A.VISUAIS 2° CORTE – ESCULTURA - 20/06/2022

ESCULTURA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Sistemas (Espaços e Atuações) da Linguagem: Categorias profissionais

Contextos e Práticas: Formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas locais, regionais e nacionais;

Materialidades e Imaterialidades: Formas de expressão artística;

Matrizes Estéticas: Matrizes Estéticas e Culturais.

HABILIDADES:

(GO-EF06AR07-B) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa, crítica e sensível.

(GO-EF06AR01-A) Apontar, relacionar, compreender, explorar, representar e criar criticamente, formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, locais, regionais e nacionais, desenvolvendo a percepção, o olhar sensível, o imaginário, o pensamento crítico e investigativo, a capacidade de simbolizar, bem como valorizar o repertório imagético pessoal e do cotidiano.

(GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal.

(GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais

“É uma expressão artística tridimensional (possui altura, largura e profundidade). Há milhares de anos as pessoas transformam materiais como pedras, madeiras, argila, ossos, metais em esculturas nas mais diferentes formas e tamanhos. São variadas técnicas que permitem transformar esses materiais, cada uma com suas ferramentas e matérias-primas específicas.

Dentre as técnicas de esculturas mais conhecidas temos as técnicas aditivas (criação de formas por meio do acréscimo de materiais maleáveis, como por exemplo, barro e a cera), técnicas subtrativas (criação de formas por meio do entalhe – retirada de materiais que podem ser a partir de um bloco de pedra, madeira) e técnicas construtivas (criação de formas a partir da união de materiais que podem ser colados, soldados, encaixados). Essas expressões artísticas podem ser vistas em vários lugares como museus, praças, ruas, edifícios. Por ser tridimensional, a escultura pode ser apreciada de todos os lados e serem percebidas também, pelo tato. ”

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: