A. VISUAIS 2° CORTE – MOVIMENTO MODERNISTA - 20/06/2022

7º ANO

MOVIMENTO MODERNISTA

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: Matrizes Estéticas e Culturais; Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística.

HABILIDADES:

(GO-EF07AR03-A) Reconhecer e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, relacionando com a contemporaneidade.

(GO-EF07AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética, fazendo conexão às suas histórias de vida, memórias e valores construídos por meio de vivências, nos quais se configuram e reconstroem as identidades culturais.

“Uma das principais propostas dos artistas do Movimento Modernista no Brasil era misturar influências do exterior e elementos brasileiros, trazendo novos conceitos, técnicas e a emoção e sensibilidade do artista. Os artistas modernistas buscavam representar em suas obras temas genuinamente brasileiros, buscando as raízes da nossa cultura indígena, africana e caipira”.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA: