ATIVIDADE 8 – TEMA: O PODER PÚBLICO E OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO; A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS/ AS TRANSFORMAÇÕES NO MEIO NATURAL 4ºANO - 07/05/2021

Está na hora da nossa aula!!!

Anote toda a atividade em seu caderno e responda com atenção e capricho!!

A importância do município para a administração do território

        Nós nascemos em um Estado ou Unidade Federativa, como Goiás, Mato Grosso, Minas gerais. E estamos localizados em uma região do país, como o Centro-oeste. E como município, podemos citar Goiânia, capital do Estado de Goiás. Os municípios representam a unidade político-administrativa mais próxima da população.

        Para que os serviços públicos de uma cidade funcionem são necessáriαs várias pessoas para exercer uma função específica. O Poder Εxecutivo da cidade de Goiânia é representado pelo Prefeito e seu gabinete de secretários e o Poder Legislativo é representado pela Câmara Municipal composta por 35 Vereadores eleitos para cargos de quatro anos.

1. Em qual município você mora?

2. Qual o nome do Prefeito e do vice-prefeito da sua cidade?

Cidades ou Municípios

         Município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.

         Cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana).

3. Quem são os responsáveis pelo governo nos municípios?

4. Quem escolhe o (a) prefeito (a) e os (as) vereadores (as) dos municípios?

5. Quem escolhe os (as) secretários (as) dos municípios? E o que eles fazem?

6. Leia com atenção.

        No Período Paleolítico, o homem vivia da coleta de frutas, raízes, ovos, mel, bem como da pesca e da caça de animais. Era uma época que o ser humano era nômade e estava sempre mudando de lugar em busca de alimentos, pois não sabia cultivá-los.

        No período Neolítico, o homem aprendeu a polir a pedra, produzindo materiais eficientes e bem-acabados. Devido à necessidade, já que a caça e a pesca estavam insuficientes, o homem descobriu a agricultura como uma nova forma de obter alimentos. Observando o ambiente, os seres humanos descobriram que as sementes que caíam no chão, após algum tempo, cresciam novamente e geravam novos alimentos. Eles perceberam que os locais próximos aos rios eram ricos em frutos e diversos vegetais. Além disso, vários animais procuravam os rios para beber água, facilitando o processo de caça.  A humanidade passou, então, a domesticar e criar animais, como porcos, cabras e ovelhas. O homem não tinha mais motivos para mudar sempre de lugar. Tornando-se sedentário, fixou-se num determinado território e deixou de ser nômade.

https://youtu.be/f3h64XclR-E

Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso.

A) (   ) Com o desenvolvimento da agricultura, os povos antigos deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários.

B) (   ) Os nômades plantavam e colhiam seu próprio alimento.

C) (   ) A agricultura e a pecuária estiveram presentes na vida dos povos mais antigos e fazem parte da vivência dos povos de hoje em dia.

D) (   ) Os sedentários descobriram que as sementes que caíam no chão, após algum tempo, cresciam novamente e geravam novos alimentos

7.  O que os povos nômades perceberam em relação aos locais mais próximos dos rios?

8. Faça uma pesquisa no dicionário e encontre o significado das palavras.

A) Nomadismo

B) Sedentarismo

9. Leia o texto.

A língua Romani. O Romani (também chamado de “Romanês”) é a língua da maioria dos ciganos do mundo, principalmente do Brasil. Há outras duas línguas ciganas chamadas “Calom” e “Sintó”. Há em torno de uns cinco milhões de ciganos no mundo. A grande maioria deles já não vive mais como nômades, mas prossegue com suas tradições culturais, entre elas o idioma. Os ciganos não possuem escrita. O Romani é usado apenas como meio de comunicação oral. Muitos ciganos não gostam de ensinar sua língua aos “gajôs” (termo que designa as pessoas não-ciganas). O Romani é um idioma raro. Sobre ele há pouco estudo. É um idioma que está se extinguindo em virtude da tendência de os ciganos abandonarem a vida nômade e adotarem a cultura dos “gajôs”.

A) Com base no texto, fale sobre a língua Romani.

B) Quais costumes do povo cigano são diferentes do povo não-cigano?

10. E os seus costumes, quais são os que você traz de herança dos seus familiares?

QUER APRENDER MAIS? BAIXE AS ATIVIDADES COMPLETAS DESSA AULA. PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO CADERNO.