Editorial – Aula 1 Língua Portuguesa 7 º Ano - 04/05/2020

OLÁ PESSOAL!!!! TUDO BEM POR AÍ?
HOJE O NOSSO TEMA SERÁ EDITORIAL.
VAMOS APRENDER SOBRE UM TEXTO JORNALÍSTICO QUE GERALMENTE APARECE NO INÍCIO DAS COLUNAS DOS JORNAIS.
VOCÊ JÁ OBSERVOU ISSO?

Vamos iniciar acessando o link abaixo para compreender melhor o que é o editorial e reconhecer suas características.

 

https://pt.slideshare.net/MarceloC2/aula-09-aula-de-redacao-editorial-ok?qid=fe88b035-2748-4589-a663-224a0883d3ec&v=&b=&from_search=1 Acesso em 17/04/2020.

Para saber mais: https://www.todamateria.com.br/texto-editorial/

EM SEGUIDA VAMOS ACESSAR MAIS UM LINK, LER ATENTAMENTE UM TEXTO E RESPONDER NO SEU CADERNO AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM.

 

 http://www.jornalasemana.net/outros/editorial/o_lado_bom_das_coisas/1526 Acesso em 17/04/2020.

1) Qual a finalidade do texto em estudo?

2) Qual o fato que gerou o editorial?

3) Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?

A) ( ) Jurídicos
B) ( ) Religiosos
C) ( ) Publicitários
D) ( ) Jornalísticos

4) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir sua ideia. Indique quais são os argumentos apresentados no texto.

5) Sabe-se que os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem à informação (I) ou à opinião (O).

A) Agora todos tem tempo para brincar, conversar e fazer coisas juntos dentro de casa. ( )
B) […] foram fechadas as escolas e comércios que não são considerados essenciais para a população. ( )
C) […] a doença ainda não tem um tratamento ou cura. ( )
D) Pelo menos é necessário repensar e tentar encontrar pontos positivos em momentos como esse. ( )
E) O mais indicado é ficar em casa, em isolamento social. ( )
F) Esse é o momento de apreciar as coisas boas que o isolamento social e a quarentena podem ofertar. ( )

6) No trecho: “… fazer uma jogatina com sua família ou ainda lembrar de histórias de quando eram mais jovens e passá-las para as próximas gerações…” A palavra grifada introduz uma

A) ( ) oposição.
B) ( ) adição.
C) ( ) alternância.
D) ( ) conclusão.

7) No período “Isso sem falar de resgatar aquele velho jogo de tabuleiro e fazer uma jogatina com sua família ou ainda lembrar de histórias de quando eram mais jovens e passá-las para as próximas gerações…”, o termo em destaque pode ser substituído por qual outro de mesmo sentido?

A) ( ) Libertar
B) ( ) Recuperar
C) ( ) Escravizar
D) ( ) Redimir

SEGUE MAIS UM LINK PARA LEITURA DE MAIS UM TEXTO.

https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/editorial-1.334042/o-cuidado-para-iniciar-a-retomada-1.782082 Acesso em 20/04/2020.

8) O texto lido tem qual a finalidade?

9) O editorial foi construído a partir de que fato?

10) No último parágrafo há uma informação que comprova a posição do jornal sobre a retomada à realidade habitual. Qual?

11) No editorial em estudo, que fundamento o autor do texto faz para construir a defesa da tese. Indique as estratégias argumentativas encontradas no texto.

12) No trecho “Não se trata do momento de decidir só por números, impulso ou indícios, mas com base em questões concretas.” A palavra grifada introduz uma

A) ( ) oposição.
B) ( ) adição.
C) ( ) alternância.
D) ( ) conclusão.

13) No trecho “[…] qualquer política dependerá da adesão e do respeito da população.” A palavra grifada introduz uma ideia de

A) ( ) oposição.
B) ( ) adição.
C) ( ) alternância.
D) ( ) conclusão.

14) No período “O que pode determinar o caminho de um caos sem precedentes.”, o termo em destaque pode ser substituído por qual outro de mesmo sentido?

A) ( ) Próximo
B) ( ) Nunca antes visto
C) ( ) Súbito
D) ( ) Preliminar

15) Quais são as principais características do gênero editorial?

UFAAA!!!! POR HOJE É SÓ.
ATÉ BREVE.

Últimos Comentários

Deixe um comentário para FRANCISCA MARIA GALVÃO PICANÇO Cancelar resposta