AULA 3 – LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ANO – REVISÃO - 30/08/2020
Hoje vamos fazer mais uma revisão de atividades de Língua Portuguesa sobre:
Regras de jogo.
Então vamos lá resolver as atividades!!!
Leia o texto e responda às questões a seguir:
Jogo de Xadrez
O jogo de Xadrez tem dois participantes(oponentes), que usam um tabuleiro para jogar.
As Peças do tabuleiro
Cada oponente dispõe de 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, o Rei e a Dama (ou Rainha).
Rei
O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro. Tem que haver pelo menos uma casa de distância entre os dois reis.
O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está sendo atacado, ele fica em xeque, e é forçado a sair da situação do xeque.
Existe 3 alternativas dele sair do xeque.
DAMA
A Dama pode fazer o mesmo movimento do Rei, com apenas uma diferença. Pode se mover em todas as direções, quantas casas quiser. Podemos dizer, também, que ela faz o movimento da Torre e do Bispo junto, ou seja, movimenta-se nas horizontais, verticais (movimentos das torres) e nas diagonais (movimento dos bispos).
Torres
As Torres movimentam-se nas verticais e horizontais
Bispos
Os Bispos movimentam-se pelas diagonais. Os bispos da casa branca, pelas diagonais da casa branca, e os bispos da casa preta, pelas diagonais da casa preta.
Cavalos
Os Cavalos movimentam-se uma casa numa direção e outra casa na diagonal, em forma de L. Ou duas casas para um lado e uma pro outro, como podem preferir.É a única peça que pode pular outra peça. Seu xeque não pode ser coberto.As únicas maneiras de se sair do xeque do cavalo é capturando-o ou movendo o Rei.
Peões
Os Peões movem-se uma casa para frente, e capturam movendo-se uma casa na diagonal. Na jogada inicial de cada peão ele pode mover-se uma ou duas casas.
- Quando um peão esta na quinta casa e o peão adversário avança duas casas, o peão da quinta casa pode captura-lo, passando para a casa vazia (casa de passagem) do segundo peão, movendo-se uma casa na diagonal. Esse movimento só pode ser executado no lance seguinte ao movimento.
- : Quando um peão alcança a oitava casa, ele é promovido por qualquer outra peça de maior valor (Dama, Cavalo, Bispo ou Torre), exceto o Rei. É possível ter mais de uma Dama.
- – O Rei move-se duas casas em direção à Torre do lado da Dama, e a Torre se junta ao Rei.
- O Rei move-se duas casas em direção à Torre do seu lado, e a Torre junta-se ao Rei.
Xeque
Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque. Movendo-se, capturando a peça que está atacando, ou interceptando o ataque, colocando uma peça na frente.
Xeque-Mate
Quando o Rei está impossibilitado de sair do Xeque, então está em Xeque-Mate. E então a partida está encerrada, com a vitória do jogador adversário.
Empate
Existem algumas situações em que nenhum dos oponentes vence, e a partida fica empatada.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/concursos/regras-do-xadrez.Acesso em 14.jul. 2020.Adaptado
1. Qual estilo do gênero instrucional do texto lido?
a) ( ) bula de remédio.
b) ( ) regra de jogo.
c) ( ) receita.
d) ( ) agenda de trabalho.
2. Qual o nome do jogo?
a) ( ) Xeque-mate
b) ( ) Dama
c) ( ) Xadrez
d) ( ) Rei
3.Existe um rígido número de participantes para este jogo, que é;
a) ( ) 4(quatro) pessoas.
b) ( ) 6(seis)pessoas.
c) ( ) 8(oito)pessoas.
d) ( ) 2(dois)pessoas.
4. Está estipulado nesta regra uma idade mínima para o participante. Com isso, o que você pensa deste jogo? É interessante saber jogá-lo?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. As instruções estão claras? Dê um exemplo do que pode ser feito e o que não pode ser feito durante a partida do jogo. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Escreva detalhadamente as regras de seu jogo ou brincadeira preferida. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Até a próxima atividade!
Agora sei tudo direitinho