AULA 04/2023 – Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráficos de linha. - 16/02/2023
Leitura de gráficos e tabelas.
Ler e interpretar dados e informações representados graficamente vem tomando um lugar de destaque nos nossos estudos, particularmente na matemática. Isto porque a quantificação de diversidades de informação é cada vez mais necessária na sociedade atual, marcada pelo volume de dados velozmente disponibilizados graças à internet.
Representações gráficas podem ser consideradas como a arte de dados. Há várias boas razões para se usar representações gráficas em lugar de uma explicação textual. A principal talvez, é a de que uma figura substitui muitas palavras. Com isso otimiza-se o uso do espaço disponível, a leitura ganha velocidade, e torna-se mais atrativa.
Em toda pesquisa, ou seja, em toda coleta de dados é necessário a organização desses dados. Geralmente, o que utilizamos para organizar esses dados são as tabelas. Vejamos um exemplo:
Na Escola Estadual Damiana da Cunha, há um cartaz com a frase:
Em 2016, eram 734 estudantes matriculados; em 2017, 753; em 2018, 777; em 2019, 794 e em 2020, 819.
Se você acha que esses números não contribuem para mostrar com clareza o histórico da escola, nem para destacar o percurso crescente de matrículas, tem toda razão. Há uma maneira mais clara e eficiente de organizar esses dados: uma tabela. Vejamos:
Ano | Número de estudantes |
2016 | 734 |
2017 | 753 |
2018 | 777 |
2019 | 794 |
2020 | 819 |
Da mesma forma que existe uma maneira mais clara de organizar esses dados, existe formas mais eficientes de apresentar esses dados: o gráfico de linhas e o gráfico de colunas.
Vejamos:
Esse exemplo revela claramente que para cada informação que se quer comunicar há uma linguagem mais adequada. Existem outros tipos de gráficos, como por exemplo, o gráfico de barras e o gráfico de setores.
ATIVIDADES
- Uma loja realizou uma pesquisa interna para determinar quais aparelhos eletrônicos foram vendidos no mês de abril.
a) Complete o quadro com as informações representadas no gráfico:
b) Qual o aparelho eletrônico mais vendido?
c) Quantos aparelhos eletrônicos foram vendidos no mês de abril?
d) A quantidade de tablets vendidos é inferior à de computadores?
2. O gráfico de linhas a seguir, apresenta o faturamento de uma empresa nesse semestre.
a) Complete a tabela que apresenta o faturamento da empresa nesse semestre.
Mês | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho |
Valor (R$) |
b) Em que mês houve o menor faturamento?
c) Qual mês foi o melhor em faturamento para a empresa?
d) Qual a diferença, em vendas, entre os meses de abril e fevereiro?
e) Quanto faturou a empresa nesse semestre?
3. Num curso de inglês, a distribuição das idades dos alunos é dada pelo gráfico seguinte.
Com base nos dados do gráfico, determine:
a) o número total de alunos do curso.
b) o número de alunos com no mínimo 19 anos.
c) o número de alunos mais velhos.
d) o número de alunos mais novos.
4. (SARESP – 2005) A tabela mostra a distribuição dos alunos dos 3 turnos de uma escola, de acordo com o sexo.
É correto afirmar que
(A) todos os turnos têm o mesmo número de alunos.
(B) a escola tem um total de 360 alunos.
(C) o número de meninas é maior que o de meninos.
(D) o 3º turno tem 230 alunos.
5. (SARESP – 2005 – Adaptado) Uma pesquisa foi respondida por 200 pessoas, que indicaram o local que mais frequentam nos finais de semana. A distribuição das respostas está registrada na tabela seguinte:
Shopping | Clube | Restaurante | Praia | |
Número de respostas | 100 | 50 | 30 | 20 |
a) Quantas pessoas a mais preferem shopping a praia?
b) Quantas pessoas a menos preferem restaurante a clube?
6. Os meteorologistas observaram as temperaturas máximas e mínimas registradas em uma cidade, durante uma semana. Observe-as no gráfico.
a) Qual foi a temperatura mínima registrada naquela semana?
b) Em que dia da semana a temperatura mínima ocorreu?
c) Qual foi a temperatura máxima registrada?
d) Em que dia da semana a temperatura máxima ocorreu?
e) Qual foi a variação de temperatura que ocorreu no sábado?
7. Pesquisa realizada em quatro capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife) perguntou aos entrevistados o que eles fariam, caso ganhassem um aumento de salário equivalente a 10%. Cada entrevistado indicou uma só resposta.
a) Quantas pessoas foram entrevistadas?
b) Quantas pessoas a menos responderam que gastariam com laser do que com a reforma da casa?
c) Escolhendo-se ao acaso uma das pessoas entrevistadas, qual a chance de ela ter respondido que pagaria dívidas?
d) Qual a razão entre a quantidade de pessoas que comprariam roupas e a quantidade de pessoas que adquiririam produtos de higiene pessoal?
8. O gráfico a seguir representa o número de casos de certa doença, em um município, durante um ano.
Dados hipotéticos (Figura adaptada pelo autor)
Pela análise do gráfico, é correto afirmar que:
I) O número de casos foi máximo no mês de dezembro.
II) O número total de registros no 2º semestre é de 1 500 casos.
III) O número total de registros no 3º trimestre é de 1 700 casos.
IV) O número de casos foi mínimo no mês de fevereiro.
9. O gráfico mostra as despesas com água, energia elétrica e telefone de uma residência.
Dados hipotéticos (Figura adaptada pelo autor)
a) De que trata esse gráfico?
b) Qual foi o gasto com água no mês de abril? E com telefone?
c) Em qual desses meses se gastou mais com energia elétrica? Quantos reais?
d) Em qual desses meses ocorreu o menor gasto com esses três produtos?
e) O valor gasto, mensalmente, com telefone é sempre superior ao valor gasto com energia elétrica?
10. Veja na tabela a seguir, o resultado de uma pesquisa feita por Paulinho em sua turma, acerca do passeio preferido de cada um:
Analise a tabela e assinale as afirmativas corretas:
( ) Cinema foi o passeio menos votado.
( ) A diferença entre Zoo e Shopping é de 2 votos.
( ) Não há como saber quantos meninos e quantas meninas votaram.
( ) Zoológico foi o passeio mais votado.