MÚSICA 2° CORTE – PARÂMETROS - 09/05/2022

ATIVIDADE ARTE – (MÚSICA)

PARÂMETROS SONOROS

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Elementos da Linguagem: Os parâmetros sonoros/Elementos constitutivos da música Notação e Registro Musical: Formas de registro do som

HABILIDADES:

(GO-EF03AR14-A) Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que ele possui diferentes parâmetros: altura, duração, timbre e intensidade.

(GO-EF03AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música: a melodia, a harmonia e o ritmo do som: a altura, a intensidade, o timbre e a duração, por meio de práticas musicais diversas.

(GO-EF03AR16-A/C) Compreender a necessidade do registro musical, conhecendo e identificando os diferentes tipos de registros: convencional e não convencional.

Vocês já perceberam que o som pode ser bem diferente um do outro? Por exemplo, podemos ter sons bem curtos e sons bem l o n g o s , sons fraquinhos e sons bem FORTES! Duração é a propriedade do som de ser curto ou longo. Já a intensidade é a propriedade do som ser fraco ou forte! Comparando dois sons podemos perceber essas diferenças. Por exemplo, entre o som da sirene de uma ambulância e o som do estouro de um balão, percebemos que a duração, o tempo que o som soa; do estouro do balão é mais curto, não é mesmo? Agora, pensando na intensidade, quando queremos deixar o som da nossa televisão mais forte, o que nós fazemos? Nós aumentamos o volume do som da televisão, isto é, a intensidade para que o som fique mais forte.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA