Portal NetEscola

AULA 2 – Matemática – 3º Ano – 2º CORTE - 27/05/2020

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Está na hora de começar mais uma aula.

Então vamos lá!!!

Geometria Espacial

Observe os objetos nas figuras a seguir:

Cada objeto representado nessas figuras, está associado uma figura geométrica espacial. Veja o quadro a seguir com os nomes das figuras espaciais.

Vamos associar esses nomes às figuras correspondentes seguir?

Essas figuras geométricas possuem características que nos permite dividi-las em dois grupos:

POLIEDROS E CORPOS REDONDOS

Os poliedros são aquelas figuras que possuem apenas faces planas.

Os corpos redondos podem possuir faces planas, mas também possuem faces arredondadas.

Poliedros:

Corpos redondos:

Os poliedros se dividem em dois grandes grupos:

OS PRISMAS E AS PIRÂMIDES

PRISMAS: possuem duas bases iguais (teto e chão) e faces laterais quadrangulares (paredes).

Observação:

O CUBO E O PARALELEPÍPEDO SÃO PRISMAS

PIRÂMIDES: Possuem apenas uma base e faces laterais triangulares.

Ainda em relação aos poliedros, devemos conhecer os três elementos que formam um poliedro: face (região plana), aresta (encontro das faces) e vértice (encontro das arestas).

É muito importante reconhecer esses elementos, assim como a quantidade de cada um.

Exemplo:

Os corpos redondos mais importantes são três: cilindro, esfera e cone.

Chegou a hora de realizar as atividades.

1. Marta trabalha numa fábrica de caixas. Observe o formato das caixas que Marta fabricou. 

As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas?

(A) Tipo I e II

(B) Tipo I e III

(C) Tipo II e III

(D) Tipo II e IV

2. Observe o bumbo que Beto gosta de tocar.

Qual é a forma do bumbo?___________________________________

3. O sólido do desenho abaixo é composto de:

(A) um cone e um prisma

(B) um cilindro e uma pirâmide

(C) um cilindro e um cone

(D) dois cones

4. Observe que a pirâmide a seguir, tem todas as faces triangulares. Qual o número de faces, de vértices e de arestas desta pirâmide?

5. Observe o prisma a seguir. Qual o número de faces, de vértices e de arestas desta pirâmide?

6. Qual é o sólido geométrico que podemos formar com as seguintes regiões planas?

Só mais um pouquinho. Estamos na última atividade!

7. Escreve a nome da figura geométrica relacionada a cada objeto a seguir:

E aí? Entendeu direitinho sobre as figuras geométricas?

Chegamos ao fim de mais uma aula.

Vamos nos prevenir!

Fique em casa!

Últimos Comentários

Deixe uma resposta para Lígia da Cunha Moreira Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *