AULA 05/2023 – Gênero História em quadrinhos. Leitura de imagens em narrativas visuais. Forma de composição do texto - 01/03/2023

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Ao falarmos sobre histórias em quadrinhos, lembramos daquelas fantásticas e divertidas trazidas pelos gibis, não é verdade?

Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo.

Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.

Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.

Elas possuem características específicas. Vamos conhecê-las?

  • O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
  • Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
  • Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
  • São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.

Imagem e texto disponíveis em https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm Acesso em 03 de mar. de 2022.

http://Disponível em https://i.pinimg.com.Acesso em 21 de fev.2022.

ATIVIDADES

Leia o texto a seguir

http://Disponível em: https://ensinarhoje.com.Acesso em 21 de fev.20222.

1. Esse texto é

(A) uma tirinha.

(B) um poema.

(C) um conto.

(D) uma receita.

2. Além do personagem Garfield qual outro aparece no texto?

(A) Uma amiga.

(B) Uma inimiga.

(C) Uma lombriga.

(D) Uma formiga.

3. No segundo quadrinho a palavra eu refere-se a qual personagem?

4. O sinal de pontuação que consta no primeiro quadrinho é utilizado para

(A) afirmar uma fala.

(B) finalizar uma frase.

(C) fazer uma pergunta.

(D) continuar uma frase.

5. O tipo de balão utilizado na tirinha serve para expor

(A)  uma ideia.

(B) um pensamento.

(C) uma fala.

(D) um cochicho.

6. Agora é com você!

Preencha os balões produzindo uma história. Não esqueça de colocar o título. Use sua criatividade!

Disponível em: www.bing.com.Acesso em 22 de fev.20222.

    Leia o texto a seguir

7. No trecho “Tenham muito cuidado com os humanos, eles querem nos fazer mal”.

A palavra em destaque se refere

(A) ao mosquito.

(B) à mãe do mosquito.

(C) aos humanos.

(D) aos filhos.

8. No trecho “– Ontem um deles passou a tarde inteira me aplaudindo.”

A palavra em destaque se refere

(A) ao mosquito.

(B) aos humanos.

(C) à mãe do mosquito.

(D) aos filhos.

9.  Qual a finalidade do texto?

(A)  Informar o leitor.

(B)  Vender um produto.

(C)  Ensinar uma receita.

(D)  Divertir o leitor.

10. No texto podemos observar que foram utilizados alguns tipos de pontuações.

 Com base no que você já aprendeu defina a função de cada uma.