AULA 02/2023 – Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência - 06/02/2023
Localização e movimentação
Interpretar e construir representações espaciais, localizar objetos e comunicar posições e deslocamentos são ações que fazem parte do cotidiano das pessoas em diversas situações. Noções como trajetória, direção e sentido são fundamentais na seleção de referências para se localizar ou para representar uma movimentação, além de favorecerem a interpretação de indicações em espaços de dimensões menores como a sala de aula e a própria casa, ou ainda, espaços de dimensões maiores como a cidade, por exemplo.
Trajetória, direção e sentido
A trajetória é o caminho percorrido em uma sucessão de pontos, desde um ponto de partida, até um ponto de chegada. Pontos fixos na trajetória são chamados de pontos de referência. A trajetória pode apresentar deslocamentos em linha reta e/ou em linha curva, como mostrado no percurso a seguir:
Disponível em: https://tinyurl.com/y5effdk6. Acesso em 23 de out. de 2020.
Toda trajetória em linha reta apresenta direção, que pode ser horizontal ou vertical. Na horizontal pode-se adotar um de dois sentidos possíveis: para a direita ou para a esquerda. O sentido orientado para a direita é também chamado de sentido leste ou sentido oriente, de onde também surge o termo “oriental”.
O sentido orientado para a esquerda é também chamado de sentido oeste, ou sentido ocidente, de onde também surge o termo “ocidental”. Na vertical, pode-se adotar um de dois sentidos possíveis: para cima ou para baixo. O sentido orientado para cima é também chamado de sentido norte. O sentido para baixo é também chamado de sentido sul.
Estes sentidos (leste, oeste, norte e sul) podem ser obtidos observando a trajetória solar. O sol sempre nasce à leste e se põe à oeste. Então, olhando para frente temos o sentido norte; com os braços esticados, o braço direito na direção que o sol nasce é leste; o braço esquerdo na direção que o sol se põe é oeste; nas costas temos o sul. Observe a figura a seguir:
Mapas, croquis, plantas e maquetes
Os mapas são muito úteis para descrever trajetórias e ajudar na localização de pessoas e objetos. Eles devem possuir título e legenda que facilitem a leitura e compreensão; apresentar pontos de referência fixos e representar a localidade com a maior fidelidade possível das informações.
Mapa de Goiás distribuído por micro e mesorregiões
Além dos mapas, podemos representar a localização e a movimentação de pessoas e objetos, a partir de plantas baixas, croquis e maquetes. O croqui é um esboço de um projeto de desenho. Veja a seguir, o esboço do Museu Masp feito pela arquiteta Lina Bo Bardi.
Croqui do Museu Masp
Disponível em: https://tinyurl.com/y39j3bhq. Acesso em 26 de out. de 2020.
A planta baixa já é um desenho técnico que mostra as paredes e cômodos de uma estrutura como se fossem vistos de cima. É feita usando uma escala, linhas de dimensão que são proporcionais à realidade, tipos de quartos e cômodos, bem como, pode apresentar itens para caracterizar os espaços desenhados.
Veja a seguir, um exemplo de planta baixa de uma casa.
Disponível em: https://tinyurl.com/yxslsz2n. Acesso em 26 de out. de 2020.
A maquete é uma ampliação do conceito de planta baixa. Ela é uma réplica, uma miniatura da obra real, usando escalas e proporções, mas em uma perspectiva que vai além do plano de um papel com um desenho, pois em geral as maquetes são feitas em três dimensões. Observe:
Disponível em: https://tinyurl.com/yygdgohy. Acesso em 26 de out. de 2020.
Indicamos a seguir, um applet para a interação com deslocamentos e movimentação e um vídeo que apresenta algumas representações de localizações, inclusive com malhas quadriculadas.
O tempo total desta videoaula é de 9 minutos. Bons estudos!!!
Interação: Deslocamento e movimentação
Link: https://tinyurl.com/y66g74sl
Vídeo: Localização e movimento
Link: https://tinyurl.com/y6g5dfej
ATIVIDADES
- Observe a representação de uma sala de aula a seguir.
