AULA 1 – Matemática – 5º Ano – 2º CORTE - 18/05/2020
A nossa aula de hoje será sobre Frações.
Então vamos lá!
Frações
É um modo de representar as partes pelas quais um objeto foi dividido.
Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro.
Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações.
A palavra FRAÇÃO vem de uma palavra do latim que significa “quebrar”.
Uma fração é chamada de fração comum quando os números (ou termos) são escritos um sobre o outro, separados por uma barra ou linha.
Por exemplo:
Na figura a seguir, a fatia representa uma fração da pizza inteira:
Veja a seguir o que significam os dois números que aparecem nas frações:
IMPORTANTE
Qualquer número pode ser um numerador.
Qualquer número com exceção do zero pode ser um denominador.
Representando frações
TIPOS DE FRAÇÃO
FRAÇÕES APARENTES
Se a divisão dos dois números apresentados na fração resulta em um número natural, dizemos que a fração é aparente.
Note que em todos esses casos, o numerador é múltiplo do denominador.
FRAÇÕES PRÓPRIAS
Se a divisão dos dois números apresentados na fração resulta em um número entre 0 e 1, dizemos que a fração é própria.
Note que em todos esses casos, o numerador é menor do que o denominador.
FRAÇÕES IMPRÓPRIAS
Se a divisão dos dois números apresentados na fração resulta em um número maior que 1 e não natural, dizemos que a fração é imprópria.
Note que em todos esses casos, o numerador é maior do que o denominador.
A tabela a seguir mostra como se comportam essas frações graficamente.
NÚMEROS MISTOS
São números escritos com duas representações: um número natural (fração aparente) acompanhado de uma fração própria.
Veja a seguir uma situação envolvendo um número misto:
ATENÇÃO PARA ESSA RECEITA
Números mistos podem ser escritos na forma de uma fração imprópria.
Veja:
Representação de frações e decimais na reta numérica
Leitura de números decimais
Toda fração pode ser interpretada como a divisão do numerador pelo denominador.
O resultado dessa divisão é representado pelo que chamamos de número decimal.
O número natural, à esquerda da virgula deverá ser lido com o acréscimo da palavra “inteiro” ou ainda “inteiros”.
A cada ordem após a vírgula lemos décimos, centésimos, milésimos, décimos de milésimos e assim por diante. Se a quantidade de algarismos após a vírgula for finita, lemos o número (composto por todos os algarismos após a vírgula) acrescido da palavra que representa a última ordem decimal para a direita.
Veja:
Interpretação
* 1 antes da vírgula: um inteiro
* à 125 depois da vírgula, última ordem decimal para a direita é milésimos: cento e vinte e cinco milésimos.
Leitura:
Um inteiro e cento e vinte e cinco milésimos.
Observe que, se o número antes da vírgula for zero, lê-se apenas a parte decimal.
Veja:
Chegou a hora de revolver as atividades a seguir:
E colocar o cérebro para exercitar!
1. Observe o desenho a seguir e responda.
Em quantas partes, o círculo foi dividido?
Quantas são as partes brancas marcadas ?
Que fração indica a quantidade de partes brancas em relação ao total de partes?
Na fração, qual é o numerador? E o denominador?
Faça a representação gráfica de cada uma das frações a seguir, conforme o exemplo:
Complete o quadro a seguir com o que se pede:
Escreva como se lê cada fração a seguir:
É isso aí vamos continuar!
Olha que delícia!
Observe a receita de Cupcake, na imagem a seguir:
Copie no seu caderno as frações impróprias que correspondem às porções das xícaras de açúcar refinado, farinha de trigo e de leite.
A nossa aula já terminou!
Quer aprender mais? Acesse o link abaixo faça o download da atividade.
Você poderá imprimir ou copiar no seu caderno.