ATIVIDADE 12 – A conquista da América Espanhola - 27/07/2021

CONQUISTA DA AMÉRICA ESPANHOLA

A conquista da América espanhola foi o nome dado ao processo de dominação dos espanhóis sobre os nativos encontrados na América recém-descoberta. A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.

O objetivo inicial de Colombo era alcançar a Ásia – chamada de “Índias” –, entretanto, a expedição de Colombo resultou na chegada dos europeus ao continente americano e iniciou o processo de ocupação e colonização.

A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.

Com a chegada dos espanhóis em 1492, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, conhecidos também como os reis católicos, fizeram uso da sua influência – conquistada após anos de lutas contra os muçulmanos da Península Ibérica – com a Igreja Católica e, assim, surgiu o Tratado de Tordesilhas, de 1494. O aval da Igreja Católica durante o século XV era extremamente importante porque as decisões decretadas pelo Papa estavam acima das decisões dos reis. O Tratado estipulou uma linha imaginária sobre a América. Assim, as terras descobertas a oeste da linha foram nomeadas como posse da Espanha e as terras descobertas a leste foram nomeadas como posse de Portugal.

Nas terras que foram consideradas espanholas pela Igreja, estavam duas grandes civilizações: astecas e incas. Essas civilizações eram conhecidas pelo avançado estilo de vida, possuindo um largo conhecimento sobre inúmeros assuntos, além de possuírem grandes construções e formarem sociedades extremamente complexas e organizadas.

Os espanhóis haviam passado séculos lutando contra os muçulmanos na Península Ibérica em um processo chamado de Reconquista. Assim, viram nas expedições à América uma nova reconquista, uma vez que os povos nativos não eram cristãos.

Sobre a conquista da América, é importante considerar que quase não havia financiamentos da Coroa para as expedições, que, em geral, eram financiadas por banqueiros interessados no retorno financeiro dessas expedições caso fossem encontrados metais preciosos. Entretanto, era necessária uma autorização da Coroa para que uma expedição fosse realizada. Hoje, sabe-se que inúmeras expedições foram realizadas de maneira clandestina. Toda expedição autorizada pela Coroa tinha como obrigação o pagamento do quinto de imposto (a cobrança de 1/5 ou 20%) de todas as riquezas obtidas.

A história nos conta a vitória dos espanhóis sobre os nativos à custa do extermínio destes. Na maioria dos casos, os espanhóis lutavam em cenários extremamente adversos, pois estavam em número consideravelmente inferior ao dos nativos. Apesar disso, existem motivos que ajudam a entender a vitória dos espanhóis:

Doenças: o contato dos nativos com doenças trazidas pelos europeus foi mortal. A varíola, principalmente, dizimou vilas e tribos inteiras de maneira epidêmica e fulminante;

Superioridade de armas: as armas utilizadas pelos espanhóis eram notadamente superiores, pois as armaduras de metal dos espanhóis garantiam importante proteção, além do uso de espadas, bestas, arcabuzes etc.

Alianças: a conquista dos incas e astecas só foi possível porque inúmeros outros povos conquistados por incas e astecas aliaram-se aos espanhóis na esperança de se libertarem dos seus algozes.

Nos primeiros anos, a colonização espanhola aconteceu apenas nas ilhas do Caribe, com a implantação de cidades e da mineração de aluvião. Rapidamente as populações nativas do Caribe foram quase completamente dizimadas.

Em várias partes da América, entretanto, houve resistências dos nativos, que lutaram para sobreviver. Outros, em contrapartida, optaram por fugir. Além disso, muitos espanhóis tentaram defender os nativos, denunciando as violências cometidas. O bispo Frei Bartolomé de Las Casas foi o maior nome na defesa dos índios contra a violência espanhola. Mesmo assim, a mortalidade foi gigantesca e estima-se que cerca de 80% da população nativa original tenha morrido durante o século da conquista.

|Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/conquista-america-espanhola.htm. Acesso em: 14 de jun. de 2021.

 1. Pesquise em um dicionário o significado de:

2.  A conquista dos astecas foi um dos capítulos da conquista da América Espanhola realizada após a chegada dos europeus nesse continente. O texto traz ora espanhóis e nativos fazendo alianças, ora confrontando e momentos de resistências. 

