PRA GOIÁS/2023 – UNIDADE 9: CONTOS DE ENCANTAMENTO - 23/05/2023

Olá, estudante!!!
Ei, vamos ler um miniconto? Vale pedir a ajuda do (a) professor (a):

Fonte: https://www.illustrationsource.com/stock/image/82801/key-to-head/?&results_per_page=1&detail=TRUE&page=8

  1. Após a leitura do conto, marque a alternativa que mostra uma situação impossível de
    acontecer:
    A) COCEIRA NO OUVIDO.
    B) COÇAR OUVIDO COM A CHAVE.
    C) ABRIR A CABEÇA COM A CHAVE.
    D) OUVIR UM ESTALO.
  2. Este texto é bem pequeno, mas possui palavras desconhecidas. Faça o que se pede:
    a. Escolha no texto uma palavra que você desconhece e a escreva no quadro:

b. Agora, pesquise no dicionário o significado dessa palavra e registre-o.

c. Elabore uma frase com a palavra que você pesquisou.

3. No texto que você leu, ocorreu algo mágico, ou seja, algo incomum. Explique com suas palavras o que aconteceu no texto.

4. Quando usamos a expressão popular “Você precisa abrir a cabeça!” queremos dizer que a
pessoa precisa
a) aceitar novas ideias.
b) fazer uma cirurgia.
c) não ouvir outras opiniões.
d) ignorar a opinião do outro.

5. O assunto principal do texto trata de
a) uma pessoa que mudou de ideia.
b) uma pessoa que abriu a cabeça com uma chave.
c) um estalo que a chave deu.
d) um molho de chaves.

Agora, que já conhecemos uma narrativa em que algo mágico aconteceu, que tal
lermos alguns contos de encantamento?

Leia o texto a seguir:
Texto I

6. Esse texto é
(A) uma música.
(B) uma receita.
(C) uma notícia.
(D) conto de encantamento.

7. A finalidade deste texto é
(A) informar o leitor.
(B) ensinar o leitor a fazer algo.
(C) despertar o interesse pela leitura.
(D) vender um produto.

8. A história se passa no tempo
(A) presente, no momento atual.
(B) passado, o narrador lembra e conta a história.
(C) futuro, ainda vai acontecer.
(D) não foi possível identificar.

9. Escreva quem são os personagens do conto.

10. De acordo com o conto, o que Maya não podia fazer?

11. No conto, ocorre um conflito gerador, ou seja, uma situação que dá origem à história.
O conflito gerador dessa história é
(A) Maya vivia com sua família na aldeia Maliai.
(B) Maya não podia conversar com homens de outras famílias.
(C) Maya conversou com um homem de outra família, o ancião.
(D) Maya foi transformada em arara para poder conversar.

12. Onde se passa a conto?

13. Este conto é narrado em 3ª pessoa porque
(A) Maya conta sua história.
(B) há um narrador que conta a história.
(C) o Cacique conta a história.
(D) o ancião conta a história.

14. No trecho, “foi atacado por uma onça que o deixou ferido.”, a palavra destacada substitui
o termo
(A) ancião.
(B) cacique.
(C) onça.
(D) povo.

15. No texto aparece o termo “banida” que significa
(A) castigada.
(B) expulsa.
(C) perdoada.
(D) morta.

16. Retire do texto um trecho que mostra que este conto é de encantamento.

17. Podemos afirmar que o texto 2 é um conto de encantamento? Justifique sua resposta.

18. Retire do texto o que se pede:
a) Onde se passa a história?

b) Quem é o personagem principal?

c) Descreva Seu Pafúncio.

d) Escreva o nome de todos os personagens da história.

e) Como é o desfecho (como termina) dessa história?

19. A história ocorreu
(A) no passado, por algum tempo.
(B) no passado, durou um dia.
(C) no presente, por muitos anos.
(D) no presente, durou uma tarde.

20. Qual é o conflito gerador dessa história?
(A) Barrafunda é um vilarejo.
(B) Seu Mané Bezerra ser preguiçoso.
(C) As fofocas de Seu Pafúncio.
(D) Seu Pafúncio ser transformado em sino.

21. No trecho, “Seu Pafúncio já espalhou para todo mundo que o sapateiro era preguiçoso…”,
a expressão destacada é um termo popular que significa
(A) algumas pessoas.
(B) todas as pessoas do mundo.
(C) poucas pessoas.
(D) muitas pessoas.

22. Convide um(a) colega para juntos criarem um conto de encantamento, seguindo o passo a
passo. Preencham todos os campos.

Contação de contos de encantamento

23. Agora, em dupla, criem um texto oral e façam uma roda de contação de contos de
encantamento. Será um momento muito divertido!