A. VISUAIS 2° CORTE – ARTE INDÍGENA E APROPRIAÇÃO CULTURAL - 09/05/2022

ATIVIDADE ARTE – (ARTES VISUAIS)

ARTE INDÍGENA E APROPRIAÇÃO CULTURAL

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento/Conteúdos: Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Arte Erudita e Arte Popular (Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística).

HABILIDADES:

(GO-EF08AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais, universais, assim como as representações que elas fazem dos sujeitos, observando papéis de gênero e outros marcadores sociais. Compreender criticamente os conceitos e os contextos das produções socioculturais de diferentes períodos da história da arte;

(GO-EF08AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte: arte, artesanato, folclore, design e fazer relação direta e indireta entre eles.

“Você já ouviu falar em “Apropriação Cultural”? De forma bem resumida, podemos dizer que apropriação cultural é quando uma cultura adota elementos específicos de outra cultura (como símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos, formas, etc.). No entanto, a definição vai muito além de simplesmente adotar aspectos de outra cultura. Ela se caracteriza quando membros de uma cultura dominante incorporam elementos de outra cujos integrantes sofreram opressão sistemática daquele mesmo grupo dominante; por exemplo, a cultura europeia ou norte-americana brancas ao se apropriarem de culturas nativas indígenas ou africanas.”

LINK PARA A ATIVIDADE COMPLETA