Identifique no texto trechos que falam sobre esses momentos:

3. Escolha as palavras corretas no banco de palavras e complete a citação a seguir:

“A _____________________________________ foi o nome dado ao processo de dominação dos espanhóis sobre os nativos encontrados na América recém-descoberta. A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela ________________________em sua história. A chegada da expedição de _______________________________ na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao ____________________________ e foi o auge de um longo processo de _______________________ durante todo o século XV.

4. A história nos conta a vitória dos espanhóis sobre os nativos à custa do extermínio destes. Na maioria dos casos, os espanhóis lutavam em cenários extremamente adversos, pois estavam em número consideravelmente inferior ao dos nativos. Apesar disso, existem motivos que ajudam a entender a vitória dos espanhóis.

Quais foram esses principais motivos? Explique cada um deles.

5. Explique qual era o papel e as exigências da Coroa para com as expedições de conquista da América e quem financiava estes investimentos?

6. Explique com suas palavras como se deu esse processo de exploração e violência na América espanhola.

QUE FIM LEVARAM AS MAIORES CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE NA AMÉRICA: OS ASTECAS, OS INCAS E OS MAIAS

            OS ASTECAS

A conquista espanhola do território americano está envolvida por ações violentas contra os povos nativos, com o objetivo de submete-los e explorar suas riquezas. Esse processo, no entanto, fez eclodir diversas formas de resistência por parte dos povos indígenas.

Embora fossem guerreiros destemidos e mais numerosos que os espanhóis, os astecas não resistiram às doenças trazidas pelos europeus, às armas de fogo, às espadas e às alianças com outros povos nativos. A partir de 1519, os astecas foram destruídos pelos espanhóis. O primeiro conflito entre espanhóis e astecas ocorreu em maio de 1520, quando os conquistadores invadiram um templo e mataram dezenas de indígenas.

Tenochtlitan caiu em agosto de 1521, após meses de cerco. O sistema de alianças que os espanhóis selaram durante o conflito foi decisivo para a destruição do Império Asteca. Enquanto os espanhóis tinham o apoio de cerca de cinquenta oltepetl, os astecas eram apoiados por apenas três.

A tomada de Tenochtlitan, não se tratou da vitória dos espanhóis sobre os indígenas, mas da vitória de diversos grupos étnicos que, aliados aos espanhóis, derrotaram um inimigo comum: os astecas. Os povos nativos coligados aos espanhóis não podiam imaginar que a queda dos astecas era apenas o primeiro grande ato de uma história de destruição que arrastaria depois suas cidades, formas de organização social e política, crenças e milhões de vidas.

            OS INCAS

Muito difícil e demorada foi a conquista do Império Inca, nos Andes sul-americanos. Ali, tudo dificultava o avanço dos espanhóis, a começar pela geografia, pois os Andes não permitiam grandes deslocamentos de tropas, e as trilhas feitas pelos incas serviam mais para a defesa nativa do que para os conquistadores. Outro aspecto que dificultou a conquista espanhola foi que, embora os incas tivessem um império fundado no domínio militar, as elites dos povos por eles incorporados eram integradas e não tinham o mesmo ressentimento que os povos mexicanos em relação aos astecas. Os incas, além disso, haviam tido a preocupação e o tempo para expandir o uso da sua língua, o quíchua, assim como da sua religião solar. Os espanhóis tardaram décadas a conquistar e desmantelar o Império Inca. Apenas em 1572, o último rei inca, Túpac Amaru, foi derrotado, mais de cinco décadas depois da conquista do México. Enquanto no México a língua espanhola difundiu-se rapidamente, nos Andes o quíchua continua sendo falado até hoje. Os objetivos dos espanhóis eram dois: conquistar riquezas e almas. As minas foram logo exploradas, e carregamentos crescentes de ouro e outros metais foram levados à metrópole europeia. Por conta disso, além da fundação de grandes portos e cidades coloniais, essas riquezas fizeram o fausto da corte da nova capital da Espanha, Madri. […]

(Adaptado de: Araribá mais História, p.106-107)

OS MAIAS

Os mistérios que culminaram na queda e posteriormente no desaparecimento da civilização Maia por longos anos foram desconhecidos. Porém, esse fator não atuou como causa paralisante das investigações feitas pelos arqueólogos, ao contrário, eles avançaram com algumas teorias, como a da crise nas rotas comerciais, uma invasão e até a ocorrência de uma guerra civil.

