PRA GOIÁS/2023 – UNIDADE 5: NÚMEROS NATURAIS – MULTIPLICAÇÃO - 18/05/2023
Objetivos da das unidades 5:
- Resolver, com recursos pessoais, situações-problema que envolvam a multiplicação com a ideia de adição de parcelas iguais.
- Calcular multiplicações associadas às ideias de aumentar, dobrar, triplicar entre outras.
Olá, estudante! Hoje vamos resolver situações-problemas com adição e multiplicação.
Problema (parcelas iguais):
Para cada um de seus 3 filhos, João comprou 25 figurinhas. Quantas figurinhas João comprou ao todo? Como você resolveria essa situação-problema?
João comprou _________ figurinhas.
Socialize sua resolução com seus colegas. Todos resolveram da mesma forma que você? De que outras formas essa situação-problema pode ser resolvida? Comente.
1. Escreva as adições abaixo na forma de multiplicação:
a) 3 + 3 + 3 + 3 =
b) 6 + 6 + 6 =
c) 2 + 2 =
d) 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =
Vamos continuar praticando!
2. Escreva nas formas de adição e multiplicação a quantidade dos objetos nas figuras a seguir:
a)
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
b)
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
c)
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
3. Agora é sua vez! Faça desenhos nos quadros abaixo e crie uma atividade como essa que você acabou de fazer. Em seguida escreva a adição e a multiplicação associada à atividade criada.
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
Vamos pensar sobre o dobro?
4. Observe as imagens, escreva o total de balinhas na forma de multiplicação e dê o resultado:
Adição: 3 + 3 = 6
Multiplicação: 2 x 3 = 6
Agora é sua vez! Faça como no exemplo:
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
5. Faça como o exemplo a seguir, para relembrar a ideia de triplo.
Exemplo: Qual o total de cubinhos?
Adição: 6 + 6 + 6 = 18
Multiplicação: 3 x 6 = 18
a) Qual é o total de flores?
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
b) Qual é o total de moedas?
Adição:_________________________________________
Multiplicação:__________________________________
6. Márcia possui um jogo de pinceis com 4 unidades e sua irmã Ana possui o dobro da quantidade de pinceis. Quantos pinceis Ana tem?
7. Ângela tem 8 anos e seu irmão Rui tem o dobro da sua idade. Qual a idade de Rui?
8. Juliana tem R$5,00 e precisa do triplo desse valor para comprar um jogo de lápis de cor. De quantos reais juliana precisa para comprar o jogo de lápis?
9. Observe a receita a seguir.
Qual a quantidade necessária de cada ingrediente para fazer o triplo da receita desse brigadeiro?
10. No anfiteatro de uma escola tem 5 fileiras de cadeiras. Em cada fileira tem 12 cadeiras. Quantas cadeiras tem nesse anfiteatro?
11. Na biblioteca da escola tem 15 mesas redondas, e em volta de cada mesa cabem 6 alunos. Para ocupar todas as mesas, quantos alunos serão necessários?
12. Pedrinho cuida dos uniformes de seu time durante o campeonato, e é responsável por fazer as combinações de camisetas e calções para os jogos. O time possui 4 tipos de camisetas e 4 tipos de calções.
De quantas maneiras diferentes o time de Pedrinho poderá se vestir para um jogo do campeonato, combinando uma camiseta e um calção?
13. Marília foi a uma lanchonete que possui os seguintes itens no cardápio:
Para verificar de quantas formas diferentes ela conseguiria montar um lanche composto por um suco e um sanduíche, Marília resolveu criar o seguinte diagrama:
De quantas maneiras diferentes Marília poderá montar seu lanche composto de um suco e um sanduíche nessa lanchonete?
14. O bazar Goianinho possui as seguintes peças em estoque.
De quantas maneiras diferentes é possível montar um look composto por um tipo de camisa e um tipo de calça?