AULA 09/2023 – Tirinhas. Estratégias de leitura. - 16/05/2023

A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação passatempos. O nome “tirinha” remete ao formato do texto, que parece um “recorte” de jornal.

No Brasil, um dos pioneiros na criação e publicação de tiras foi Maurício de Sousa, que começou publicando a tira do cãozinho Bidu, no fim da década de 1950, no jornal Folha de São Paulo.

Geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.

Possui elementos básicos da narrativa: personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho.

Disponível em: http://cronicasdeprofessor.blogspot.com/2013/03/genero-textual-tirinha.html Acesso em 18 de mai. de 2022. (Adaptado)

Observe a tirinha a seguir:

  1. Mônica ficou aborrecida porque

(A) entendeu diferente o sentido da palavra pintar.

(B) implicou com o assobio do Cebolinha.

(C) pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.

(D) respondeu apressadamente à pergunta.

2. Os três quadrinhos mostram Cebolinha

(A) caminhando na direção da escola.

(B) indo para uma escola de pintura.

(C) vestindo-se como um pintor de quadros.

(D) voltando alegremente da aula de música.

3. O primeiro e o terceiro quadrinhos indicam que o personagem está

(A) assobiando uma melodia.

(B) pensando na nota da prova.

(C) atrasado para a aula de música.

(D) querendo ir embora depressa.

4. O ponto de interrogação em: “Mônica, posso te pintar?”  Indica que Cebolinha está

(A) concordando.

(B) perguntando.

(C) afirmando.

(D) obedecendo

5. O texto que você leu é uma

(A) fábula.

(B) receita.

(C)  notícia.

(D)  história em quadrinhos.

6. Este texto é uma história em quadrinhos porque

(A) emprega palavras pouco usadas e difíceis de entender.

(B) ensina a fazer uma pintura.

(C) combina imagens e palavras para contar uma história.

(D) repete muitas informações já conhecidas.

Leia a tirinha:

Disponível em: https://taubate.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/5ano-LINGUA-PORTUGUESA-ativ21-Identificar-informa%C2%BA%C3%81es-implicitas-.pdf. Acesso em: 23 de abr. de 2021.

7. O que você entendeu da tirinha acima?

8. Através da expressão facial do personagem Cascão, é possível identificar o que ele está sentindo. Qual é o sentimento do Cascão?

9. Analise as cenas abaixo, em seguida, crie um diálogo e escreva dentro dos balões.

10. Agora é a sua vez! Crie uma tirinha e represente-a por meio de desenho nos quadrinhos. O tema é: Amizade