Contudo, foi a partir da década 90 que antigos registos climáticos foram recolhidos da civilização passada, onde foi possível criar uma nova hipótese para explicar o sumiço da sociedade pré-colombiana: ela teria vivido dois momentos de grande seca.

Por isso, quando os espanhóis chegaram à América Central, em 1517, os Maias já não estavam mais presentes no território. Porque depois do momento da grande prosperidade, tanto o poder político quanto o econômico suscetivelmente declinaram em como resultado da escassez. Desse modo, em torno do ano 850, aquela sociedade foi saindo gradualmente das cidades e, em pouco menos de dois séculos, a civilização, que um dia tinha sido a mais notória, acabou sendo abreviada a pequenas aldeias.

Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/que-fim-levaram-os-maias-uma-das-maiores-civilizacoes-da-antiguidade.phtml. Acesso em: 14 de jun. de 2021.

7. A imagem a seguir é pintura, do séc. XVII, representa a conquista de Tenochtitlán por Cortés em 1521, representa o início do cerco que acabou por derrotar Cuauhtémoc e por fim no império Asteca. A pintura não tem autoria conhecida. Com base na imagem responda os questionamentos a seguir.

A conquista de Tenochtitlán

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Conquest_of_Tenochtitlan.jpg Acesso em 19 de ago. de 2020

a) O número de pessoas pintadas no quadro é grande?

b) Quem está sendo retratado?

c) O que está sendo retratado?

d) Qual é o local onde este evento está se passando?

e) Descreva com suas palavras esse evento.

8. A conquista dos astecas foi um dos capítulos da conquista da América Espanhola realizada após a chegada dos europeus nesse continente. Os astecas foram uma civilização mesoamericana que habitava a região do atual México e mantinham sob domínio de seu imperador, Montezuma, uma vasta população e vários territórios.

De acordo com o texto o que foi decisivo para a destruição do império Asteca?

9. Quando o texto diz que os objetivos dos espanhóis eram dois: “conquistar riquezas e almas”. Isso significa que os objetivos eram:

  1. (   ) Políticos e econômicos
  2. (   ) Sociais e políticos
  3. (   ) Econômicos e religiosos
  4. (   ) Religiosos e sociais

10. A conquista do império Inca diferentemente dos Asteca e ela foi mais demorada. Alguns aspectos dificultavam o avanço dos espanhóis. Quais foram estes aspectos?

11. Os mistérios que culminaram na queda e posteriormente no desaparecimento da civilização Maia por longos anos foram desconhecidos. Qual é a principal hipótese que os historiadores usam para justificar o desaparecimento deste império? 

12. Sobre o processo de conquista da América espanhola, responda a cruzadinha a seguir:

a. Qual expedição chegou a na América, em 1492?

b. Qual foi um dos meios que os espanhóis utilizaram para a conquista da América espanhola?

c. Em várias partes da América, o que houve entre os nativos em busca da sobrevivência? 

d. Quem eram os financiadores das expedições? 

e. Além da resistência qual era a outra opção dos nativos em busca da sobrevivência?

f. A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados na história de qual país?    

g. Qual era o outro nome que Colombo usa para as Ásia?

h. Quais eram as duas grandes civilizações que estavam nas terras que foram consideradas espanholas pela Igreja?  

i. Imposto cobrados pela Coroa, as expedições autorizadas, das riquezas obtidas durante a expedição?

j. Nos primeiros anos, em quais ilhas a colonização espanhola aconteceu?

k. Além da fundação de grandes portos o que mais foi fundado devido a exploração de metais na América?

l. Que tipo de mineração foi implantada?  

m. Qual foi o maior nome na defesa dos índios contra a violência espanhola?  

n. O primeiro conflito entre espanhóis e astecas que mataram dezenas de indígenas, foi marcado pela invasão de um?

o. Para onde era levado os metais preciosos explorados na América?

p. Qual era o principal metal precioso explorado nas américas?

q. Qual império foi muito difícil e demorado a sua conquista por localizar-se nos Andes sul-americanos?

r. Além de ocupar o território americano os espanhóis também desenvolveram qual outro processo?

s. Qual língua era falada pelos Incas e continua sendo falada até hoje?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.