AULA 1 – MATEMÁTICA – REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS NA RETA NUMÉRICA – 3º ANO - 01/02/2021

Olá!!!

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Vamos começar a atividade de hoje.

https://es.vecteezy.com/arte-vectorial/369848-los-ninos-y-los-numeros-del-uno-al-cero

Números Naturais de até 4 ordens

Todo número natural é composto por um ou mais símbolos chamados de algarismos, a saber, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Quando um número natural possui 4 algarismos, em que o algarismo mais à esquerda não é zero, dizemos que esse número possui 4 ordens. Por exemplo, o número natural 1 256 possui 4 algarismos, e o algarismo mais à esquerda não é zero. Portanto, 1 256 possui 4 ordens.

Quando um número natural possui mais do que 3 ordens, ele passa a ser um número da classe dos milhares. Dessa forma, o número 1 256 pode ser escrito usando um ponto demarcando a passagem de classe entre as unidades simples e a classe dos milhares, como segue: 1.256 – um mil (classe dos milhares), duzentos e cinquenta e seis (classe das unidades simples).

 Veja como fica o quadro de valor de lugar para o número 1.256:

A seguir, veja como podemos decompor o número 1.256:

Representação de números naturais

A reta numérica é uma reta numerada que pode ser usada para medir distâncias, comparar quantidades e orientar localizações. Todos os números naturais podem ser localizados nessa reta, a partir da marcação do número 0 e de uma unidade de medida para a marcação dos próximos números naturais. A orientação é da esquerda para a direita, se a reta for horizontal; ou ainda, de baixo para cima, se a reta for vertical.

Disponível em: https://tinyurl.com/y6sb23nf .Acesso em 19 de out. de 2020. (Adaptada).

Um exemplo de reta numérica no nosso dia a dia é a régua. Ela é um instrumento usado para desenhar linhas retas ou para medir comprimentos. Repare que as réguas são partes de uma reta que recebeu alguns números naturais, geralmente os números que vão de 0 a 30. A unidade de medida usada nas réguas é o centímetro.

Disponível em: https://tinyurl.com/yxvlhm76. Acesso em 19 de out. de 2020.
 
 

Números cardinais e números ordinais

Todo número natural pode ser interpretado como uma quantidade obtida ao fim de uma contagem. Nesse contexto, o número natural é chamado de número cardinal.

Todo número natural pode ser interpretado conforme a posição que ocupa em uma ordenação. Nesse contexto, o número natural é chamado de número ordinal.

Exemplos de uso de números cardinais

    Já comprei duas pomadas e nenhuma resultou.

    Estão inscritos cem alunos na corrida.

    Minha irmã já vendeu quarenta rifas.

    Meus avós têm dezenove netos.

                 Exemplos de uso de números ordinais

    Esta é a segunda pomada que eu compro.

    Será que chegarei em centésimo lugar na corrida?

    Comprei a quadragésima rifa vendida pela minha irmã.

    Você acredita que eu sou o décimo nono neto dos meus avós?

         Adição e Subtração na reta numérica

A adição de duas parcelas na reta numérica pode ser interpretada da seguinte forma: a primeira parcela será a origem do deslocamento, e a segunda parcela indica quantas unidades devem ser deslocadas da origem para a direita. O total é o número natural que representa a posição final desse deslocamento. Veja como fica a adição das parcelas 5 e 12:

Disponível em: https://tinyurl.com/y2qcbkej. Acesso em 20 de out. de 2020.

A subtração na reta numérica pode ser interpretada da seguinte forma: o minuendo será a origem do deslocamento, e o subtraendo indica quantas unidades devem ser deslocadas da origem para a esquerda. A diferença é o número natural que representa a posição final desse deslocamento. Veja como fica a subtração em que o minuendo é 12 e o subtraendo é 5:

Disponível em: https://tinyurl.com/yy8jjsaj. Acesso em 20 de out. de 2020. (Adaptado)

Multiplicação na reta numérica

A multiplicação de dois fatores na reta numérica pode ser interpretada da seguinte forma: o primeiro fator será chamado de multiplicador e indicará a quantidade total de deslocamentos, que devem começar a partir de zero. O segundo fator indica o quanto deve ser adicionado em cada deslocamento. O produto é o número natural que representa a posição final depois de todos os deslocamentos. Veja como fica a multiplicação em que o fator multiplicador é 6 e o outro fator é 5:

Indicamos a seguir, alguns applets para você interagir com as retas numéricas. Siga as instruções e complete os desafios. Bons estudos!!!

