIDADES. ATÉ A PRÓXIMA!
QUER APRENDER MAIS? BAIXE AS ATIVIDADES COMPLETAS DESSA AULA. PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO CADERNO.