PRA GOIÁS/2023 – UNIDADE 1: NÚMEROS NATURAIS – COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO - 18/05/2023
Objetivos da unidade:
- Compor e decompor o número em centenas, dezenas e unidades reconhecendo a equivalência.
- Reconhecer e relacionar a escrita por extenso de números naturais, até a ordem das centenas, com a sua decomposição e composição.
- Resolver adição com estratégias pessoais e/ou convencionais na composição e decomposição, obedecendo as regras do sistema decimal.
Para resolver as atividades1 e 2, recorte o Anexo 1
1. Veja as fichas sobrepostas a seguir:
ANEXO I
Utilizando as fichas sobrepostas forme os números a seguir.
2. Quais fichas serão usadas para formar os números a seguir?
a) 251:
b) 792:
c) 316:
d) 104:
e) 229:
VAMOS CONTINUAR APRENDENDO?
3. Responda às perguntas:
a) O que significa compor um número? E decompor?
b) Quantas unidades tem o número 78? E quantas dezenas?
c) Escreva um exemplo de qual outra forma podemos escrever o número 78:
d) É correto dizer que ao juntar 70 + 8 teremos o 78? Explique.
e) Quantas unidades são necessárias para formar uma dezena? E três dezenas? E 9 dezenas?
f) Como podemos chamar 10 dezenas juntas?
4. Utilizando palitos, canudinhos ou o material dourado no QVL faça a decomposição dos números a seguir:
a) 27
b) 58
c) 94
d) 109
e) 340
5. Descubra outras decomposições para os números a seguir:
a)
b)
c)
d)
6. Utilizando o QVL com palitos ou canudinhos, complete o quadro.
7. Observe o material dourado e, a seguir, faça a contagem e responda:
8. Durante um ano, João guardou em seu cofrinho o valor representado a seguir:
a) Quanto João guardou?
b) Esse valor guardado pode ser representado por outras cédulas? Quais?
9. Componha o número representado pelo material dourado a seguir.
DESAFIO:
Usando os algarismos 1, 2 e 3, sem repetir, quais números diferentes podem ser formados?
Escreva no quadro a seguir:
10. Represente nas hastes de cada ábaco, se possível, o número correspondente.
11. Maria comprou para seu aniversário salgadinhos de acordo com sua preferência: 3 centenas de coxinhas, 8 dezenas de empadinhas e 5 unidades de pastéis. Quantos salgadinhos Maria comprou?
12. Complete o quadro como o exemplo:
DESAFIO:
Sou menor que 150 e maior que 145. A soma dos meus algarismos é igual a 11. Que número sou?