AULA 03/2023 – Tipos de energia e impactos socioambientais. - 16/05/2023

O Poder Público e suas funções

O prefeito, assim como o vereador de uma cidade, é eleito pelo povo por meio do voto direto. A partir daí, passam a fazerem parte do poder político da cidade. É direito de todo cidadão cobrar por seus direitos, e saber a funções que o prefeito e os vereadores estão obrigados a cumprir.

O prefeito é o chefe do poder Executivo. O vereador é membro da Câmara Municipal e integrante do poder Legislativo. O prefeito é quem administra a cidade, quem cobra os impostos e taxas que devem custear as obras e os serviços públicos essenciais para a vida nas cidades, como a limpeza e iluminação, o sistema de transporte urbano, as ambulâncias e serviços de saúde de atendimento (UPAs-Unidades de Pronto Atendimento), a educação infantil (creches, CMEIs) e outros cuidados com a cidade.

Os vereadores têm como função, representar os interesses da população perante o poder público, elaborar, aprovar ou extinguir leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo. O vereador é como um porta voz da população, é ele que cuida dos interesses e das necessidades do cidadão. Não há um limite de mandato consecutivos para um vereador. Ele pode permanecer no cargo pelo tempo indefinido desde que seja eleito pela população.

O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

Disponível em: https://www.materias.com.br/politica/quais-as-funcoes-de-prefeito-e-vereadores.html. Acesso em 30 de abr. de 2021.

Disponível em: https://www.politize.com.br/o-que-faz-um-prefeito/. Acesso em 30 de abr. de 2021

ATIVIDADES

1. Leia com atenção e responda V para verdadeiro e F para falso.

(   ) O prefeito é quem administra a cidade em que vive, cobra impostos e taxas.

(   ) O vereador governa o estado.

(   ) O prefeito cuida da limpeza e iluminação, transporte urbano, saúde e educação infantil.

(   ) O vereadorcuida dos interesses da população, elabora, aprova ou extinguir leis.

2. Escreva a seguir:

A) O nome do país em que vivemos.

B) O nome do nosso estado.

C) O nome da sua cidade.

D) Pinte de amarelo o Estado que você mora.

.

3. O nome do Prefeito da sua cidade.

4. O nome de dois vereadores da sua cidade.

5. Você considera a sua cidade um bom lugar para morar? Por quê?

Vamos observar as imagens a seguir

Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento. Com o tempo, foram desenvolvidas técnicas para cultivo de vegetais e frutos, além da adoção de procedimentos de confinamento e criação de animais. Com isso, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária, o que permitiu que os grupos humanos pudessem fixar-se em determinados locais, formando as primeiras civilizações.

Com o passar dos séculos, essas sociedades desenvolveram técnicas cada vez mais avançadas para garantir não só as necessidades de suas populações, mas também o seu poder e domínio sobre outras áreas. Dessa forma, tais técnicas tornaram-se realmente complexas, mas sem deixarem de lado a premissa mais básica desde o surgimento dos primeiros povoados: a necessidade de utilização e transformação da natureza.

Por esse motivo, dizemos que o espaço geográfico – o campo das atividades humanas – é sempre produzido e transformado pela sociedade. Assim, percebemos que existe um vínculo entre natureza e ação humana, ou seja, entre o espaço natural e o espaço geográfico. Como exemplo dessa ação, temos as matérias-primas extraídas do meio ambiente ou a remoção de matas e florestas para o cultivo de alimentos ou matérias-primas empregadas na produção de mercadorias. A extração de minérios também pode ser considerada um exemplo da forma como o ser humano transforma o ambiente em que vive.

Mas essa relação é sempre tranquila e harmoniosa? Não. Muitas vezes os seres humanos exploram além da conta a natureza, provocando profundas alterações sobre o meio natural. Quando áreas inteiras de florestas são devastadas ou quando rios são profundamente poluídos, observa-se o impacto da sociedade sobre a natureza.

Disponível em: Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/natureza-acao-humana.htm.Acesso em 02 de Jun de 2022.

6. Qual é o principal responsável pelas mudanças na paisagem?

(A) OS NOMÂDES.                                                   (C) O TEMPO.

(B) OS SERES HUMANOS.                                      (D) OS SÉCULOS.

7. A relação entre o ser humano e a natureza, é sempre tranquila e harmoniosa?

8. Comparando a imagem 1 com a 2 quais foram as principais mudanças que ocorreram?

9. Que tipo de poluição as indústrias instaladas nas grandes cidades podem gerar?

(A) POLUIÇÃO DA ÀGUA.                                             (C) POLUIÇÃO DO SOLO.

(B) POLUIÇÃO SONORA.                                               (D) POLUIÇÃO DO AR.

10. Qual a sua opinião sobre a forma com que o homem trata a natureza?