AULA 3 – Matemática – 5º Ano - 23/04/2020

Olá galerinha!

Se preparem, a nossa ula já vai começar!

vamos aprender mais sobre Medidas de áreas e perímetros.

Assista ao vídeo a seguir:

Gostaram do vídeo?

Está na hora de colocar em prática o que acabamos de aprender

Sabendo que o lado de cada quadradinho da malha quadriculada abaixo mede 1 cm, indique o perímetro (medida do contorno) de cada retângulo e a área (medida da superfície) de cada região retangular apresentada na malha a seguir.

Para o cálculo do perímetro das regiões retangulares, basta somar as medidas de todos os 4 lados.

Perímetro do retângulo =

Para o cálculo da área da superfície dessas regiões retangulares, basta contar a quantidade de unidades quadradas que estão contidas em seu interior. Essa contagem pode ser realizada usando-se a operação de multiplicação entre as dimensões “base” e “altura”, assim:

DESAFIO Nº 1

De acordo com a figura da malha quadriculada, registre no quadro a seguir todas as medidas encontradas:

DESAFIO Nº 2

Foi pedido ao artista que fizesse uma pintura, na malha quadriculada a seguir, com as seguintes especificações:

25% da área de azul;

25% da área de verde;

10% da área de rosa

10% da área de amarelo

Ele escolheu pintar regiões retangulares, fez os cálculos e pintou a quantidade de quadradinhos seguindo as especificações de porcentagens e cores.

Observe na figura a seguir, como ficou a obra do artista:

AGORA RESPONDA:

a) A área total da região retangular acima é __________ cm2. O artista pintou ao todo, ______cm2 e deixou em branco ________ cm2.

b) Em relação à região retangular, podemos dizer que: ______cm2 correspondem a 100 % da área total da região retangular.

Assim, o artista pintou ao todo, ______ % dessa área total e deixou em branco ____%.

c) Ao considerar a soma das áreas amarela, rosa e verde temos _________ cm², ou seja, __________% da área total da região retangular.

DESAFIO Nº

Observe a figura a seguir.

Qual é medida da área desta figura em cm² ?

Conseguiu cumprir com todos os desafios?

Registre as suas respostas no caderno

Ao fazer o seu registro não se esqueça de fazer o cabeçalho e escrever o tema da nossa aula:

Medidas de áreas e perímetros

Querem aprender mais? Baixe o aquivo completo da atividade, você poderá imprimir ou copiar no seu caderno.

A nossa aula já está terminando

Mas logo, logo estaremos de volta!

Enquanto isso…já sabem…

Ate a próxima aula!