ATIVIDADE 13 – Ampliação e redução de figuras planas - 18/08/2021

Construção de figuras planas semelhantes

Na malha quadriculada

Quando falamos em ampliação de uma imagem, consideramos que as medidas de abertura dos ângulos dessa imagem são mantidas e que as medidas de comprimento de suas dimensões são multiplicadas por um mesmo número maior que 1.

Do mesmo modo, na redução de uma imagem, consideramos que as medidas de abertura dos ângulos dessa imagem são mantidas e que as medidas de comprimento de suas dimensões são divididas por um mesmo número maior que 1.

Para ampliar ou reduzir figuras planas, podemos utilizar a malha quadriculada.

Exemplo

Somos educação/Arquivo da Editora.

Com base na malha quadriculada, nas medidas das aberturas dos ângulos das três figuras e nas medidas de comprimento dos lados delas, podemos afirmar, em relação à figura A, que a figura B é uma ampliação e que a figura C é uma redução dela.

No plano cartesiano

Além da malha quadriculada, podemos ampliar ou reduzir uma figura plana utilizando o plano cartesiano.

Exemplo

Somos educação/Arquivo da Editora.

Observe que os pares ordenados dos quatro vértices desse trapézio ABCD são: A(2, 0), B(4, 4), C(8, 4), D(10, 0).

Ao dividir essas coordenadas por 2, obtemos os seguintes pares ordenados: A’(1, 0), B’(2, 2), C’(4, 2), D’(5, 0). Traçando esses pontos no plano cartesiano, obtemos o novo trapézio A’B’C’D’.

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ATIVIDADES

1. Qual das figuras a seguir é uma ampliação da figura O?

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2. Construa uma redução da figura a seguir na mesma malha quadriculada.

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3. Observe as figuras a seguir.

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Determine:

a) a figura que é uma ampliação da figura A.

b) a figura que é uma redução da figura A.

4. Verifique se as figuras de cada item a seguir são semelhantes. Em caso afirmativo, indique se as medidas de comprimento dos lados foram multiplicadas ou divididas da primeira para a segunda figura. Verifique também por qual número elas foram divididas ou multiplicadas.

a)

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b)

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Observe o quadrilátero no plano cartesiano a seguir e, então, responda às questões 5, 6, 7 e 8.

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5. Como pode ser classificado esse quadrilátero?

6. Determine os pares ordenados de seus vértices.

7. Construa uma redução desse quadrilátero no plano cartesiano a seguir de modo que a medida de cada um de seus lados seja a metade da medida dos lados correspondentes do quadrilátero original.

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8. Escreva os pares ordenados dos vértices dessa redução.

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