ATIVIDADE 8 – TEMA: Textos de divulgação científica – 4º ANO - 05/05/2021

Textos de divulgação científica

Os textos de divulgação científica são aqueles que buscam compartilhar informações, pesquisas e conceitos científicos a um público leigo, ou seja, um público que desconhece ou pouco sabe sobre o assunto.

Sendo assim, esses textos se estruturam de modo a garantir a compreensão do leitor, utilizando exemplos, comparações e explicações sempre que necessário.

Na estrutura, é possível encontrar, além das informações verbais, elementos não verbais que potencializam e enriquecem o texto.  

Disponível em: https://image.freepik.com/vetores-gratis/crianca-lendo-um-livro-imaginando-coisas_59690-13.jpg. Acesso em: 19 de ab. de 2021.

Vamos ler um texto de divulgação científica?

      Cientistas descobrem que animais usam dialetos para se comunicar

Alguns animais utilizam “dialetos” para se comunicar, como as baleias, os golfinhos, as abelhas e as aves, afirmou a revista alemã de divulgação científica “P.M. Magazin” em sua edição de setembro.

Este é outro aspecto mais em comum entre a forma de comunicação humana e dos animais, descoberta recentemente pela comunidade científica. Os golfinhos inventam diferentes assobios para se comunicar, segundo cientistas.

Um exemplo dos diferentes dialetos ocorre com o estrelinha-de-poupa (Regulus regulus), um pássaro de pequeno porte caracterizado por ter uma mancha amarela na cabeça, e cujo piar difere no tom de seus congêneres da China.

No caso dos golfinhos, animais que teriam uma inteligência parecida com a dos homens, os cientistas comprovaram que inventam diferentes assobios para se comunicar.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, demonstrou que os golfinhos têm a capacidade de conversar sobre um terceiro animal que não está presente.

O corvo ou o tuim-da-colômbia (Forpus conspicillatus), por exemplo, usam nomes personalizados para se chamar entre si. Além dos acústicos, alguns animais também utilizam outros meios de comunicação.

É o caso das aranhas-macho, que usam a rede tecida por uma fêmea para perguntar se podem se aproximar dela, já que se, dependendo do ritmo como andam pelos fios, podem ser confundidos com uma presa.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-divulgacao-cientifica.htm. Acesso em 23 de abril de 2021.

Qual o assunto divulgado pelo texto que você acabou de ler?

Segundo os cientistas, como se comunicam os golfinhos?

O que é estrelinha -de -poupa? Escreva suas características.

O artigo de divulgação científica que você acabou de ler trouxe alguma informação nova para você? Cite um exemplo.

No trecho “Um exemplo dos diferentes dialetos ocorre com o estrelinha-de-poupa […]”, o termo em destaque tem sentido de

(A) hábitos

(B) linguagens

(C) costumes

(D) modelos

A linguagem utilizada no artigo de divulgação científica é

(A) informal com algumas gírias.

(B) regional com palavras usadas naquela região.

(C) formal, obedecendo a norma padrão da língua.

(D) informal, com informações que todos conhecem.

Segundo o texto, os golfinhos inventam diferentes assobios para

(A) distrair seus predadores.

(B) atrair as fêmeas.

(C) se comunicar.

(D) fugir dos pescadores.

Leia o texto de divulgação científica a seguir e responda as atividades.

O gênero textual que você acabou de ler é

(A) um texto instrucional.

(B) um texto de divulgação científica.

(C) um conto popular.

(D) uma lenda.

Onde é comum encontrarmos textos como esse?

Por que lemos este tipo de texto? Para que ele serve?

Qual o assunto tratado nesse texto?

Leia o texto abaixo de divulgação científica e responda.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Vamos deixar o corpo tirar aquela soneca, descansando um pouco daquela vida dura, e falar um pouco sobre o sono. Seja qual for seu gênero – dorminhoco ou sempre ligado – o recado é o mesmo. Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente.

A falta de sono – ou o sono mal dormido – faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão. Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola.

O sono é tão importante que a toda hora cientistas estão realizando testes para estudar seus mecanismos e efeitos. E às vezes uma pesquisa realizada do outro lado do mundo pode modificar totalmente sua rotina. […]

Disponível em: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/durma.htm. Acesso em: 19 de abr de 2021.

Sobre o que trata o texto?

Onde ele foi publicado?

De acordo com o texto, o que a falta de sono, ou o sono sem qualidade pode provocar?

POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva. Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.

Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.

O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

Disponível em (https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/). Acesso em: 19 de abr. de 2021.

Qual é o assunto do texto?

De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque

(A) a salivação é a primeira etapa da digestão dos alimentos.

(B) a visão do prato e seu cheiro desregulam o cérebro.

(C) é uma forma de apreciação do alimento saboroso.

(D) a imagem e o cheiro do alimento fazem o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.

Agora é sua vez!  Pesquise sobre o tema “Por que nós achamos comidas menos saudáveis mais gostosas?” e escreva um texto de divulgação científica.

Se quiser, poderá baixar a atividade e imprimi-la. Bons estudos!