AULA 02/2023 – O poder público e os canais de participação social. - 16/05/2023

A importância do município para a administração do território

Nós nascemos em um Estado ou Unidade Federativa, como Goiás, Mato Grosso, Minas gerais. E estamos localizados em uma região do país, como o Centro-oeste. E como município, podemos citar Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Os municípios representam a unidade político-administrativa mais próxima da população.

Para que os serviços públicos de uma cidade funcionem são necessárias várias pessoas para exercer uma função específica. O Poder executivo da cidade de Goiânia é representado pelo Prefeito e seu gabinete de secretários e o Poder Legislativo é representado pela Câmara Municipal composta por 35 Vereadores eleitos para cargos de quatro anos.

1. Em qual município você mora?

2. Qual o nome do Prefeito e do vice-prefeito da sua cidade?

3. Quem são os responsáveis pelo governo nos municípios?

4. Quem escolhe o (a) prefeito (a) e os vereadores dos municípios?

5. Quem escolhe os secretários dos municípios? E o que eles fazem?

6. Leia com atenção.

No Período Paleolítico, o homem vivia da coleta de frutas, raízes, ovos, mel, bem como da pesca e da caça de animais. Era uma época que o ser humano era nômade, pois estava sempre mudando de lugar em busca de alimentos, pois não sabiam cultivá-las.

No período Neolítico, o homem aprendeu a polir a pedra, produzindo materiais eficientes e bem-acabados. Devido a necessidade, já que a caça e a pesca estavam insuficientes, o homem descobriu a agricultura como uma nova forma de obter alimentos. Observando o ambiente descobriram que as sementes que caíam no chão, após algum tempo, cresciam novamente e geravam novos alimentos. Eles perceberam que os locais próximos aos rios eram ricos em frutos e diversos vegetais. Além disso, vários animais procuravam os rios para beber água, facilitando o processo de caça.  Passou, então, a domesticar e criar animais, como porcos, cabras e ovelhas. O homem não tinha mais motivos para mudar sempre de lugar, tornando-se sedentário, fixou-se num determinado território e deixou de ser nômade.

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

A) (   ) Com o desenvolvimento da agricultura, os povos antigos deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários.

B) (   ) Os nômades plantavam e colhiam seu próprio alimento.

C) (   ) A agricultura e a pecuária estiveram presentes na vida dos povos mais antigos e fazem parte da vivência dos povos de hoje em dia.

D) (   ) Os sedentários descobriram que as sementes que caíam no chão, após algum tempo, cresciam novamente e geravam novos alimentos

7.  O que os povos nômades perceberam em relação aos locais mais próximos dos rios?

8. Faça uma pesquisa no dicionário e encontre o significado das palavras.

A) Nomadismo

B) Sedentarismo

9. Leia o texto.

A língua Romani

O Romani (também chamado de “Romanês”) é a língua da maioria dos ciganos do mundo, principalmente do Brasil. Há outras duas línguas ciganas chamadas “Calom” e “Sintó”. Há em torno de uns cinco milhões de ciganos no mundo. A grande maioria deles já não vive mais como nômades e também nem sequer, mas prossegue suas tradições culturais, entre elas o idioma tribal. Os ciganos não possuem escrita. O Romani é usado apenas como meio de comunicação oral. Muitos ciganos não gostam de ensinar sua língua tribal aos “gajôs” (termo que designa as pessoas não ciganas). O Romani é um idioma raro. Sobre ele há pouco estudo. É um idioma que está se extinguindo em virtude da tendência de os ciganos abandonarem a vida nômade e adotarem a cultura dos “gajôs”.

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2Skf2FmH2qgmJdwkAyd3DtYsVMYgFbmcgz6dcNQBVd4wgjkzEJSM5dzBvtK/geo3-03und05-contextualizacao-texto-a-lingua-romani.pdf. Acesso em: 16 de abr. de 2021.

a) Com base no texto, fale sobre a língua Romani.

b) Quais os costumes do povo cigano que são diferentes do povo não cigano?

10. E os seus costumes, quais são os que você traz de herança dos seus familiares?