A emergência do fascismo e do nazismo; A Segunda Guerra Mundial Judeus e outras vítimas do holocausto – 9º ano – História – 4ª semana - 28/08/2020

Oi gente! Prontos para mais uma revisão?

  1. A Segunda Guerra Mundial compreende o período entre os anos de 1939 e 1945, no qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história até os dias de hoje. Descreva quais foram as principais causas de ter acontecido a segunda guerra mundial.

2. Após um longo período de combate entre Eixo e Aliança, a Segunda Guerra Mundial terminou apenas no ano de 1945 quando Itália e Alemanha se renderam. Quais foram as principais consequências deixadas pela segunda guerra mundial?

3. Ao final da segunda guerra mundial foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), qual é o seu propósito de criação?

4. Observe a imagem abaixo e responda:

capa-capitao-america (1)

 Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

5. A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

a) (  ) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.

b) (  ) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.

c) (  ) o poder soviético, durante a Guerra Fria.

d) (  ) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.

Disponível em: < https://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/exercicios/> acesso em 13 de ago. de 2020. [adaptada]

5)  A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi elaborada por uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1946 e 1948. em um contexto relacionado com eventos que se passaram durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro artigo, considerado a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma o seguinte:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” (Artigo 1, Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Durante a segunda guerra mundial houve a prática de extermínios, como holocausto, a perseguição de grupos de minorias como os judeus, homossexuais, ciganos, soviéticos, Testemunhas de Jeová, entre outros. Comparando este contexto histórico com a atualidade:

Tá tranquilo, né?

a) Descreva quais os preconceitos, discriminações e intolerância que ainda são existentes em sua sociedade atual?

b) Quais as ações de intervenção a ONU realizam na atualidade?

6. O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava

a. (  ) As mulheres e os trabalhadores.

b. (  ) Os fascistas e os estrangeiros.

c. (  ) A raça ariana e as mulheres.

d. (  ) Os homossexuais e os estrangeiros.

Disponível em < https://rachacuca.com.br/quiz/solve/39059/nazismo-e-fascismo-i/> Acesso em: 13 de ago. de 2020 (adaptada

7. O Brasil passou a participar do conflito da segunda guerra mundial a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas. Defina com suas palavras como foi a participação do Brasil na segunda guerra mundial: