PRA GOIÁS/2023-UNIDADE 4-TIRINHAS E CHARGE - 17/05/2023
Complete as palavras abaixo com as letras corretas e descubra sobre o que vamos estudar hoje!
Que tal chamar um (a) colega para fazer esta atividade com você?
AGORA, VAMOS LER 2 TEXTOS!
TEXTO 1
- Circule no quadro a seguir as palavras que completam corretamente as informações A e B. Em seguida, complete as informações.
(A) O texto 1 é uma_____________________ (B) O texto 2 é uma_____________________
2. Marque X nas informações corretas sobre os textos que você leu.
(A) TIRINHA SÓ POSSUI UM QUADRINHO.
(B) TIRINHA POSSUI 2 QUADRINHOS OU MAIS.
(C) CHARGE POSSUI MUITOS QUADRINHOS.
(D) CHARGE É UMA CRÍTICA DE ASSUNTO ATUAL.
(C) TIRINHA E CHARGE SÃO COMPOSTAS POR IMAGENS E TEXTO ESCRITO.
3. Leia o quadrinho de novo:
Retire do texto:
a) palavras que começam com M.
b) Separe a palavra PARAOLIMPÍADAS em sílabas.
c) Encontre no texto 2 palavras que são nomes próprios e precisam iniciar com letra maiúscula.
4. Na frase, QUE LEGAL, LUCA!, o ponto de exclamação (!) indica
(A) TRISTEZA.
(B) SUSTO.
(C) ALEGRIA.
(D) DESÂNIMO.
5. Com a ajuda do (a) professor (a), pesquise o significado da palavra PARAOLIMPIADAS. Registre a seguir.
6. Observe o exemplo, depois circule as vogais das palavras e analise cada palavra como no exemplo.
7. A expressão “SMAC” no quadrinho abaixo é uma ONOMATOPEIA, e imita o som de
(A) ABRAÇO.
(B) BEIJO.
(C) SORRISO.
(D) CHEIRO
8. No texto 2, por que o pai dá tantas bolas ao filho?
9. Qual é o assunto principal da charge, texto 2?
(A) O JOGO DE FUTEBOL.
(B) O SONHO DO FILHO.
(C) A COPA DO MUNDO.
(D) O SONHO DO PAI.
10. O objetivo principal da charge, texto 2 é
(A) ENSINAR A JOGAR FUTEBOL.
(B) FAZER UMA CRÍTICA.
(C) VENDER UM PRODUTO.
(D) CONVIDAR PARA UMA PARTIDA DE FUTEBOL.
Leia a seguir os textos 3 e 4.
Texto 3
11. Qual é o assunto principal dos textos 3 e 4?
(A) A DENGUE.
(B) O LIXO.
(C) OS VASOS DE PLANTA.
(D) A INOCÊNCIA.
12. No texto 3, de quem é a fala “SABE DE NADA INOCENTE!”
(A) DA MULHER.
(B) DO MOSQUITO.
(C) DO LIXO.
(D) DO HOMEM.
13. No texto 3, qual motivo levou os personagens a acreditar que estavam protegidos?
(A) UM QUINTAL CHEIO DE LIXO.
(B) UM QUINTAL COM ÁGUA PARADA.
(C) ACREDITAR QUE O MOSQUITO NÃO EXISTE.
(D) UMA RAQUETE CONTRA MOSQUITOS.
14. O texto 4 serve para
(A) ENSINAR UMA RECEITA.
(B) ENGANAR O LEITOR.
(C) ENTREVISTAR UM LEITOR.
(D) INFORMAR O LEITOR.
15. Copie do texto 4, os cuidados que devemos ter para combater o mosquito da dengue.
ATENÇÃO!
As palavras podem ser divididas em sílabas.
Vamos ver alguns exemplos de separação de sílabas:
- Telefonema (te-le-fo-ne-ma): 5 sílabas.
- Sol (sol): 1 sílaba.
- Casa (ca-sa): 2 sílabas.
- Caderneta (ca-der-ne-ta): 4 sílabas.
- Árvore (ár-vo-re): 3 sílabas.
Disponível: https://www.figuradelinguagem.com/gramatica/monossilaba-dissilaba-trissilaba-polissilaba/ Acesso em 28 de abr. de 2022.
(adaptado)
16. Separe as sílabas das palavras no quadro a seguir, indique a quantidade de sílabas e classifique-as. Siga o exemplo:
17. Reescreva as frases completando-as com a palavra que falta.
Disponível em: https://img.freepik.com/vetores-gratis/desenho-de-mosquito_70172-530.jpg?size=626&ext=jpg.Acesso em 25 de Abr. de 2022. Disponível em: https://desentop.com.br/wp-content/uploads/2016/12/caixa-da-agua-cisterna.jpg.Acesso em 25 de Abr. de 2022.
Disponível em:https://images.vexels.com/media/users/3/190406/isolated/preview/c1c5347da679f53b3be1b888cf069506—cone-de-garrafas-de-cerveja-design-by-vexels.png. Acesso em 25 de abr. de 2022.
18. Agora forme frase com as figuras a seguir.