AULA 02/2023 – Setores de atividades econômicas – Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas. - 17/05/2023

OS SETORES DA ECONOMIA

Os setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento de um país ou região.

Todas as atividades desenvolvidas pelo ser humano para aquisição de um produto, bens, e serviços destinados a atender às necessidades e desejos da sociedade são atividades econômicas.       A economia tem como base a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. As atividades econômicas realizadas pelas pessoas costumam ser divididas em setores:

1. Após a leitura do texto, responda:

A) O que são atividades econômicas?

B) O que são os setores da economia?

C) Quais são os setores da economia?

D) Escreva 3 (três) atividades do Setor Primário da economia.

 E) Cite uma atividade do Setor Secundário da economia.

F) Quais atividades são desenvolvidas no Setor Terciário da economia?

2. Observe as imagens, leia as informações e faça um (X) na alternativa correta.

(A) A imagem 2 representa o setor primário. 

(B) A imagens 1 representa o setor secundário.

(C) A imagem 3 indica o setor terciário.

(D) A imagem 2 representa o setor terciário.

3.  Escreva qual o setor da economia que representa a agropecuária e o extrativismo.

4. Encontre no caça-palavras nomes relacionados aos setores da economia:

5. Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as seguintes afirmativas.

(A) A agropecuária e o extrativismo pertencem ao setor terciário da economia.

(B) A indústria e a construção civil pertencem a setor primário.

(C) A agropecuária e o extrativismo pertencem ao setor informal.

(D) É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural é  a do setor primário.

(E) O setor terciário envolve atividades econômicas praticadas na sociedade referentes aos serviços, comércio, educação, turismo e lazer.

6. Leia o texto sobre cidadania e responda.

A) O que é cidadania?

B) O que é direito? Cite alguns exemplos.

C) O que é dever? Cite alguns exemplos.

7. Pesquise e responda o que é um cidadão?

8. Assim como os adultos, você acha que as crianças também têm seus direitos e deveres? Explique com suas palavras.

9. Observe a gravura da Turma da Mônica e responda.

A) Você acha que alguns dos direitos mostrados na imagem são mais importantes do que outros? Por quê?

B) Uma criança ou adolescente pode crescer ser feliz e saudável se algum desses direitos não for respeitado?

C) Você conhece alguma criança que teve o seu direito desrespeitado? Conte como foi.

D) As crianças também têm seus deveres? Quais são os seus deveres?