Agora chegou a hora de realizar as atividades. Vamos lá!!!

https://milled.com/tag-livros/contagem-regressiva-8u7o7JwOOo772wum

1. Observe o quadro de números a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y5h6ytn7. Acesso em 21 de out. de 2020.

Reescreva estes números em ordem crescente:

2. Observe a reta numérica a seguir.

3. Leia atentamente o texto a seguir e complete as lacunas usando números ordinais:

Oito crianças disputaram uma corrida de 50 metros rasos. No começo da corrida, Pedro estava na última posição, mas conseguiu ultrapassar 3 crianças nos últimos 25 metros e terminou a corrida em ____________ lugar. Carlos conseguiu ultrapassar Yara que estava em segundo lugar, um pouco antes da linha de chegada, e terminou em ______________ lugar. Jéssica terminou a corrida na penúltima posição, ou seja, terminou em ____________ lugar.

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4. Observe a quantia representada pelas cédulas e complete as lacunas nas afirmações a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/y3o89gq2. Acesso em 21 de out. de 2020

A quantia representada é __________ reais.

Esse número possui ________ classes e ________ ordens.

Esse número possui __________ unidades ao todo.

Esse número possui __________ dezenas ao todo.

Esse número possui __________ centenas ao todo.

Esse número possui __________ unidades de milhar ao todo.

Continue realizando as atividades.

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5. Observe a imagem a seguir.

Disponível em: https://tinyurl.com/yxw3ywyb. Acesso em 21 de ago. de 2020.

Quais são os números naturais presentes nas etiquetas indicadas?______________________________________________________________________________________________________________________________

6. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas. Em seguida, reescreva as alternativas falsas, corrigindo as informações incorretas.

a) (   ) Ao compor 14 centenas e 25 dezenas, obtemos o número . ______________________________________________________________

b) (   ) O número  possui 4 classes e 2 ordens. ______________________________________________________________

c) (   )  = 4 x 1000 + 0 x 100 + 3 x 10 + 4 x 1. _____________________________________________________________

d) (   ) Ao compor 13 centenas e 98 unidades, obtemos o número . ____________________________________________________________

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7. Sabe-se que em 1 988 foi criado o estado do Tocantins, a partir de um desmembramento do estado de Goiás.

Nesse número, o algarismo 9 está na ordem das

A) (  ) unidades.

B) (  ) dezenas.

C) (  ) centenas.

D) (  ) unidades de milhar.

 8. Determine a ordem e o valor posicional do algarismo 7 nos seguintes números:

a) 27: ___________________________

b) 7 893: ________________________

c) 1 754: ________________________

d) 576: _________________________

Muita atenção e capricho na atividade!

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9. Observe a sequência de deslocamentos na reta numérica a seguir.

Essa sequência pode ser interpretada como

A) (  ) a multiplicação 4 x 12 = 48.

B) (  ) a adição 20 + 28 = 48.

C) (  ) a multiplicação 3 x 16 = 48.

D) (  ) a adição 12 + 36 = 48.

10. Observe o deslocamento na reta numérica a seguir.

Esse deslocamento pode ser interpretado como

a) (  ) 265 + 127 = 382.

b) (  ) 265 + 117 = 382.

c) (  ) 265 + 107 = 382.

d) (  ) 265 + 97 = 382.

Vamos lá! Quase terminando.

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11. Segundo publicação da revista Forbes, Silvio Santos é um dos homens mais ricos do Brasil, aparecendo no 179º lugar entre os bilionários em 2020.

A leitura desse número ordinal é

A) (  ) cento e setenta e nove.

B) (  ) cento e sessenta e nove.

C) (  ) centésimo sexagésimo nono.

D) (  ) centésimo septuagésimo nono.

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 12. Em uma pesquisa de opinião, foram entrevistados 2 450 eleitores de uma cidade, acerca dos candidatos à prefeitura e à câmara dos vereadores, nas próximas eleições.

A decomposição do número que expressa a quantidade de eleitores entrevistados é

A) (  ) 2 000 + 400 + 50.

B) (  ) 2 000 + 40 + 5.

C) (  ) 200 + 400 + 50.

D) (  ) 200 + 40 + 5.

Chegamos ao fim!!!

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Quer aprender mais? Baixe o arquivo completo da atividade, você poderá imprimir ou copiar no seu caderno.

https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Atividade-1-Tema-Representacao-de-numeros-naturais-na-reta-numerica-3o-Ano-para-Imprimir.pdf

Até a próxima atividade.


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