AULA 09/2023 – Texto científico. Composição dos textos - 15/05/2023

Texto de Divulgação Científica

O texto de Divulgação Científica trata de estudos mais aprofundados, frutos de pesquisas, experimentos etc. Assim, em termos de características linguísticas, essa modalidade de texto trabalha fazendo uso do padrão formal da linguagem, pois o objetivo é repassar conhecimentos. Não há, nos textos científicos, traços de pessoalidade, tal como o uso de primeira pessoa (eu) no discurso empregado nesse tipo de texto.

Outro aspecto que também se evidencia no gênero em questão é a presença de termos técnicos, típicos da linguagem científica. Como se trata de um texto de exposição de ideias, normalmente ele se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/texto-de-divulgacao-cientifica.htm Acesso em 17 de mai. de 2022. (Adaptado)

De acordo com a definição acima sobre o texto científico, responda a seguir.

1. O que é texto científico?

2. Para que serve o texto científico?

Vamos aprender mais um pouquinho sobre texto científico?

3. Você sabe que bicho é esse? Se souber, escreva o nome dele.

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/e/ee/Automeris_aurantiaca.png. Acesso em: 22 de abr. de 2021.

Para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experiências e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza e os animais. Existem vários lugares onde circulam os textos científicos.

Um exemplo é a revista Ciência Hoje para Crianças que está no site: http://chc.org.br/.

Disponível em: https://static.escolakids.uol.com.br/image/mariposa.jpg. Acesso em: 22 de abr. de 2021.

Qual a diferença entre borboletas e mariposas?

As borboletas e mariposas são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, classe insecta, ordem Lepdoptera. Algumas características são comuns a esses dois animais, como a presença de antenas, seis patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. 

Uma característica interessante é que as borboletas apresentam cores mais fortes e vibrantes que as mariposas. As mariposas possuem tons mais amarronzados, entretanto existem espécies que possuem cores fortes.

Outra característica interessante diz respeito ao hábito de vida. Borboletas possuem o hábito diurno, enquanto a maioria das mariposas é ativa durante a noite.

Além dessas diferenças, as borboletas e mariposas diferem-se no seu desenvolvimento. Ambas passam pela fase de pupa, mas só as mariposas fazem casulos com fios de seda que saem de sua boca.

As asas desses insetos também são um fator para a diferenciação. As borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas deixam as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/diferencas-entre-borboletas-e-mariposas.htm. Acesso em: 22 de abr. de 2021.

Uau! Quantas palavras estranhas, não é mesmo?

O vocabulário científico é uma das características desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas e dicionários para consulta.

4. Pesquise em enciclopédias ou dicionários os significados dessas palavras:

a) Filo dos artrópodes:

b) Classe Insecta:

c) Ordem Lepdoptera:

5. Qual a diferença que existe na coloração das borboletas e das mariposas?

6. Qual a diferença do hábito de vida da mariposa e borboleta?

7. Em que as borboletas e mariposas se diferem no seu desenvolvimento?

8. Quais são as características comuns entre borboletas e mariposas?

9. De onde esse texto foi tirado?

10. Faça uma pesquisa sobre um animal de sua curiosidade e escreva os resultados que você encontrar.

Nome do animal:

Principais características desse animal:

Quais características esse animal possui que te chamou mais atenção?