Apresentação de proposta – 8º Ano – 2ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 21/09/2020

Olá? Tudo bem? Twitterissä:

Objeto de conhecimento/conteúdo: Apresentação de proposta: Posicionamento crítico sobre as práticas não institucionalizadas de participação social, forma composicional.

Gênero: Apresentação de propostas

 

Apresentação de proposta

    Em algum momento de nossa vida acadêmica, temos que realizar uma apresentação. Com colegas de classe ou pessoas totalmente desconhecidas (como por exemplo, um cliente em potencial para a empresa que você trabalha). Sem a utilização de algumas técnicas, muitas vezes, o resultado pode não sair como você imaginava.

 

Dicas para apresentações de propostas:

a- Pesquisa informação sobre o tema;

b- Organiza a informação – Introdução, desenvolvimento, conclusão;

c- Estrutura o tema para apresentares, entre 4 a 6 minutos;

d- Treina com gravador de voz e avalia-te.

    São coisas muito simples, que podem fazer com que os espectadores se interessem, ou até mesmo entendam mais facilmente o que você quer passar para eles. Veja algumas técnicas de apresentação que podem ajudar na apresentação da proposta:

 

1. Cuidado com as “muletas”

    É muito comum que, com insegurança, você utilize de recursos para sentir-se à vontade durante um discurso. Uma das técnicas de apresentação é livrar-se disso. Segurar uma caneta, colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços são exemplos de muletas que podem demonstrar que está inseguro. Deixe suas mãos livres. Gesticule, se for necessário, mas não deixe que isso chame mais atenção do que a sua oratória. Com isso você passa mais confiabilidade enquanto fala.

 

2. A linguagem deve ser escolhida com cuidado

    Tanto o meio acadêmico quanto o empresarial estão cheios de termos técnicos, e é necessário tomar muito cuidado ao usá-los, dependendo do público que o assiste. Se a sua apresentação é para estudantes, ou colegas de trabalho que conhecem esses termos, não há problema em inseri-los, porém, se você está preparando uma palestra para pessoas leigas no assunto, a segunda das técnicas de apresentação é adaptar essas palavras, utilizar analogias ou explicá-las.

 

3. Utilize tópicos

    Entre as técnicas de apresentação, esta é uma das mais importantes, pois a não utilização delas pode afetar o seu desempenho na exibição do trabalho. Quando você utiliza textos longos nos slides, os espectadores podem ficar mais interessados em ler o que está escrito do que ouvi-lo. Além disso, pode haver uma limitação por parte do ministrante, quando ele apenas lê o conteúdo da projeção. Isso pode trazer uma sensação de falta de domínio do assunto. O que não é nada bom. A solução é dividir o tema em tópicos, e utilizá-los apenas como auxílio na hora da apresentação.

 

4. Faça uso de recursos gráficos na medida certa

    Ilustrações e gráficos são ótimos recursos, e dão uma dinâmica diferente para o trabalho, porém, a utilização exagerada de grafismo pode ser um erro parecido com o anterior. O excesso de informações que, algumas vezes, causa desvio de atenção, principalmente se for um gráfico cheio de legendas. Utilize apenas quando houver muitos números ou dados que são mais facilmente explicados através deste tipo de recurso.

 

5. Além de técnicas de apresentação, você precisa de uma ferramenta para apresentação.

      A ferramenta universal para apresentações é o PowerPoint, porém, existem outros app’s que trazem novos recursos. Um deles, que ultimamente vem sendo uma nova alternativa é o Prezi.

    O estudante poderá apresentar diversos tipos de propostas/projetos, sobretudo relacionadas àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação. Como sugestão, mostraremos uma apresentação sobre intervenções urbanas.

   As intervenções urbanas são manifestações organizadas por grupos de artistas com o propósito de transmitir mensagens. Elas são um tipo de arte que tem o objetivo de questionar e transformar a vida cotidiana. É um termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. Sua finalidade é provocar o público para questões políticas, sociais, ideológicas e estéticas.

Disponível em: https://curseduca.com/blog/tecnicas-de-apresentacao/Acesso em 24 de ago. de 2020.

Disponível em https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/intervencao-artistica-urbana/ Acesso em 24 de ago.de 2020.

