AULA 01/2023 – Gênero Histórias em quadrinhos. Leitura de imagens em narrativas visuais: características e organização de histórias em quadrinhos; efeitos de sentido: recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos. Pontuação. - 26/01/2023

O que é História em Quadrinhos?

É o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Elas envolvem vários tipos de arte reconhecidos no mundo, o principal é o desenho. São muito apreciadas pelo público jovem por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.

http://Disponível em https://descomplica.com.br/artigo/onomatopeia-lista-completa-e-explicacao/6gq/ Acesso em 20.out.2020.

De que é formada uma História em Quadrinhos?

Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual com o intuito de trazer o leitor para “dentro” da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções diferentes. Por exemplo, balões com linhas contínuas sugerem uma fala em tom normal; os balões com linhas tracejadas indicam que a personagem está sussurrando; os que apresentam contornos em forma de nuvens apontam pensamentos; já os balões com traços pontiagudos exibem gritos.

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias, definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros. Também é bastante explorado o uso de letras de tipos diferentes e sinais de pontuação, sempre buscando a interação com o leitor.

Disponível em https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/ Acesso em 20.out.2020.

http://Disponível em https://www.amoadesivo.com.br/banners-pedagogicos/banner-sinais-de-pontuacao-ref-will992 Acesso em 20.out.2020.

   Tipos de balões.

Disponível em https://ecokidsecoteens.mpba.mp.br/entenda-os-diferentes-tipos-de-balao-nas-historias-em-quadrinho/ Acesso em 22.out.2020.

ATIVIDADES

Observe a tira a seguir e responda às questões propostas:

http://Disponível em https://diogoprofessor.blogspot.com/search/label/Hist%C3%B3ria%20em%20Quadrinhos Acesso em 19.out.2020.Adaptado.

1.O que os personagens Cebolinha, Mônica e Magali estão fazendo?

2. O que representa os balões nos quadrinhos?

a) (  ) um pensamento; um sonho.

b) (  ) um sussurro.

c) (  ) uma ideia.

d) (  ) um grito.

3. Diferente do Cebolinha e da Mônica, Magali tem um jeito muito próprio de “contar
carneirinhos”. O que ela faz no sonho?

Observe a tira e responda as atividades a seguir:

4. Qual a intenção inicial do Cascão e do Cebolinha? 

5. Como eles não conseguiram realizar o que pretendiam, qual foi a solução dada por eles? 

a) (  ) ficar de cócoras.

b) (  ) ficar de cabeça para baixo.

c) (  ) colocar o peso pregado no teto.

d) (  ) diminuir a quantidade de peso.

6. O que o Cascão fez para ajudar o seu amigo no último quadrinho? Você faria o mesmo?

7. De acordo com a tirinha responda:

http://Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/699113542131788742/. 04 de out de 2020.

a) Os personagens da tirinha são

  • (  ) Cascão e Cebolinha.
  • (   ) Mônica e Cascão.
  • (   ) Magali e Mônica.

b) Quem está pendurado no galho da árvore?

  • (   ) Cascão.
  • (   ) Cebolinha.
  • (   ) Chico Bento.

c) Quem veio socorrer o Cascão?

  • (   ) Chico Bento.
  • (   ) Cebolinha.                            
  • (   ) Mônica.

8) Observando a tirinha, podemos concluir que a palavra CABRUM representa

  • (   ) vento.
  • (   ) trovão.

9) Observe a atividade 7 e escreva o que aconteceu na tirinha, em forma de produção de texto. Capriche na letra e não esqueça de colocar um título.

10) Crie sua própria história preenchendo os balões abaixo!

http://Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/812125745280094298/. Acesso em: 04 de nov. de 2020.