Preservação da biodiversidade – 1 ª Aula Ciências 9 ° Ano - 06/05/2020

Olá alunos, como estão de quarentena?
Vamos as atividades de hoje?

   A importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional

   Nosso planeta é rico em diversidade de vida, com grande quantidade de animais, plantas, fungos e micro-organismos. Cada ser vivo desempenha papel fundamental para o equilíbrio do planeta, sendo necessário, portanto, que ocorra a preservação de todas as espécies.

   O Brasil é um dos países com maior biodiversidade no mundo. Seja em espécies de plantas, animais ou micro-organismo, as terras e águas brasileiras são abundantes em formas de vida. Além disso, nosso país é um verdadeiro “baú” de riquezas minerais.

   O ambiente, além de fonte de recursos, é ecologicamente importante na manutenção dos regimes de chuvas, no clima, estabilidade de solos e nos chamados ciclos biogeoquímicos, através dos quais, elementos essenciais para a vida e as atividades humanas, são “reciclados” e voltam a estar disponíveis para todos nós. Entre esses ciclos destacam-se o do oxigênio, o do carbono, do nitrogênio e do fósforo. Sem os processos ecológicos e geológicos que os possibilitam, não seria possível haver agricultura, ou ar e água próprios para nossa utilização. Além disso, as contribuições ambientais nos quesitos paisagísticos, de turismo e de lazer são imensas, sem contar a relevância sociocultural ou até espiritual que apresentam para populações tradicionais como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

   Para que toda esta riqueza seja preservada, o Brasil protege muitas áreas naturais na forma de Unidades de Conservação (UC), o que, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), é uma “estratégia extremamente eficaz para a manutenção dos recursos naturais em longo prazo”.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SEFwGcJYbbg. Acesso em 27 de abr. de 2020.

   Com o intuito de se organizar as Unidades de Conservação, otimizar seu processo de gestão, e facilitar a criação de novas áreas sob esta identidade foi criado, no ano 2000, o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

   As unidades de conservação ambiental são espaços geralmente formados por áreas contínuas, institucionalizados com o objetivo de preservar e conservar a flora, a fauna, os recursos hídricos, as características geológicas, culturais, as belezas naturais, recuperar ecossistemas degradados, promover o desenvolvimento sustentável, entre outros fatores que contribuem para a preservação ambiental.

   A criação dessas unidades de conservação é de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.

   As Unidades de Conservação podem ser destinadas à exploração sustentável de recursos naturais, preservação total do ecossistema, realização de pesquisas, visitação para promover a educação ambiental etc. Essas unidades de conservação são divididas em dois grandes grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.

   As unidades de proteção integral são aquelas que não podem ser habitadas pelo homem e têm seu uso restrito ao turismo e à pesquisa. Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral:

   As unidades de conservação de uso sustentável são aquelas em que o homem pode estabelecer-se, entretanto, o uso dos recursos naturais deve acontecer de maneira sustentável. Isso quer dizer que a exploração não pode ser exagerada, preocupando-se com as gerações futuras. Essas unidades são divididas em sete grupos:

   A existência destas UCs é de vital importância para a manutenção do modo de vida de populações tradicionais que há muito tempo habitam determinada região e, portanto, são fortemente ligadas a ela.



01. Em relação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pode-se afirmar que

(A) ( ) as Unidades de Conservação subdividem-se em três grupos: proteção integral, uso sustentável e proteção sustentável.
(B) ( ) Um dos objetivos é a proteção dos recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, devendo-se respeitar e valorizar o conhecimento e a cultura dessas populações e promovê-las social e economicamente.
(C) ( ) É proibida a instalação de infraestrutura, como redes de abastecimento de água, esgoto e energia básica em UCs de uso sustentável, mesmo com a aprovação do órgão responsável por sua administração.
(D) ( ) O objetivo básico das Unidades de Conservação de uso sustentável é preservar a natureza, sendo admitido, dentro desse tipo de unidade, apenas o uso indireto dos recursos naturais.

02. Tratando-se de unidades de conservação, considera-se unidade de uso sustentável

(A) ( ) Monumento Natural.
(B) ( ) Estação Ecológica.
(C) ( ) Reserva Biológica.
(D) ( ) Reserva Extrativista.

03. Complete as lacunas em branco.

a) A _____________________ tem como objetivo principal, a preservar a natureza e garantir a realização de pesquisas. Nesse local, é proibida a ____________________, exceto quando se tratar de visitas educacionais.
b) _______________________ visam a preservação da natureza de modo que a qualidade de vida das ___________________ tradicionais seja assegurada.
c) ______________________ área concedida às populações que realizam atividades extrativistas tradicionais. As ______________ e ________________ são permitidas dentro das normas estabelecidas pela administração da unidade de conservação.
d) ________________________________________ são aquelas em que o homem pode estabelecer-se, entretanto, o uso dos recursos naturais deve acontecer de maneira ___________________. Isso quer dizer que a exploração não pode ser exagerada, preocupando-se com as_________________________________.

04. Na sua opinião, o que deve ser feito para a preservação da biodiversidade nas Unidades de Conservação?

05. Quais vacinas você já tomou? Quais doenças essas vacinas imunizam?

Desejo a todos uma ótima semana. Abraços.

Deixe um comentário