PRA GOIÁS/2023-UNIDADE 7 – CONTOS DE MISTÉRIO - 22/05/2023

Olá, estudantes!!!! Vocês já leram

CONTOS DE MISTÉRIO

Sentiram medo?

O conto de mistério é um texto narrativo curto que apresenta poucas ações e tempo e espaço reduzidos. É narrado de forma a criar expectativa e suspense. Os ambientes retratados são sombrios e noturnos, e apresenta geralmente narrador-personagem.

Vamos ler um conto de mistério?

ENCURTANDO O CAMINHO

Ângela Lago

Ilustração de uma criança. Disponível em https://pedelivros.files.wordpress.com/2011/04/5ilustracao2.jpg

Tia Maria, quando criança se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer. Viu outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar, fazendo o mesmo trajeto que ela.

Tratou de apressar o passo, até alcançá-la e se explicou:

Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga. Será que você se importa se nós formos juntas?

– Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra.

– Quando estava viva, sentia exatamente a mesma coisa.

LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

Disponível em https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/08/conto-encurtando-o-caminho-angela-lago.html Acesso em 25 de abr. de 2022.

Com a ajuda dos (as) colegas e do (a) professor (a), copie o título do texto que você leu.

O texto que você acabou de ler é

(A) UMA RECEITA.

(B) UMA CARTA.

(C) UMA ENTREVISTA.

(D) UM CONTO DE MISTÉRIO.

3. Na frase “… ME DÁ UM FRIO NA BARRIGA.”, Tia Maria estava com

(A) RAIVA.

(B) MEDO.

(C) PRESSA.

(D) ÂNIMO.

4. Em que lugar a história acontece?

5. Separe corretamente as palavras CRIANÇA, ESCOLA, TRAJETO, ESCURECER e CEMITÉRIO:

a) CRIANÇA

b) ESCOLA

c) TRAJETO

c) ESCURECER

d) CEMITÉRIO

6. Na frase “E RESOLVEU CORTAR CAMINHO, a expressão sublinhada pode ser trocada por

(A) ATALHAR

(B) ATRASAR

(C) CAMINHAR

(D) PARAR.

7. Esse texto tem o objetivo de

(A) ENSINAR A FAZER UM DOCE.

(B) INSTRUIR COMO MONTAR UM BRINQUEDO.

(C) CONTAR UMA HISTÓRIA.

(D) ANUNCIAR UM PRODUTO.

8. Copie a resposta que a menina deu à tia Maria.

9. Quem escreveu a história?

(A) TIA MARIA.

(B) ÂNGELA LAGO.

(C) A MENINA.

(D) ROSEANA MURRAY.

10. Encontre o nome das figuras no box a seguir e complete o quadro:

Com a ajuda do (a) professor(a), leia o texto a seguir:

11. Narrador é quem conta a história. Esse texto é contado por quem?

12. Marque as informações corretas sobre o texto lido:

13. O texto que você acabou de ler é

(A) UM CONTO DE MISTÉRIO.

(B) UMA CARTA.

(C) UMA RECEITA.

(D) UMA PROPAGANDA.

14. Quais são os personagens dessa história?

15. Copie do texto a parte que mostra o que fazia a luz acender e apagar?

16. Em que lugar acontece a história?

17. No quadro a seguir, separe as sílabas das palavras, indique a quantidade de sílabas e classifique-as, conforme o modelo:

18. DESAFIO!!!
Escreva palavras do texto que fazem parte de um conto de mistério.

19. Complete o texto a seguir com as palavras do quadro sem repeti-las: