AULA 02/2023 – Gênero Poemas. Apreciação estética/estilo de textos do campo artístico-literário poemas: entonação, ritmo, musicalidade em textos versificados. Papel dos pronomes na coesão do texto na sua produção no campo artístico literário. Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto. - 30/01/2023

POEMAS

Poeminha do Contra

Mario Quintana

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.

palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”. É inquestionável a importância da literatura grega, bem como sua influência nas composições literárias posteriores. 

Os componentes de um poema:

Verso é o nome que se dá a cada linha de um poema.

Estrofe é a reunião de todas essas linhas poéticas, isto é, o conjunto de todos os versos

Rima: Os versos de um poema podem apresentar uma semelhança de sons conhecida como rima.

ATIVIDADES

Disponível em: http://bomdiabrasil.over-blog.fr/article-26108540.html. Acesso em 30 de out.de 2020.

1. Qual é o título do texto?

a) (   ) Desce o morro todo dia.

b) (   ) Um é cinco, seis já é demais.

c) (   ) Um é cinco, três é dez!

d) (   ) Desce o morro.

2. Quantos versos tem o poema?

a) (   ) três versos.

b) (   ) dezesseis versos.

c) (   ) dezoito versos.

d) (   ) quatro versos.

3. Quantas estrofes têm o poema?

a) (   ) três estrofes.

b) (   ) dezesseis estrofes.

c) (   ) dezoito estrofes.

d) (   ) quatro estrofes.

4. O poema se refere ao trabalho de uma pessoa. Que trabalho é esse?

5. Por que ele trabalha com tantas coisas diferentes?

Disponível em: https://explicafacil.com/poema-um-e-cinco-tres-e-dez-gabarito-da-interpretacao-de-texto-2/. Acesso em 30 out 2020.

Leia com atenção.

Disponível em: https://anjoseguerreiros.blogs.sapo.pt/2009/06/12/. Acesso em 30 de out de 2020.

6. O texto acima se refere a

a) (   ) uma propaganda.

b) (   ) uma publicidade.

c) (   ) um álbum.

d) (   ) um convite.

7. Esse tipo de gênero serve para

a) (   ) divertir o leitor.

b) (   ) convidar alguém.

c) (   ) promover uma ideia.

d) (   ) emocionar o leitor.

8. Qual proximidade temos entre o poema lido e a imagem com o texto anterior?

 Disponível em: https://oincrivelze.com.br/wp-content/uploads/2015/09/5_ano_caderno_de_atividades_lingua_portuguesa_vol.i-1.pdf . Acesso em 30 de out de 2020. Adaptado.

Observe o poeminha da escritora goiana Cora Coralina, responda a seguir.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/93379392253456503/. Acesso em 02 de nov. de 2020.

Fechei os olhos e pedi um favor ao vento:

leve tudo que for desnecessário,

ando cansada de bagagens pesadas.

Daqui para frente, apenas o que

couber no bolso e no coração.

9. Qual pronome a autora não escreveu no poema?

a) (   ) ele

b) (   ) eu

c) (   ) ela

d) (   ) nós

10. Quais os verbos que esse pronome acompanha?