AULA 2 – LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO – REVISÃO - 18/08/2020

Olá!!!! Estamos de volta para mais uma atividade de revisão.

Poema

Apontem o lápis. Prepare o caderno e comece as atividades!!!

https://m.gifmania.pt/Gifs-Animados-Objetos/Imagens-Animadas-Artigos-De-Escritorio/Gif-Animados-Office-Stationery/Apara-Lapis/Apara-Lapis-81394.php

Leia os textos I e II e responda às questões a seguir:

TEXTO I

TEXTO II

1- Qual o assunto tratado nos dois textos? O que eles têm em comum?____________________________________________________________________________________________________

https://tenor.com/search/owlette-gifs

2- A oração que dá ideia de opinião é:

a) (  ) “A ciência moderna é cheia de inventos…”

b) (  ) “Quanto sacrifício o tal inventor não fez!”

c) (  ) “Fico imaginando o trabalhão que não deu”.

d) (  ) “Gênio é gênio”.

3- No trecho: “Quem descobriu o cachorro-quente?” A pontuação inserida no final da frase indica?__________________________________________________________________________________

4- Neste trecho: “… depois de tanto coice, mordida, unhada, ferroada, bicada e dentada…” entre cada palavra o uso de vírgulas indica:

a) (  ) algo que o autor não goste, uma desaprovação.

b) (  )uma dúvida

c) (  )ações praticadas pelo animal.

d) (  )uma surpresa.

5- Leia o trecho retirado do texto I.

Para melhorar a explicação, neste trecho podemos usar os dois-pontos(:). Refaça o trecho, empregando os dois-pontos (:): _______________________________________________________________________________________

6- Qual das invenções citadas nos dois textos você gostaria de conhecer melhor? Produza um texto argumentando os motivos da sua escolha._____________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade concluída.

Até breve!!!

Deixe um comentário