Alongamento - 17/08/2020

Alongamento é o exercício para preparar melhorar flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.

 

É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e os músculos.

 

Os alongamentos não são feitos apenas antes e depois dos exercícios, pois eles servem também para relaxar o corpo e a mente, e quando feitos de maneiras adequadas ele ainda traz os seguintes benefícios para o corpo:

 

  1. Reduzem as lesões;

  2. Relaxam o corpo;

  3. Ativam a circulação;

  4. Deixam o corpo mais solto e leve;

  5. Corrige a postura;

  6. Aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;

  7. Benefícios para a coordenação;

 

Esses exercícios podem ser usados também para melhorar a respiração, e ainda facilita a oxigenação sanguínea, o que aumenta o raciocínio de estudantes. Quando se vai fazer um alongamento à respiração é fundamental, lenta e profunda e também deve-se respeitar os limites para não forçar e causar lesões.

O alongamento não é só importante antes dos exercícios físicos, é também importante depois, pois ajuda a descansar e também é melhor aproveitado, pois a musculatura do corpo já está bem aquecida.

 

Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 30 a 40 segundos. Faça o movimento novamente em outra parte do corpo.

 

Quando nos espreguiçamos já estamos fazendo um alongamento, isso quando ao acordar, todos já podem fazer um alongamento, para melhorar o corpo para o dia a dia, proporcionando mais ânimo e ajuda a preparar o corpo para os possíveis exercícios diários, como uma caminhada até o trabalho. O corpo se prepara e fica mais relaxado tanto para quem trabalha em pé ou para quem fica muito tempo sentado. O alongamento é um tipo de exercício que pode ser feito todos os dias, qualquer um pode fazer independente da idade ou da flexibilidade que o corpo tenha, a qualquer hora e não são necessários equipamentos especiais e nem algum tipo de treinamento, mas deve se tomar alguns cuidados, pois quando mal feito pode trazer mais danos físicos (lesões), ao invés de benefícios.

 

 

https://youtu.be/_6NdIsik7eg

 

Atividades

 

1) O que é o alongamento?

2)Quais os benefícios do alongamento?

3)Como deve ser feito o alongamento?

4)O alongamento é um tipo de exercício que pode ser feito todos os dias, qualquer um pode fazer independente da __________________ou da _____________________________que o corpo tenha.

5)Alongamento é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é muito comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a Yoga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia. Escolha 03 tipos de alongamentos tire foto realizando o alongamento e envia para a professora.

Material Produzido por:

Adriana Pereira – CRE Quirinópolis – Colégio Estadual Bartolomeu Bueno da Silva.

Cremilda Martins – Superintendencia de Desporto Educacional, Arte e Educação.

Deixe um comentário