PRA GOIÁS/2023 – UNIDADE 8: POEMAS VISUAIS - 23/05/2023

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jhWWjqzpfmg/Acesso em 29 de abr. de 2022.

Observe o exemplo de poema visual, a seguir, veja como é diferente. Só de olhar, já
percebemos que o poema deve falar de um gato, porque a distribuição das letras do texto
formam um gato. Interessante, não é?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jhWWjqzpfmg/Acesso em: 09 de maio de 2022

ATIVIDADES
Agora, leia o poema a seguir e faça as atividades:

  1. Você consegue identificar com qual palavra se inicia o poema?

2. E a palavra que finaliza o poema?

3. O texto inteiro forma a imagem de quê?

Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2019/04/image-9.png/ Acesso em: 09 de maio de
2022.

4. Agora, copie o poema inteiro, do começo ao fim, conforme você consegue ler e entender.

Agora, leia esse outro poema, do autor Fábio Bahia, e faça as atividades a seguir:

Disponível em: https://i.pinimg.com/564x/57/1b/27/571b2742ce73398747b9080929c9e156.jpg/ Acesso em: 09 de maio de 2022.

5. O poema tem o formato de quê? Escreva no quadro abaixo:

6.Você já viu um beija-flor? Onde? O que ele estava fazendo?

7. Como separamos a palavra FLOR?
(E) FL- OR.
(F) F-L-O-R.
(G) FLOR.
(H) FL-OR.

8. Essa palavra é
(E) MONOSSÍLABA.
(F) DISSÍLABA.
(G) TRISSÍLABA.
(H) POLISSÍLABA.

Ao pronunciarmos uma palavra, falamos as sílabas, e não letra por letra de cada palavra. As palavras podem receber algumas classificações, e uma delas é de acordo com o número de sílabas. Veja no quadro abaixo:

Vamos ler outro poema, de Fábio Bahia, e fazer as atividades!

  1. Copie o poema, conforme você conseguiu ler, e sublinhe três palavras dissílabas.
Disponível em:
https://i.pinimg.com/236x/c9/0b/3b/c90b3bf8eec616e1080a87b723a70095.jpg/
Acesso em: 09 de maio de 2022.
  1. Separe as sílabas das palavras e classifique-as em monossílaba, dissílaba, trissílaba e
    polissílaba.

BOTAS =

VAQUEIRO =

GRACIOSO =

MAS =

MAPA =

PRINCIPALMENTE =

Agora, observe como se separam as sílabas da palavra “parecesse”:
PA-RE-CES-SE
Os dois SS não ficam juntos, elas formam um dígrafo e devem ficar separadas.
MAS, VOCÊ SE LEMBRA O QUE SÃO DÍGRAFOS?
Dígrafo é a união de duas letras para formar um único som.

ATIVIDADES
Com a ajuda do (a) professor (a), leia o poema e responda às atividades:

Disponível em: https://i.pinimg.com/564x/3a/70/18/3a7018fb69be18caeef3c99e886d28b6.jpg Acesso em: 09 de maio de 2022.

11. Qual é a imagem que gerou esse poema?

12. Qual é o assunto desse poema?

13. Quem é o autor desse poema?

14. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre o que afirma esse poema:
( ) meu cãozinho quer ser herói.
( ) tem uma calda que é louca tristeza.
( ) nem merece ser chamado de cachorro.
( ) sempre consegue segurar a alegria.

15. Localize a informação correta sobre o texto:
Meu cãozinho quer ser
(D) CAUBÓI.
(E) HERÓI.
(F) ALEGRE.
(G) LOUCO.

16. Há dígrafo na palavra
(A) FAZER.
(B) CHAMADO.
(C) REBELDIA.
(D) CAUDA.

17. Assinale a alternativa em que todas palavras foram separadas corretamente.
(A) MEU / CÃO-ZI-NHO
(B) QU-ER / SER.
(C) HE- RÓI / AGO-RA.
(D) FA-ZER / CON-SE-GU-E.

18. Assinale a alternativa em que há dígrafos em todas as palavras.
(A) MEU / CÃOZINHO /QUER.
(B) QUER / SER/ CÃOZINHO.
(C) HERÓI / AGORA / FAZER.
(D) QUER / CONSEGUE / CÃOZINHO.

19. Separe as sílabas das palavras e classifique-as em monossílaba, dissílaba trissílaba e
polissílaba.

MEU=

CONSEGUE =

FELICIDADE =

FAZER =

20. Você tem um animalzinho? Como ele é? Faça um poema visual sobre ele, desenhando a
imagem dele. Caso não tenha, então, faça sobre um animal que você goste muito.