Disponível em: https://tinyurl.com/yygdgohy. Acesso em 26 de out. de 2020.
a. Quem ocupa a posição central nesta representação?
b. Quem está mais próxima do professor? E a mais distante?
c. Quais estudantes que ocupam as carteiras ao norte, ao sul, à leste e à oeste da posição em que Sara está sentada, respectivamente?
d. Quais são os estudantes que estão à direita e à esquerda de João, respectivamente?
2. No quadro, a seguir, as linhas são identificadas por letras maiúsculas e as colunas por números.
Para localizar cada uma das imagens apresentadas no quadro, primeiro, identifique o número correspondente à sua coluna e, em seguida, a letra correspondente à sua linha.
Veja o exemplo a seguir:
Seguindo o exemplo, determine as coordenadas de cada uma das imagens a seguir.
3. Observe a representação na malha quadriculada a seguir.
Qual é o gatinho que ocupa a posição 4C?
4. Pinte as palavras ou expressões do quadro a seguir, que são usadas para indicar a localização de pessoas, lugares e objetos.
Observe a representação a seguir para responder as atividades 5, 6 e 7.
Disponível em: https://tinyurl.com/y2x96nrl. Acesso em 27 de out. de 2020. (Adaptada).
5. Quantas ruas são necessárias atravessar para ir da Escola à Biblioteca a pé e pelo caminho mais curto?
a. ( ) Duas c. ( ) Quatro
b. ( ) Três d. ( ) Cinco
6. A BIBLIOTECA está localizada
a. ( ) atrás do restaurante.
b. ( ) ao lado do cinema.
c. ( ) ao lado do supermercado.
d. ( ) em frente ao hotel.
7. Um ônibus parte da rua entre a BIBLIOTECA e o banco. No cruzamento, dobra à esquerda, segue em frente e dobra na próxima rua à direita. Segue em frente nesta via, até atravessar mais um cruzamento e faz uma parada no estabelecimento à esquerda.
Em qual estabelecimento este ônibus fez a parada?
a. ( ) Restaurante
b. ( ) Hotel
c. ( ) Shopping
d ( ) Teatro
8. Observe as orientações na imagem a seguir.
Disponível em: https://tinyurl.com/y5ehvsst. Acesso em 28 de out. de 2020.
Se o motorista deseja chegar no Jardim Botânico ele deve
a. ( ) ir para a direita. c. ( ) ir para a esquerda.
b. ( ) fazer um retorno. d. ( ) seguir em frente.
9. Observe o mapa a seguir.
Lúcia saiu da praça central e, orientando-se por esse mapa, caminhou 4 quadras na direção oeste e, depois, 2 quadras na direção norte, parando em um estabelecimento.
Qual é o estabelecimento que Lúcia visitou nessa parada?
a. ( ) Farmácia
b. ( ) Escola
c. ( ) Posto de Saúde
d. ( ) Posto de combustível.
Disponível em: https://tinyurl.com/y2v3eys9. Acesso em 29 de out. de 2020.
10. Observe o croqui a seguir.
Disponível em: https://tinyurl.com/y2v3eys9. Acesso em 29 de out. de 2020.
Após fazer o Retorno, um motorista que deseja chegar à Chácara deve
a. ( ) virar à direita, virar à esquerda, entrar na rua 3.
b. ( ) virar à esquerda, virar à direita, entrar na rua 3.
c. ( ) virar à direita, virar à esquerda, entrar na rua 4.
d. ( ) virar à esquerda, virar à esquerda, entrar na rua 4.
Utilize o mapa a seguir para responder as atividades 11 e 12.
Disponível em: https://tinyurl.com/y2v3eys9. Acesso em 29 de out. de 2020.
11. Letícia informou que mora numa rua entre as avenidas A e B e entre as ruas do hospital e da locadora, neste mapa. Letícia mora na
a. ( ) Rua 4.
b. ( ) Rua 5.
c. ( ) Rua 7.
d. ( ) Rua 9.
12. Com base nos nomes das ruas e avenidas do mapa, complete as lacunas a seguir.
O Shopping Center e o Banco estão separados pela Rua_____ . A Rua_____ está entre a Escola e a Igreja. Saindo do Banco pela Avenida____ e subindo pela Rua 8, passamos pela Locadora, atravessamos a Rua____ e chegamos na Avenida_______.