A. VISUAIS 2° CORTE – Arquitetura – Primeiras Construções de Goiânia Art Déco - 20/06/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

6º ANO

As primeiras construções de Goiânia – Art Déco

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Materialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial: de culturas diversas, em diferentes épocas; Formas de expressão artística.

Processos de Criação: Sentidos plurais

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais;

Materialidades e Imaterialidades: Tecnologias e recursos digitais.

HABILIDADES:

(GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.

(GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal.

(GO-EF06AR05) Experimentar, apreciar e compreender criticamente a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.

(GO-EF06AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o olhar sensível, o imaginário, o pensamento crítico e investigativo, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano.

(GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas.

As primeiras construções de Goiânia

Você sabia que a primeira capital do nosso estado foi a Cidade de Goiás? Também conhecida como Vila Boa de Goiás ou Goiás Velho, a sua arquitetura possui características bem diferentes das construções que vemos em Goiânia.

Nesta atividade vamos ver um pouco sobre as primeiras construções feitas em Goiânia, projetadas a partir de um estilo definido como Art Déco. Vários edifícios foram conservados até os nossos dias, por isso nos é permitido conhecer melhor como eram os costumes e os gostos artísticos daquela época.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: