ATIVIDADE 8 – TEMA: TEXTOS INSTRUCIONAIS – 5º ANO - 06/05/2021
O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo. Texto instrucional está muito presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos etc.
- Associe os significados:
Texto que acompanha os aparelhos eletrônicos – Acompanha os remédios
Texto que instrui alguém sobre alguma coisa – Explica o modo de preparo
a) Receita __________________________________________________________________
b) Texto Instrucional _________________________________________________________
c) Bula de remédios __________________________________________________________
d) Manual __________________________________________________________________
Leia os textos abaixo e responda:
Texto I
Relógio de Sol
Você vai precisar de:
– 1 vaso
– 1 lápis
– massa de modelar
– cartolina
– cola
Como fazer:
1. Passe o lápis pelo furo do vaso e prenda-o com a massa de modelar.
2. Risque um círculo na cartolina, maior que o fundo do vaso.
3. Recorte-a e faça um furo no centro.
4. Cole o círculo no pote, passando o lápis pelo.
5. Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca.
Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina. Atenção! Nunca mude o relógio de lugar ou posição.
2. Este texto serve para
(A) dar informações sobre relógio de Sol.
(B) ensinar a fazer um relógio de Sol.
(C) vender o relógio de Sol.
(D) ensinar a ler as horas.
Texto II
Receita de Pão de queijo
Ingredientes:
2 ½ xícaras de polvilho doce
½ xícara de polvilho azedo
1 xícara de leite
¾ xícara de óleo
1 xícara de queijo parmesão ou minas
3 ovos inteiros
1 colher de chá de sal
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;
Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;
Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.
3. Quais são as partes em que nossa receita está dividida. Marque a resposta correta.
(A) Início, meio e fim
(B) Título, ingredientes e modo de preparo
(C) Título, conteúdo e autor
(D) Ingredientes e conteúdo
4. Leia as frases abaixo e classifique-as de acordo com a legenda:
( ) O modo de preparo pode também ser chamado de modo de fazer.
( ) Os ingredientes devem ser escritos antes do modo de fazer.
( ) O título, os ingredientes e o modo de fazer, são algumas das características principais de uma receita.
( ) O título da receita se refere ao alimento que será preparado.
( ) O modo de fazer indica a ordem em que as ações devem ser realizadas.
( ) No modo de fazer, geralmente os verbos são empregados no imperativo.
5. Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.
6. Preste atenção nos ingredientes que foram utilizados para fazer o creme e na quantidade de cada um. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?
Texto III
Batata Quente
Regras do jogo
Material: Uma batata
Formação: Os participantes se sentam no chão formando um círculo.
Descrição da atividade: O jogador mais velho ou o adulto participante poderá controlar a música parando de vez em quando. Enquanto a canção estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão no ritmo da música. Ou seja, se a música for lenta, passe a batata devagar. Se for mais agitada, passe a bata mais rápido.
Assim que a música parar, aquele que estiver com a batata na mão, sairá da brincadeira. Se alguém tentar passar a batata depois que a música tiver parado, também é eliminado.
O jogo termina quando ficar apenas um jogador.
7. Esse texto tem uma função. Qual é essa função?
8. O que você mudaria nas regras do jogo Batata Quente?
9. Agora que já entendeu o que é um texto instrucional, escreva você mesma(o) as regras do jogo preferido ou a receita que de uma comida que você mais gosta.
Que tal falar com a sua família sobre o que você mais gosta de comer e depois prepararem algumas receitas juntos? Vocês podem preparar uma infinidade de coisas, alimentos doces ou salgados, como bolos, sucos, cremes, saladas de frutas, tortas e muito mais.
É só usar a imaginação e a criatividade!
Se desejar, poderá baixar essa atividade e imprimi-la!