PRA GOIÁS/2023 – UNIDADE 6: NÚMEROS    NATURAIS – DIVISÃO E SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO - 19/05/2023

Objetivos da unidade 6:

Olá, estudante!!!

Nesta aula continuaremos a resolver situações-problemas padra melhorar nosso conhecimento matemático!

Veja a situação-problema a seguir:

Vitor foi visitar sua tia Maria. Na hora de ir embora, ele ganhou 6 bolinhos. Sua tia recomendou que ele dividisse os bolinhos igualmente com seu irmão.

Represente essa ideia por meio de uma ilustração.

Compare sua resposta com as respostas de alguns colegas. Todos responderam da mesma forma que você?

Vamos pensar sobre a metade?

1. Faça o que se pede:

  • A contagem dos objetos;
  • O registro da quantidade total de objetos;
  • O registro da metade dos objetos;

a)

Fonte: https://bityli.com/Ig4zBAcesso em 02 de fev. de 2023

Quantidade total de carros: _____________                                                                                         

Metade da quantidade total dos carros:  ____________                                                                     

b)

Fonte: https://br.depositphotos.com/184034094/stock-photo-a-lot-of-cars-at.html

Quantidade total de motos: __________                                                                                         

Metade da quantidade total das motos: ___________     

                                                               

2. José comprou uma dúzia de ovos e vai precisar da metade deles para fazer uma receita de bolo. De quantos ovos José vai precisar para fazer essa receita?

3. Marque com um X a resposta correta. O número 35 representa a metade de

(A) 42.

(B) 50.

(C) 60.

(D) 70.

4. Júnior tem R$ 46,00 e vai usar metade desse valor para tomar sorvete. Quanto Júnior vai gastar com sorvete?

5. A primeira tabela tem a receita original de rosquinha, na outra coloque as quantidades referentes à metade da receita.

Faça os cálculos aqui:

Você sabe qual é a cédula com maior valor do Sistema Monetário Brasileiro atualmente?

É a cédula de R$200,00.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/notadeduzentos Acesso em 31 de maio de 2022.

Atualmente as cédulas em uso são: R$200,00; R$100,00; R$50,00; R$20,00; R$10,00; R$5,00 e R$2,00.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/notadeduzentos Acesso em 31 de maio de 2022.

E as moedas são:

http://Disponível em <https://blog.maxieduca.com.br/sistema-monetario-nacional/> Acesso em 30/01/2020.

6. O pai de Fernanda deu a ela um cofrinho para juntar moedas e algumas moedas para ela começar a juntar dinheiro.

Observe a imagem a seguir que representa a quantidade de moedas que ela ganhou do pai.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/notadeduzentos Acesso em 31 de maio de 2022.

a) Qual o valor, em reais (R$) que o pai de Fernanda deu a ela?

b) Represente, por meio de ilustração, o valor em reais que Fernanda ganhou do pai, usando cédulas e moedas.

7. Observe as ilustrações a seguir e determine os valores correspondentes.

a)

b)

c)

8. Observe o valor que Marcos recebeu por um serviço elétrico, representado na figura a seguir.

Fonte: https://jcconcursos.com.br/noticia/brasil/real-pode-ser-moeda-da-vez-no-mercado-global-veja-valorizacao-em-2022-92575

Agora responda:

a) Qual valor, em reais, Marcos recebeu?

b) Escreva duas outras formas de representar o valor recebido por Marcos.

9. Observe as imagens a seguir e escreva ou desenhe duas maneiras diferentes de compor cada uma delas.

10. Uma costureira queria comprar uma máquina de costura por R$ 900,00. Ela deu uma entrada de R$ 300,00 e dividiu o restante em 10 vezes iguais.

Desenhe abaixo as cédulas que representam o valor que ela dividiu e o valor de cada parcela.