AULA 01/2023 – Gênero Histórias em quadrinhos. Leitura de imagens em narrativas visuais: características e organização de histórias em quadrinhos; efeitos de sentido: recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos. Pontuação. - 26/01/2023
O que é História em Quadrinhos?
É o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Elas envolvem vários tipos de arte reconhecidos no mundo, o principal é o desenho. São muito apreciadas pelo público jovem por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.
De que é formada uma História em Quadrinhos?
Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual com o intuito de trazer o leitor para “dentro” da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções diferentes. Por exemplo, balões com linhas contínuas sugerem uma fala em tom normal; os balões com linhas tracejadas indicam que a personagem está sussurrando; os que apresentam contornos em forma de nuvens apontam pensamentos; já os balões com traços pontiagudos exibem gritos.
Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias, definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros. Também é bastante explorado o uso de letras de tipos diferentes e sinais de pontuação, sempre buscando a interação com o leitor.
Disponível em https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/ Acesso em 20.out.2020.
Tipos de balões.
Disponível em https://ecokidsecoteens.mpba.mp.br/entenda-os-diferentes-tipos-de-balao-nas-historias-em-quadrinho/ Acesso em 22.out.2020.
ATIVIDADES
Observe a tira a seguir e responda às questões propostas:
1.O que os personagens Cebolinha, Mônica e Magali estão fazendo?
2. O que representa os balões nos quadrinhos?
a) ( ) um pensamento; um sonho.
b) ( ) um sussurro.
c) ( ) uma ideia.
d) ( ) um grito.
3. Diferente do Cebolinha e da Mônica, Magali tem um jeito muito próprio de “contar
carneirinhos”. O que ela faz no sonho?
Observe a tira e responda as atividades a seguir:
4. Qual a intenção inicial do Cascão e do Cebolinha?
5. Como eles não conseguiram realizar o que pretendiam, qual foi a solução dada por eles?
a) ( ) ficar de cócoras.
b) ( ) ficar de cabeça para baixo.
c) ( ) colocar o peso pregado no teto.
d) ( ) diminuir a quantidade de peso.
6. O que o Cascão fez para ajudar o seu amigo no último quadrinho? Você faria o mesmo?
7. De acordo com a tirinha responda:
a) Os personagens da tirinha são
- ( ) Cascão e Cebolinha.
- ( ) Mônica e Cascão.
- ( ) Magali e Mônica.
b) Quem está pendurado no galho da árvore?
- ( ) Cascão.
- ( ) Cebolinha.
- ( ) Chico Bento.
c) Quem veio socorrer o Cascão?
- ( ) Chico Bento.
- ( ) Cebolinha.
- ( ) Mônica.
8) Observando a tirinha, podemos concluir que a palavra CABRUM representa
- ( ) vento.
- ( ) trovão.
9) Observe a atividade 7 e escreva o que aconteceu na tirinha, em forma de produção de texto. Capriche na letra e não esqueça de colocar um título.
10) Crie sua própria história preenchendo os balões abaixo!