ATIVIDADE 8 – TEMA: TEXTOS INSTRUCIONAIS – 5º ANO - 06/05/2021

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo.  Texto instrucional está muito presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos etc.

  1. Associe os significados:

Texto que acompanha os aparelhos eletrônicos – Acompanha os remédios

Texto que instrui alguém sobre alguma coisa – Explica o modo de preparo

a) Receita __________________________________________________________________

b) Texto Instrucional _________________________________________________________

c) Bula de remédios __________________________________________________________

d) Manual __________________________________________________________________

Leia os textos abaixo e responda:

Texto I

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/731060951983219278/. Acesso em: 19 de abr. de 2021.

Relógio de Sol
Você vai precisar de:      
– 1 vaso
– 1 lápis
– massa de modelar                        
– cartolina
– cola

Como fazer:

1. Passe o lápis pelo furo do vaso e prenda-o com a massa de modelar.

2. Risque um círculo na cartolina, maior que o fundo do vaso.

3. Recorte-a e faça um furo no centro.

4. Cole o círculo no pote, passando o lápis pelo.

5. Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca.

Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina. Atenção! Nunca mude o relógio de lugar ou posição.

2. Este texto serve para

(A) dar informações sobre relógio de Sol.

(B) ensinar a fazer um relógio de Sol.

(C) vender o relógio de Sol.

(D) ensinar a ler as horas.

Texto II

Receita de Pão de queijo

Ingredientes:

2 ½ xícaras de polvilho doce

½ xícara de polvilho azedo

1 xícara de leite

¾ xícara de óleo

1 xícara de queijo parmesão ou minas

3 ovos inteiros

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;

Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;

Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

3. Quais são as partes em que nossa receita está dividida. Marque a resposta correta.

(A) Início, meio e fim

(B) Título, ingredientes e modo de preparo

(C) Título, conteúdo e autor

(D) Ingredientes e conteúdo

4. Leia as frases abaixo e classifique-as de acordo com a legenda:

(   ) O modo de preparo pode também ser chamado de modo de fazer.

(   ) Os ingredientes devem ser escritos antes do modo de fazer.

(   ) O título, os ingredientes e o modo de fazer, são algumas das características principais de uma receita.

(   ) O título da receita se refere ao alimento que será preparado.

(   ) O modo de fazer indica a ordem em que as ações devem ser realizadas.

(   ) No modo de fazer, geralmente os verbos são empregados no imperativo.

5. Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.

6. Preste atenção nos ingredientes que foram utilizados para fazer o creme e na quantidade de cada um. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?

Texto III

Batata Quente

Regras do jogo

Material: Uma batata

Formação: Os participantes se sentam no chão formando um círculo.

Descrição da atividade: O jogador mais velho ou o adulto participante poderá controlar a música parando de vez em quando. Enquanto a canção estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão no ritmo da música. Ou seja, se a música for lenta, passe a batata devagar. Se for mais agitada, passe a bata mais rápido.

Assim que a música parar, aquele que estiver com a batata na mão, sairá da brincadeira. Se alguém tentar passar a batata depois que a música tiver parado, também é eliminado.

O jogo termina quando ficar apenas um jogador.

7. Esse texto tem uma função. Qual é essa função?

8. O que você mudaria nas regras do jogo Batata Quente?

9. Agora que já entendeu o que é um texto instrucional, escreva você mesma(o) as regras do jogo preferido ou a receita que de uma comida que você mais gosta.

Que tal falar com a sua família sobre o que você mais gosta de comer e depois prepararem algumas receitas juntos? Vocês podem preparar uma infinidade de coisas, alimentos doces ou salgados, como bolos, sucos, cremes, saladas de frutas, tortas e muito mais.

É só usar a imaginação e a criatividade!

Se desejar, poderá baixar essa atividade e imprimi-la!