A. VISUAIS 2º CORTE – ARTE INDÍGENA BRASILEIRA TIPOS DE HABITAÇÕES - 26/04/2022

ATIVIDADE ARTE/ARTES VISUAIS

6º ANO

ARTE INDÍGENA BRASILEIRA – TIPOS DE HABITAÇÕES

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Matrizes Estéticas: Matrizes Estéticas e Culturais

Materialidades e Imaterialidades: Patrimônio cultural material e imaterial de culturas diversas, em diferentes épocas.

HABILIDADES:

(GO-EF06AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência de distintas matrizes estéticas culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais, nacionais e universais, assim como as representações que estas fazem dos sujeitos, observando papeis de gênero e outros marcadores sociais, partindo de um olhar reflexivo que busque compreender como e porque as representações imagéticas e estéticas interferem nas identidades culturais.

(GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em espacial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativo às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento de alteridade e desconstruindo estereótipos.

“Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho. A oca é uma das habitações indígenas, e consiste em uma grande cabana, feita com troncos de árvores e cobertas com palha de palmeira. Na oca, podem viver várias famílias de uma mesma tribo. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão. Maloca é um tipo de cabana comunitária usada pelos indígenas da região amazônica. Cada tribo dessa região possui este tipo de habitação com características específicas.

No centro da aldeia fica a ocara, a praça, onde se reúnem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, é o lugar das grandes festas. Dessa praça, partem trilhas que levam à roça, ao campo e ao bosque. As formas das casas variam de acordo com os costumes de cada grupo indígena, podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais, etc.

O contato com os não índios levou mudanças para as aldeias, tanto no formato das habitações, no material utilizado para a construção em algumas tribos indígenas, nas formas de vestimenta, nas pinturas corporais…”

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA:

https://www.webzinecirandaarte.com.br/_files/ugd/a19c09_b248ff069fa84815a4fb89a611a3cfed.pdf