A. VISUAIS 2° CORTE – MANIFESTAÇÕES CULTURAIS_PROCISSÃO DO FOGARÉU - 26/05/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

7º ANO

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS – PROCISSÃO DO FOGARÉU

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Patrimônio Cultural Material e Imaterial.

HABILIDADES:

(GO-EF07AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, relacionando com a contemporaneidade.

(GO-EF07AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, compreendendo e construindo repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas e investigar os seus aspectos culturais e artísticos, desconstruindo estereótipos.

“A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na Cidade de Goiás, na madrugada da quinta-feira santa. A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início à 0:00 da quinta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Tradicionalmente, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos. Eles seguem descalços, pelas antigas ruas de pedra da cidade. Uma multidão de pessoas, composta de fiéis, turistas e moradores locais, assistem ao espetáculo, marchando juntamente aos Farricocos em direção à escadaria da Igreja de N. S. do Rosário”.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_61f8da9c85f343b2a2ae2423a00bdf7f.pdf