AULA 06/2023 – Textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros - 16/05/2023

Disponível em https://player.slideplayer.com.br/17/5581885/data/images/img58.jpg Acesso dia 12 de mar. de 2021

BOLICHE

O objetivo é arremessar uma bola pesada, a fim de derrubar dez peças de madeira em forma de garrafa, chamadas de pinos. Quanto mais pinos forem derrubados, mais pontos o jogador acumula. Ganha quem tiver acumulado o maior número de pontos em uma partida.

  1. PINOS: são sempre dispostos em formação triangular no fundo de uma pista, feita de madeira ou material sintético.

2.     PISTAS: possuem 18,20 m de comprimento por 1,07 metro de largura e são separadas por valas, ou canaletas. As bolas lançadas são devolvidas aos jogadores por uma espécie de túnel, geralmente instalado abaixo das pistas e ao lado das canaletas. Antes da pista existe uma área chamada approach, que permite ao jogador aproximar-se para arremessar a bola.

3. BOLA: tem três furos, sendo o maior para o polegar e os menores para os dedos anular e médio. Durante muito tempo, foram feitas de madeira, mas atualmente, são fabricadas com materiais sintéticos, como poliuretano ou poliéster. Esses materiais aumentam o atrito da bola na pista, de modo que ela pode deslizar em curvas, em vez de apenas seguir em linha reta; isso permite aos jogadores mais experientes criarem jogadas “de efeito”. O tamanho da bola vai até 69 cm de diâmetro e o peso varia de 2 kg (para crianças) até 7,26 kg. A bola ideal para homens pesa de 6 kg a 7 kg, e para a mulher, de 4,54 kg a 6,35kg.

4. REGRAS: foram estabelecidas pela Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos, fundada em 1875. O jogo de boliche é composto de dez lances; em cada um deles, todo jogador tem direito a dois arremessos por vez, a menos que consiga derrubar todos os pinos na primeira jogada, conseguindo um strike. Nesse caso, ele não pode arremessar a segunda bola. Se o jogador derrubar todos os pins no primeiro arremesso ele faz um strike; mas se derrubar na segunda vez todos os pinos que restaram de pé da primeira jogada, ele faz um spare.

Nos jogos oficiais, uma disputa de boliche ocorre simultaneamente em duas pistas. Cinco jogadas, ou frames, são disputadas em uma pista e cinco em outra. Se o jogador fizer um strike no décimo lance, ganha duas bolas extras; se fizer um spare, ganha uma.

5. A PONTUAÇÃO NO BOLICHE: Atualmente, há muitos lugares com pontuação automática marcada por computador; quando não é o caso, cada jogador recebe uma folha para marcar seus pontos. Marca-se um strike com um “X”, e um spare com “/”.

 Disponível emhttps://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-boliche/ acesso em 12.mar.2021. (Adaptado).

                                                                Disponível em http://www. Bing//.com imagens de pinos de boliche png – Bing imagens.

ATIVIDADES

  1. Como são chamados os textos que ensinam a fazer algo?

2. Em quantas partes está dividido o texto BOLICHE? Quais são elas?

3. O texto sobre boliche trouxe alguma informação que você não conhecia? Escreva.

4. Existem palavras no texto que são de outro idioma.

Reescreva-as e com a ajuda do professor (a) procure o significado de cada uma em dicionário empreso ou digital.

Conheça agora as regras de uma brincadeira antiga passada de geração em geração, Passa Anel.

PASSA ANEL

As regras do jogo são simples. As crianças se alinham, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas e apontadas para frente, e um voluntário se habilita para passar o anel. Se ninguém tiver um anel, pode-se usar uma pedrinha, uma moeda ou um outro objeto pequeno. Em seguida, o passador escolhe quem será o adivinhador, que terá de dizer com quem está o anel no final da rodada.

O passador, então, posiciona-se diante das crianças enfileiradas, esconde o anel pressionado entre as palmas das mãos e começa a passar suas mãos unidas entre as mãos de cada um dos jogadores. Enquanto isso, o adivinhador só observa. O passador recita este verso cada vez que repete o movimento “Guarda este anel bem guardadinho”.

Sem que o adivinhador perceba, o passador deixa escorregar o anel nas mãos de alguém – e a pessoa que recebe também disfarça. Depois de finalizada a rodada, ele pergunta ao adivinhador: “com quem está o anel? Se ele acertar, será o próximo passador. Se errar, deverá pagar uma prenda escolhida por todos.

Não existe pontuação para definir vencedores ou perdedores. A diversão é ver alguém pagando as prendas e passar o tempo todo dando risadas. Inclusive, quando o passador finge que deixou o anel com alguém e pessoas que não receberam o anel dão a entender que estão com o objeto, a brincadeira fica bem mais engraçada.

5. Agora que você já sabe sobre textos instrucionais e sabe também sobre as regras da brincadeira Passa Anel, vamos brincar?

 Na brincadeira quem passou o anel foi o Fernando, você é capaz de descobrir com quem está o anel? Fique atento às dicas:

Disponivel em:http//www.bing.com.plaquinhas lembrete palavra dicas – Bing images.Acesso em 21 de mar.2022.
  • A criança que está com o anel está de tênis.
  • A blusa da criança que está com o anel não é toda estampada.
  • A calça da criança que está com o anel não é estampada.
  • A Clara deixou escapar que o anel não está com ela.
  • Nenhum dos meninos ficou com o anel
  • Quem está com o anel é ________________

Observe o texto instrucional de uma bula:

6. Pesquise no dicionário o significado das palavras:

a) SUPLEMENTO

b) INGREDIENTES

c) COMPOSIÇÃO

7. Qual a composição do suplemento?

8. Qual a sugestão de consumo do suplemento?

9. Porque é importante ler com atenção na bula “COMO DEVO USAR ESSE SUPLEMENTO”?