AULA – 12: MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS - 26/09/2023
AULA 12 |
Objeto de conhecimento: Problemas envolvendo multiplicação e divisão. |
Habilidade: (EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. (GO-EF03MA30-B) Calcular o resultado da divisão de números naturais, utilizando recursos pessoais ou convencionais e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. |
Multiplicação de números naturais
Cada buquê é formado por 3 rosas, quantas rosas terá 4 buquês?
Temos:
3 + 3 + 3 + 3 = 12 ou 3 x 4 = 12 “Lê-se: 3 vezes 4 é igual a 12”
Quantas patas tem 4 cachorros, sabendo que 1 cachorro possui 4 patas?
Temos:
4 + 4 + 4 + 4 = 16 ou 4 x 4 = 16 “Lê-se: 4 vezes 4 é igual a 16”
Cada estudante ganhou 4 picolés, quantos picolés ganharam 5 estudantes?
Temos:
4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 20 ou 4 x 5 = 20 “Lê-se: 4 vezes 5 é igual a 20”
Disponível em: http://distribuidoraatacadopicole.blogspot.com/2016/. Acesso em 28 de Jun. de 2021. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/matematica/operacao-da-multiplicacao.htm. (Modificado) Acesso em: 24 de jun. de 2021.
Configuração retangular
A multiplicação pode ser utilizada em outros contextos, como a configuração retangular.
Na figura a seguir, há 5 fileiras com 4 motocicletas iguais em cada uma.
Disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/ matematica/resolucao-de-problemas-de-disposicao- retangular/165. Acesso em 28 de Jun. de 2021.
Como calcular o total de motocicletas?
ATIVIDADES
- Veja, a seguir, a cartela com ovos que Letícia comprou.
Escreva duas adições com parcelas iguais e duas multiplicações com dois fatores que representem a quantidade total de ovos comprados por Letícia.
2. Observe o mapa da sala de aula de Marcelo.
a) Quantas carteiras de estudantes existem na sala de aula de Marcelo?
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b) Na sala de aula de Marcelo há dois armários. Em cada armário há quatro gavetas e, em cada gaveta há 10 fichários. Quantos fichários há nesta sala?
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3. Juliana possui em sua chácara um viveiro contendo 10 coelhos. Sabendo que cada coelho possui 4 patas, qual o total de patas desses coelhos?
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4. Observe as informações a seguir.
dobro significa 2 vezes | triplo significa 3 vezes | quádruplo significa 4 vezes |
quíntuplo significa 5 vezes | sêxtuplo significa 6 vezes |
Agora, complete as afirmações.
5. Observe a situação a seguir.
“Dona Ana tem uma barraca de doces. Ela distribuiu 12 cocadas igualmente em 3 saquinhos. Quantas cocadas ela colocou em cada saquinho?”
Veja como Cauã, Rita, Luís e Ana Rosa resolveram essa situação:
Disponível em: http://institutochapada.org.br/wp-content/uploads/2020/02/3o-ano-PROFESSOR-baixa-resolucao.pdf. (Modificado). Acesso em 23 de jun. de 2021.
Escolha uma dessas estratégias apresentadas para resolver os problemas a seguir.
a) Dona Rita tem 24 cocadas para vender. Ela colocou 4 cocadas em cada saquinho. Quantos saquinhos, Dona Rita, utilizou?
Escolha uma dessas estratégias apresentadas para resolver os problemas a seguir.
a) Dona Rita tem 24 cocadas para vender. Ela colocou 4 cocadas em cada saquinho. Quantos saquinhos, Dona Rita, utilizou?
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b) No final do dia, Dona Rita levou 11 doces de leite que sobraram para dar a seus dois netos. Deu a mesma quantidade a cada um. Quantos doces de leite cada neto recebeu?
6. Uma turma de 30 estudantes foi ao zoológico. A professora dividiu a turma em grupos com 5 estudantes, em cada um. Quantos grupos foram formados?
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7. Observe as máscaras a seguir.
Essas máscaras foram distribuídas, igualmente, para 3 estudantes. Quantas máscaras cada estudante recebeu?
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8. Observe a imagem a seguir.
Responda:
a) Quantas crianças há nesta imagem?
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b) Qual o total de brigadeiros há nas três bandejas?
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c) Distribuindo os brigadeiros em quantidades iguais entre as crianças, quantos brigadeiros cada uma receberá? Após a divisão sobrará brigadeiro?
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9. Marque V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas: