AULA – 13: RELAÇÃO DE IGUALDADE - 26/09/2023

AULA 13
Objeto de conhecimento: Relação de igualdade em sentenças de adição e subtração. Comparação e classificação de figuras planas.
Habilidades: (EF03MA11-A) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 2 + 3 = 5 e 5 = 2 + 3, equivalência na igualdade, ou 20 – 10 = 30 –20, são subtrações diferentes com resultados iguais. (EF03MA11-B) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. Exemplo: 18 – 9 = 19 – 10 = 9. (EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações se explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo. (EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas.

Exemplo 2. Brenda e Otávio tinham uma certa quantidade de doces. Após Brenda comer 75 e Otávio comer 60 eles ficaram com a mesma quantidade de doces. Observe a quantidade que cada um deles tinha e descubra quantos doces Otávio possuía.

Fonte: encurtador.com.br/fpOY8 Acesso em 15/08/2022. Adaptado

Resolvendo o exemplo 2. Primeiramente vamos encontrar a quantidade de doces que sobraram após Brenda comer os 75.

150 – 75 = 75.

sendo assim restaram 75 doces.

Agora conseguimos encontrar a quantidade que Otávio possuía:

6. Observe as bandeiras abaixo e circule de AZUL as bandeiras que possuem losangos e de VERMELHO as bandeiras que possuem triângulos.

7. As escolas Hortência e Girassol possuem o mesmo número de alunos. Hortência tem 300 alunos que estudam no período matutino. A escola Girassol tem 350 alunos que estudam no matutino e 150 alunos no período vespertino.

Qual é o número de alunos da escola Hortência que estudam no período vespertino?

8. Ana Clara tinha no banco até o mês de maio o valor R$ 280,00. Em junho Ana Clara não olhou nada do banco, mas fez algumas aplicações. Em julho ao consultar seu saldo, descobriu que o valor aumentou para R$ 568,00. Crie uma expressão que explique essa situação problema e depois encontre o valor do rendimento de Ana Clara no mês em que ele não olhou no banco.

9. Joel emprestou 735 reais, emprestou um pouco para seu primo pagar uma conta, e ficou com 250 reais. O primo de Joel pagou a conta e ficou com 15 reais. Qual o valor da conta que foi paga?