AULA 02/2023 – Gênero Poemas. Apreciação estética/estilo de textos do campo artístico-literário poemas: entonação, ritmo, musicalidade em textos versificados. Papel dos pronomes na coesão do texto na sua produção no campo artístico literário. Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto. - 30/01/2023
POEMAS
Poeminha do Contra
Mario Quintana
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.
A palavra poema deriva do verbo grego poein, que significa “fazer, criar, compor”. É inquestionável a importância da literatura grega, bem como sua influência nas composições literárias posteriores.
Os componentes de um poema:
Verso é o nome que se dá a cada linha de um poema.
Estrofe é a reunião de todas essas linhas poéticas, isto é, o conjunto de todos os versos.
Rima: Os versos de um poema podem apresentar uma semelhança de sons conhecida como rima.
ATIVIDADES
1. Qual é o título do texto?
a) ( ) Desce o morro todo dia.
b) ( ) Um é cinco, seis já é demais.
c) ( ) Um é cinco, três é dez!
d) ( ) Desce o morro.
2. Quantos versos tem o poema?
a) ( ) três versos.
b) ( ) dezesseis versos.
c) ( ) dezoito versos.
d) ( ) quatro versos.
3. Quantas estrofes têm o poema?
a) ( ) três estrofes.
b) ( ) dezesseis estrofes.
c) ( ) dezoito estrofes.
d) ( ) quatro estrofes.
4. O poema se refere ao trabalho de uma pessoa. Que trabalho é esse?
5. Por que ele trabalha com tantas coisas diferentes?
Disponível em: https://explicafacil.com/poema-um-e-cinco-tres-e-dez-gabarito-da-interpretacao-de-texto-2/. Acesso em 30 out 2020.
Leia com atenção.
6. O texto acima se refere a
a) ( ) uma propaganda.
b) ( ) uma publicidade.
c) ( ) um álbum.
d) ( ) um convite.
7. Esse tipo de gênero serve para
a) ( ) divertir o leitor.
b) ( ) convidar alguém.
c) ( ) promover uma ideia.
d) ( ) emocionar o leitor.
8. Qual proximidade temos entre o poema lido e a imagem com o texto anterior?
Disponível em: https://oincrivelze.com.br/wp-content/uploads/2015/09/5_ano_caderno_de_atividades_lingua_portuguesa_vol.i-1.pdf . Acesso em 30 de out de 2020. Adaptado.
Observe o poeminha da escritora goiana Cora Coralina, responda a seguir.
Fechei os olhos e pedi um favor ao vento:
leve tudo que for desnecessário,
ando cansada de bagagens pesadas.
Daqui para frente, apenas o que
couber no bolso e no coração.
9. Qual pronome a autora não escreveu no poema?
a) ( ) ele
b) ( ) eu
c) ( ) ela
d) ( ) nós
10. Quais os verbos que esse pronome acompanha?