AULA 3 – Matemática – 5º Ano - 23/04/2020
Olá galerinha!
Se preparem, a nossa ula já vai começar!
vamos aprender mais sobre Medidas de áreas e perímetros.
Assista ao vídeo a seguir:
Gostaram do vídeo?
Está na hora de colocar em prática o que acabamos de aprender
Sabendo que o lado de cada quadradinho da malha quadriculada abaixo mede 1 cm, indique o perímetro (medida do contorno) de cada retângulo e a área (medida da superfície) de cada região retangular apresentada na malha a seguir.
Para o cálculo do perímetro das regiões retangulares, basta somar as medidas de todos os 4 lados.
Perímetro do retângulo =
Para o cálculo da área da superfície dessas regiões retangulares, basta contar a quantidade de unidades quadradas que estão contidas em seu interior. Essa contagem pode ser realizada usando-se a operação de multiplicação entre as dimensões “base” e “altura”, assim:
DESAFIO Nº 1
De acordo com a figura da malha quadriculada, registre no quadro a seguir todas as medidas encontradas:
DESAFIO Nº 2
Foi pedido ao artista que fizesse uma pintura, na malha quadriculada a seguir, com as seguintes especificações:
25% da área de azul;
25% da área de verde;
10% da área de rosa
10% da área de amarelo
Ele escolheu pintar regiões retangulares, fez os cálculos e pintou a quantidade de quadradinhos seguindo as especificações de porcentagens e cores.
Observe na figura a seguir, como ficou a obra do artista:
AGORA RESPONDA:
a) A área total da região retangular acima é __________ cm2. O artista pintou ao todo, ______cm2 e deixou em branco ________ cm2.
b) Em relação à região retangular, podemos dizer que: ______cm2 correspondem a 100 % da área total da região retangular.
Assim, o artista pintou ao todo, ______ % dessa área total e deixou em branco ____%.
c) Ao considerar a soma das áreas amarela, rosa e verde temos _________ cm², ou seja, __________% da área total da região retangular.
DESAFIO Nº
Observe a figura a seguir.
Qual é medida da área desta figura em cm² ?
Conseguiu cumprir com todos os desafios?
Registre as suas respostas no caderno
Ao fazer o seu registro não se esqueça de fazer o cabeçalho e escrever o tema da nossa aula:
Medidas de áreas e perímetros
Querem aprender mais? Baixe o aquivo completo da atividade, você poderá imprimir ou copiar no seu caderno.
A nossa aula já está terminando
Mas logo, logo estaremos de volta!
Enquanto isso…já sabem…
Ate a próxima aula!
O conteúdo ministrado por vocês não compreende a realidade dos alunos da escola pública, o mesmo está muito acima do que estes alunos aprendem, em sala de aula. Bom seria que em sala esta fosse a realidade, mas infelismente não é, então fica impossível para muitos alunos que não tem ninguém para lhes ajudar com a minstração destes contúdos em casa.É preciso primeiro reformular o ensino precencial para depois aplicar este tipo de atividade a distância.
Oi Wanessa muito obrigada pela sua observação. Com certeza sua participação nos ajudará muito a ajustar ao máximo as atividades propostas.