PRA GOIÁS/2023 – UNIDADE 5: NÚMEROS NATURAIS – MULTIPLICAÇÃO - 18/05/2023

Objetivos da das unidades 5:

  • Resolver, com recursos pessoais, situações-problema que envolvam a multiplicação com a ideia de adição de parcelas iguais.
  • Calcular multiplicações associadas às ideias de aumentar, dobrar, triplicar entre outras.

Olá, estudante! Hoje vamos resolver situações-problemas com adição e multiplicação.

Problema (parcelas iguais):

Para cada um de seus 3 filhos, João comprou 25 figurinhas. Quantas figurinhas João comprou ao todo? Como você resolveria essa situação-problema?

João comprou _________ figurinhas.

Socialize sua resolução com seus colegas. Todos resolveram da mesma forma que você? De que outras formas essa situação-problema pode ser resolvida? Comente.

1. Escreva as adições abaixo na forma de multiplicação:

a) 3 + 3 + 3 + 3 =                                     

b) 6 + 6 + 6 =                         

c) 2 + 2 =                                 

d) 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =                             

Vamos continuar praticando!

2. Escreva nas formas de adição e multiplicação a quantidade dos objetos nas figuras a seguir:

a)

http://Disponível em <http://www.ladecasa.blog.br/diy-balinha-de-gelatina/> Acesso em 28/01/2020

Adição:_________________________________________                                                                                             

Multiplicação:__________________________________                                                              

                                                     

b)

http://Disponível em< https://bityli.com/ld4E2 > Acesso em 29/01/2020.

Adição:_________________________________________                                                                                                                           

Multiplicação:__________________________________

c)

http://Disponível em < https://bityli.com/GZ2Hx / Acesso em 29/01/2020.

Adição:_________________________________________                                                                                               

Multiplicação:__________________________________

3. Agora é sua vez! Faça desenhos nos quadros abaixo e crie uma atividade como essa que você acabou de fazer. Em seguida escreva a adição e a multiplicação associada à atividade criada.

Adição:_________________________________________                                                                                               

Multiplicação:__________________________________

Vamos pensar sobre o dobro?

4. Observe as imagens, escreva o total de balinhas na forma de multiplicação e dê o resultado:

Adição: 3 + 3 = 6

Multiplicação: 2 x 3 = 6

Agora é sua vez! Faça como no exemplo:

Adição:_________________________________________                                                                                               

Multiplicação:__________________________________

5. Faça como o exemplo a seguir, para relembrar a ideia de triplo.

Exemplo: Qual o total de cubinhos?

Adição: 6 + 6 + 6 = 18

Multiplicação: 3 x 6 = 18

a) Qual é o total de flores?

http://Disponível em <https://iloveflores.com/flores-pintar-colorir/> Acesso em 29/01/2020

Adição:_________________________________________                                                                                               

Multiplicação:__________________________________

b) Qual é o total de moedas?

Adição:_________________________________________                                                                                               

Multiplicação:__________________________________

6. Márcia possui um jogo de pinceis com 4 unidades e sua irmã Ana possui o dobro da quantidade de pinceis. Quantos pinceis Ana tem?

7. Ângela tem 8 anos e seu irmão Rui tem o dobro da sua idade. Qual a idade de Rui?

8. Juliana tem R$5,00 e precisa do triplo desse valor para comprar um jogo de lápis de cor. De quantos reais juliana precisa para comprar o jogo de lápis?

9. Observe a receita a seguir.

Qual a quantidade necessária de cada ingrediente para fazer o triplo da receita desse brigadeiro?

10. No anfiteatro de uma escola tem 5 fileiras de cadeiras. Em cada fileira tem 12 cadeiras. Quantas cadeiras tem nesse anfiteatro?

11. Na biblioteca da escola tem 15 mesas redondas, e em volta de cada mesa cabem 6 alunos. Para ocupar todas as mesas, quantos alunos serão necessários?

12. Pedrinho cuida dos uniformes de seu time durante o campeonato, e é responsável por fazer as combinações de camisetas e calções para os jogos. O time possui 4 tipos de camisetas e 4 tipos de calções.

http://Disponível em: https://br.pinterest.com/gislainekerkhoffdasilva/matem%C3%A1tica/ acesso em 02 de jun. de 2022

De quantas maneiras diferentes o time de Pedrinho poderá se vestir para um jogo do campeonato, combinando uma camiseta e um calção?

13. Marília foi a uma lanchonete que possui os seguintes itens no cardápio:

Para verificar de quantas formas diferentes ela conseguiria montar um lanche composto por um suco e um sanduíche, Marília resolveu criar o seguinte diagrama:

De quantas maneiras diferentes Marília poderá montar seu lanche composto de um suco e um sanduíche nessa lanchonete?

14. O bazar Goianinho possui as seguintes peças em estoque.

De quantas maneiras diferentes é possível montar um look composto por um tipo de camisa e um tipo de calça?