PRA GOIÁS/2023-UNIDADE 4-TIRINHAS E CHARGE - 17/05/2023

Complete as palavras abaixo com as letras corretas e descubra sobre o que vamos estudar hoje!

Que tal chamar um (a) colega para fazer esta atividade com você?

AGORA, VAMOS LER 2 TEXTOS!

TEXTO 1

  1. Circule no quadro a seguir as palavras que completam corretamente as informações A e B. Em seguida, complete as informações.

(A) O texto 1 é uma_____________________                                                                                                           (B) O texto 2 é uma_____________________                                                                                                           

2. Marque X nas informações corretas sobre os textos que você leu.

(A) TIRINHA SÓ POSSUI UM QUADRINHO.

(B) TIRINHA POSSUI 2 QUADRINHOS OU MAIS.

(C) CHARGE POSSUI MUITOS QUADRINHOS.

(D) CHARGE É UMA CRÍTICA DE ASSUNTO ATUAL.

(C) TIRINHA E CHARGE SÃO COMPOSTAS POR IMAGENS E TEXTO ESCRITO.

3. Leia o quadrinho de novo:

Retire do texto:

a) palavras que começam com M.

b) Separe a palavra PARAOLIMPÍADAS em sílabas.

c) Encontre no texto 2 palavras que são nomes próprios e precisam iniciar com letra maiúscula.

4. Na frase, QUE LEGAL, LUCA!, o ponto de exclamação (!) indica

(A) TRISTEZA.

(B) SUSTO.

(C) ALEGRIA.

(D) DESÂNIMO.

5. Com a ajuda do (a) professor (a), pesquise o significado da palavra PARAOLIMPIADAS. Registre a seguir.

6. Observe o exemplo, depois circule as vogais das palavras e analise cada palavra como no exemplo.

7. A expressão “SMAC” no quadrinho abaixo é uma ONOMATOPEIA, e imita o som de

(A) ABRAÇO.

(B) BEIJO.

(C) SORRISO.

(D) CHEIRO

8. No texto 2, por que o pai dá tantas bolas ao filho?

9. Qual é o assunto principal da charge, texto 2?

(A) O JOGO DE FUTEBOL.

(B) O SONHO DO FILHO.

(C) A COPA DO MUNDO.

(D) O SONHO DO PAI.

10. O objetivo principal da charge, texto 2 é

(A) ENSINAR A JOGAR FUTEBOL.

(B) FAZER UMA CRÍTICA.

(C) VENDER UM PRODUTO.

(D) CONVIDAR PARA UMA PARTIDA DE FUTEBOL.

Leia a seguir os textos 3 e 4.

Texto 3

Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/61/61/10/61611 06a29337075c251509cfb585256.jpg.Acesso em 11 de abr. de 2022.

11. Qual é o assunto principal dos textos 3 e 4?

(A) A DENGUE.

(B) O LIXO.

(C) OS VASOS DE PLANTA.

(D) A INOCÊNCIA.

12. No texto 3, de quem é a fala “SABE DE NADA INOCENTE!”

(A) DA MULHER.

(B) DO MOSQUITO.

(C) DO LIXO.

(D) DO HOMEM.

13. No texto 3, qual motivo levou os personagens a acreditar que estavam protegidos?

(A) UM QUINTAL CHEIO DE LIXO.

(B) UM QUINTAL COM ÁGUA PARADA.

(C) ACREDITAR QUE O MOSQUITO NÃO EXISTE.

(D) UMA RAQUETE CONTRA MOSQUITOS.

14. O texto 4 serve para

(A) ENSINAR UMA RECEITA.

(B) ENGANAR O LEITOR.

(C) ENTREVISTAR UM LEITOR.

(D) INFORMAR O LEITOR.

15. Copie do texto 4, os cuidados que devemos ter para combater o mosquito da dengue.

ATENÇÃO!

As palavras podem ser divididas em sílabas.

Vamos ver alguns exemplos de separação de sílabas:

  • Telefonema (te-le-fo-ne-ma): 5 sílabas.
  • Sol (sol): 1 sílaba.
  • Casa (ca-sa): 2 sílabas.
  • Caderneta (ca-der-ne-ta): 4 sílabas.
  • Árvore (ár-vo-re): 3 sílabas.

Disponível: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/monossilaba-dissilaba-trissilaba-polissilaba/ Acesso em 28 de abr. de 2022.

(adaptado)

16. Separe as sílabas das palavras no quadro a seguir, indique a quantidade de sílabas e classifique-as. Siga o exemplo:

17. Reescreva as frases completando-as com a palavra que falta.

Disponível em: https://img.freepik.com/vetores-gratis/desenho-de-mosquito_70172-530.jpg?size=626&ext=jpg.Acesso em 25 de Abr. de 2022. Disponível em: https://desentop.com.br/wp-content/uploads/2016/12/caixa-da-agua-cisterna.jpg.Acesso em 25 de Abr. de 2022.

Disponível  em:https://images.vexels.com/media/users/3/190406/isolated/preview/c1c5347da679f53b3be1b888cf069506—cone-de-garrafas-de-cerveja-design-by-vexels.png. Acesso em 25 de abr. de 2022.

18. Agora forme frase com as figuras a seguir.