 

    Utilizamos as grafites pintados nos muros de escolas para exemplificar um dos tipos de intervenções urbanas. Lembre-se: grafitar é arte. Pichar é crime. O grafite é uma arte que é baseada em desenhos: todas as letras e figuras que são utilizadas na pintura são pensadas e elaboradas, para que representem aquilo que o artista quer mostrar.  A pichação é o ato de escrever ou rabiscar e, por isso, é considerada vandalismo, contestada por muitas pessoas. Assim, o estudante apresenta sua proposta, discute com a turma, escolhe com os colegas as imagens a ser grafitadas e o material a ser usado para realizar a atividade. Veja alguns exemplos:

Disponível em: https://www.lagesdiario.com.br/2019/04/arte-do-grafite-transforma-muros-das-escolas-municipais.html Acesso em 24 de ago. de 2020.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002234/0000026694.jpg Acesso em 25 de ago. de 2020.

 

Atividades comentadas

1. Cite as dicas para a apresentação de propostas, de acordo com o texto estudado.

 

2. Há várias técnicas para uma boa apresentação de propostas. Segundo estudos realizados sobre o assunto, numere a 2ª coluna de acordo com as técnicas apresentadas na 1ª:

a) Cuidado com as “muletas”                    

b) Ilustrações e gráficos são ótimos recursos, e dão uma dinâmica diferente para o trabalho.

c) Utilize tópicos                                                       

d) Faça uso de recursos gráficos na medida certa

(  ) A solução é dividir o tema em tópicos, e utilizá-los apenas como auxílio na hora da apresentação.

(  ) Utilize gráficos apenas quando houver muitos números ou dados que são mais facilmente explicados através deste tipo de recurso.

(  ) Tanto o meio acadêmico quanto o empresarial estão cheios de termos técnicos, e é necessário tomar muito cuidado ao usá-los.

(  ) Segurar uma caneta, colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços são exemplos de muletas que podem demonstrar que está inseguro. Deixe suas mãos livres. Gesticule se for necessário, mas não deixe que isso chame mais atenção do que a sua oratória. Com isso você passa mais confiabilidade enquanto fala.

 

3. De acordo com o texto estudado acima, cite os tipos de propostas que o estudante poderá apresentar em sua escola.

4. Identifique, no texto, a finalidade das intervenções urbanas.

 

5. No que se refere às intervenções urbanas, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, nas alternativas a seguir:

a) (  ) As intervenções urbanas são manifestações organizadas por grupos de artistas com o propósito de transmitir mensagens.

b) (   )  As intervenções urbanas são um tipo de arte que tem o objetivo de questionar e transformar a vida cotidiana.

c) (  ) É um termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos.

d) (   ) É proibido pintar grafite em muros escolares e/ou em outros lugares públicos.

 

6. Diferencie grafite de pichação.

 

7. Marque a alternativa correta, relacionada à apresentação de proposta:

a) (   ) As palavras utilizadas em uma apresentação devem ser adequadas ao tipo de público.

b) (  ) O apresentador da proposta deve limitar o tempo da fala para não gerar cansaço ou desinteresse aos telespectadores.

c) (   ) O excesso de informação causa desvio de atenção.

d) (   ) Todas as alternativas estão corretas.

 

8. E em sua comunidade, a pichação é comum? E o grafite? Por que você acha que isso acontece?

Analise as grafites abaixo para responder às questões 9 e 10

Disponível em:http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/humor-acidez-e-critica-social-na-arte-de-rua-de Acesso em 25 de ago. de 2020.

9. Após analisar a grafite apresentada, assinale a resposta que corresponde à imagem:

a) (   ) A faxineira esconde a sujeira da sociedade debaixo do muro.

b) (   ) A faxineira olha o homem que passa com sentimento de raiva.

c) (   ) A imagem mostra apenas uma mulher trabalhando.

d) (   ) O homem ignora a faxineira discriminando o trabalho dela.

Observe os detalhes deste grafite e responda à questão abaixo:

Disponívelem:https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-11-2017/muro-pichado-com-frase-racista-ganha-aula-de-grafite.html Acesso em 24 de ago. de 2020.

 

10. Qual é a crítica social apresentada nesta imagem?

a) (   ) A imagem não traz nenhuma crítica social.

b) (   ) A imagem passa um sentimento de preconceito racial.

c) (   ) A imagem faz uma crítica social contra o racismo.

d) (   ) A imagem demonstra a incapacidade artística dos jovens.

Você pode também imprimir essa aula!

 

8o-LP-2a-quinzena-3o-corteBaixar
AULA 2: Pesquisa Científica - ppt carregar
HOUSE 630 - FIQUE EM CASA! 🏠 Todo mundo tem conhecimento... | Facebook