AULA 08/2023 – Textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros. - 16/05/2023

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo. 

Texto instrucional está muito presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos etc.

Disponível em: http://maisinformaticacursos.com/templates/maisold/site//fotos/images_(3).jpg. Acesso em 19 de abr. de 2021.

1. Associe os significados:

a) Receita __________________________________________________________________

b) Texto Instrucional _________________________________________________________

c) Bula de remédios __________________________________________________________

d) Manual __________________________________________________________________

Leia os textos abaixo e responda:


Você vai precisar de:     
– 1 vaso
– 1 lápis
– massa de modelar                        
– cartolina
– cola

Como fazer:

1. Passe o lápis pelo furo do vaso e prenda-o com a massa de modelar.

2. Risque um círculo na cartolina, maior que o fundo do vaso.

3. Recorte-a e faça um furo no centro.

4. Cole o círculo no pote, passando o lápis pelo.

5. Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca.

Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina. Atenção! Nunca mude o relógio de lugar ou posição.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/731060951983219278/. Acesso em: 19 de abr. de 2021.

2. Este texto serve para

(A) dar informações sobre relógio de Sol.

(B) ensinar a fazer um relógio de Sol.

(C) vender o relógio de Sol.

(D) ensinar a ler as horas

Receita de Pão de queijo

Ingredientes:

2 ½ xícaras de polvilho doce

½ xícara de polvilho azedo

1 xícara de leite

¾ xícara de óleo

1 xícara de queijo parmesão ou minas

3 ovos inteiros

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, menos o queijo;

Despeje tudo em uma vasilha e misture com o queijo já ralado;

Leve ao forno em forminhas de empada untada por 20 minutos.

3. Quais são as partes em que nossa receita está dividida?

(A) Início, meio e fim

(B) Título, ingredientes e modo de preparo

(C) Título, conteúdo e autor

(D) Ingredientes e conteúdo

4. Leia as frases abaixo e classifique-as de acordo com a legenda:

(   ) O modo de preparo pode também ser chamado de modo de fazer.

(   ) Os ingredientes devem ser escritos antes do modo de fazer.

(   ) O título, os ingredientes e o modo de fazer, são algumas das características principais de uma receita.

(   ) O título da receita se refere ao alimento que será preparado.

(   ) O modo de fazer indica a ordem em que as ações devem ser realizadas.

(   ) No modo de fazer, geralmente os verbos são empregados no imperativo.

5. Essa é uma receita que as crianças podem fazer sozinhas? Justifique sua resposta.

6. Preste atenção nos ingredientes que foram utilizados para fazer o creme e na quantidade de cada um. Para que os números são utilizados em uma receita? O que aconteceria se uma receita não apresentasse números?

Batata Quente

Regras do jogo

Material: Uma batata

Formação: Os participantes se sentam no chão formando um círculo. Descrição da atividade: O jogador mais velho ou o adulto participante poderá controlar a música parando de vez em quando.

Enquanto a canção estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão no ritmo da música. Ou seja, se a música for lenta, passe a batata devagar. Se for mais agitada, passe a bata mais rápido.

Assim que a música parar, aquele que estiver com a batata na mão, sairá da brincadeira. Se alguém tentar passar a batata depois que a música tiver parado, também é eliminado.

O jogo termina quando ficar apenas um jogador.

                                  Disponível em: https://www.criandocomapego.com/wp-content/uploads/2019/10/brincar-de-batata-quente.jpg.Acesso em: 19 de abr. de 2021.

7. Esse texto tem uma função. Qual é essa função?

8. O que você mudaria nas regras do jogo Batata Quente?

9. Agora que já entendeu o que é um texto instrucional, escreva você mesma(o) as regras do jogo preferido ou a receita que de uma comida que você mais gosta.

Que tal falar com a sua família sobre o que você mais gosta de comer e depois prepararem algumas receitas juntos? Vocês podem preparar uma infinidade de coisas, alimentos doces ou salgados, como bolos, sucos, cremes, saladas de frutas, tortas e muito mais.

É só usar a imaginação e a criatividade!