A formação e o funcionamento das monarquias europeias – Atividade 10 - 01/06/2021

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental, com destaque para as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa. Para compreender como ocorreu esse processo leia o texto a seguir:

Esse processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, entretanto, em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (Dinastia Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Na Espanha ocorreu a partir da União dos reinos de Aragão e Castela, apresentando seu apogeu com a Dinastia de Habsburgo. Ambos países (Portugal e Espanha) começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos Mouros (muçulmanos) que habitavam a península ibérica desde o século VIII. Na França, considerada exemplo máximo do absolutismo europeu, esse processo foi consolidado com a Dinastia Capetíngia e a Dinastia Valois; e, por fim, na Inglaterra, com a Dinastia Plantageneta e a Dinastia Tudor. Observe que tanto na Espanha, quanto na França e na Inglaterra, a formação dos estados nacionais tiveram início no século XV.

Contexto Histórico: Resumo

Com a crise do sistema feudal na Baixa Idade Média (XI e XV), o crescimento demográfico, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a partir da expansão das rotas marítimas, os países europeus foram criando seus próprios modelos de centralização política, donde o rei tornou-se uma das figuras mais importantes ao lado da Igreja e da nova classe que surgia: a burguesia.

Junto a isso, os ideais mercantilistas dos quais estavam imbuídos os novos mercadores, comerciantes e profissionais burgueses, aceleraram o nascimento de um novo sistema econômico: o capitalismo. Antes de mais nada, devemos ter em conta que esse sistema que surgiu, tratava-se de um capitalismo primitivo (um pouco diferente do conceito que temos hoje dele), pautados nos ideais do lucro, monopólio comercial, protecionismo alfandegário (proteção da economia pela entrada de produtos estrangeiros), metalismo (acúmulo de metais preciosos), os quais levaram à introdução da moeda como valor de troca.

Enfim, o sistema feudal e rural (administrado pelos senhores feudais), foi substituído pelo sistema capitalista, onde o crescimento das cidades (burgos) e a intensificação do comércio e das feiras livres pela classe burguesa marcou o período que ficou conhecido como Renascimento Comercial e Urbano.

Diante disso, os senhores feudais que possuíam grande poder na Idade Média, começam a perder sua posição, donde o Rei torna-se a figura responsável por administrar a política e a economia. Esse grande poder atribuído ao Monarca foi efetivado pelo apoio recebido da nobreza e sobretudo dos burgueses, a nova classe social que enriquecia cada vez mais, com o desenvolvimento do comércio.

Desde o surgimento e organização da classe burguesa, eles lutavam pela autonomia das cidades (dominadas ainda pelos senhores feudais), movimento que ficou conhecido como Movimento Comunal, referente às Comunas, ou cidades livres, libertadas das mãos dos senhores feudais.

Foi assim que a crise do sistema feudal e medieval teria sido solucionada, ou seja, por meio da centralização política nas mãos do Monarca (Rei), donde ele, como o poder soberano, decretava as leis, arrecadava impostos bem como organizava os exércitos nacionais. Todas essas características mediante o poder centrado numa única figura soberana, o Rei, ficou conhecida como Absolutismo Monárquico. A partir disso, foi criado os Estados Nacionais, os quais apresentavam suas fronteiras, limites dos territórios e o exército nacional (para segurança da nação). No âmbito econômico, as monarquias nacionais visavam a unificação dos padrões monetários e também um sistema de cobrança dos impostos.

Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.

Disponível em:https://www.todamateria.com.br/formacao-das-monarquias-nacionais/ Acesso em: 25 de maio de 2020.

1- Sobre a centralização política na Europa durante a época moderna, é correto afirmar que se tratou de um processo

a) (   ) uniforme, ou seja, que ocorreu no mesmo momento e da mesma forma em diferentes países europeus.

b) (   ) no qual a nascente burguesia ocupou o poder, e os reis e rainhas tinham pouco poder.

c) (    ) que ocorreu de maneira similar nos países europeus, entretanto, em tempos distintos.

d) (    ) que se iniciou na Inglaterra, durante o reinado de Henrique VIII, o primeiro a centralizar o poder.

02. Assinale com (V) para as alternativas que são características do contexto histórico da formação das monarquias e

(F) para as que não são.

a) (    ) crise do sistema feudal na Baixa Idade Média. b) (    ) o crescimento demográfico.

c) (    ) o surgimento da burguesia e o desenvolvimento do comércio. d) (    ) expansão das rotas marítimas.

03. A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental, com destaque para as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

No quadro a seguir anote como ocorreu esse processo em cada uma dessas monarquias.

04. A centralização política nas mãos do Monarca (Rei), donde ele, como o poder soberano, decretava as leis, arrecadava impostos bem como organizava os exércitos nacionais. Essas características de centralização de poder numa única figura soberana, o Rei, ficou conhecida como

05. Relacione as características deste período aos seus respectivos significados.

06. Quais eram as principais características dos Estados Nacionais e quais foram os elementos essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais?

07. O sistema feudal e rural (administrado pelos senhores feudais), foi substituído pelo sistema capitalista, onde o crescimento das cidades (burgos) e a intensificação do comércio e das feiras livres pela classe burguesa marcou o período que ficou conhecido como ___________________________________________.

08. Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era

a) (   ) Moderna b)(   ) Medieval c)(   ) Contemporânea d)(   ) Pós-moderna

09. Encontre no caça-palavras as principais características do período em que aconteceu a formação das Monarquias Nacionais.

10. Relacione todas as palavras que você encontrou no caça-palavras, se você tiver dúvidas do seu significado retorne ao texto para sistematizar os seus conhecimentos.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.