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Artigo de opinião, uso de conectivos textuais, outdoor – Atividade 6 - 07/04/2021

Fonte: Projeto Acadêmico
 

O artigo de opinião é gênero textual de caráter argumentativo, ou seja, é fundamentado em um posicionamento do autor. O leitor consegue extrair a tese central do texto e pode, inclusive, contestá-la. Por se tratar de um texto com marcas pessoais, pode ser escrito em primeira pessoa. Entretanto, como a argumentação tende a ser mais eficaz quando há um distanciamento do enunciador, é comum encontrar artigos escritos em terceira pessoa. A opção do autor não influencia na nota, o que vale a maneira como foi organizada a argumentação e se o caráter persuasivo imperou.

Quais as características de um Artigo de opinião?
Título: o título é obrigatório e funciona de modo provocativo, polêmico. A ideia é chamar atenção do leitor para iniciar a leitura.Tese: apresentação da opinião do autor acerca da questão proposta como tema. É o que o autor pensa sobre o assunto.
Informatividade: o principal objetivo do artigo é informar opinando, ou seja, em cima de uma informação (que você terá como tema central), ao longo do texto, seu papel é opinar e para opinar é preciso apresentar boa argumentação sobre o assunto.
Subjetividade: as impressões pessoais do autor devem prevalecer no texto e, por isso, expressões como “eu acho”, o “eu penso” e o “eu acredito” são bem importantes.
Argumentação: como é necessário apresentar uma opinião acerca do tema, é importante fundamentar essa tese por meio da argumentação e das estratégias argumentativas que serão necessárias para auxiliar nesse convencimento. Para argumentar com propriedade, é indicado buscar informações verídicas, dados científicos que comprovam a opinião do autor.

Exemplos de fragmentos de um artigo de opinião

“Pesquisadores salientam que as mídias sociais podem ser manipuladas facilmente, de modo a influenciar na opinião pública, em decorrência do baixo custo ao produzir sites fraudulentos e inúmeros perfis ou páginas controlados por software, onde contas falsas podem interagir com usuários reais e disseminar notícias enganosas.”

  Periódicos UFMG

Disponível em: periódicos.ufmg.br Acesso em 22 de mar. De 2021. (adaptado)

“Ficar em isolamento, devido à pandemia, possibilitou às juventudes experimentarem novos tipos de se relacionar com o outro, sejam eles presenciais, no contexto familiar, ou virtuais. Aos que têm acesso à Internet, agora todas as amizades se tornaram virtuais. A partir do isolamento, como identificar quais amizades são reais fora do mundo tecnológico e quais realmente ficarão confinadas apenas neste universo digital?”

Texto do autor da atividade

Uso dos conectivos é muito importante para enriquecer um artigo de opinião!

Quais são eles?

Disponível em: https://descomplica.com.br/d/vs/aula/artigo-de-opiniao-i-linguagem-e-estrutura/. Acesso em 17 de março de 2021.

        Leia o artigo de opinião abaixo e responda as atividades de 1 a 7.

Fonte: Revista Interação virtual

Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta. Ela já é considerada um direito fundamental de todas as pessoas. A invenção da internet obrigou os países a modernizarem suas leis e serviços. Ela é capaz de oportunizar a qualquer pessoa condições de identificar seus interesses, divulgar suas ideias e aproximar os relacionamentos mais distantes.

As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos. A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta aproximou a humanidade e unificou o compartilhamento de ideias.

Uma prova dessa revolução foi a eleição para presidente em 2018 no Brasil. A propagação das campanhas dos políticos pela internet quebrou o monopólio da televisão brasileira e fez milhares de pessoas se unirem em prol das ideias defendidas. O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual. O resultado mostrou que o vencedor das eleições não foi aquele que tinha mais tempo de televisão, mais dinheiro ou que mais andou pelas ruas do Brasil, mas sim, venceu aquele que fez da internet uma nova ferramenta de contato com o eleitor.

Ela também afetou os comportamentos da humanidade. Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações, dados e pesquisas. Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa. A vida mudou e mudou para melhor.

Há dez anos, os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo, agora isso mudou. Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta através do celular. Os aplicativos e jogos revolucionaram o modo de viver da humanidade. As informações são compartilhadas e absorvidas instantaneamente. O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre, o mundo jamais será o mesmo depois que grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas. A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.

Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia, esquecemos que muita gente ainda não está conectada. Apesar do avanço nestes últimos dez anos, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web. Portanto o governo precisa ampliar e baratear o acesso à internet, facilitar a expansão de redes móveis e de banda larga para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas maravilhosas da rede mundial de computadores. Enquanto ela não chega a todos, a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.

Francisco Maurício Araújo / Dezembro de 2018 / São Gonçalo do Amarante, Ceará

1. O texto lido

a (   ) um artigo de opinião, pois o autor narra um fato do cotidiano.

b (   ) um artigo de opinião, pois o autor defende um ponto de vista.

c (   ) uma notícia, pois apresenta características expositivas e injuntivas.

d (   ) uma reportagem, pois o autor busca apresentar informações e entrevistas.

2. A discussão no texto é desencadeada a partir dos avanços proporcionados pela internet: redes sociais, compartilhamentos de áudio e vídeo. O autor exemplificou com um fato em 2018. Que fato foi esse? Explique.

3. Segundo a seguinte frase “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre”, apresenta uma vantagem dos avanços da tecnologia e comunicação; mas apresenta uma outra realidade. Que realidade é essa?

4. Por que o 5º parágrafo foi iniciado com a seguinte expressão: “Há dez anos…”?

5. Leia os trechos e escreva qual apresenta um fato e qual trecho apresenta a opinião do autor.

a) “O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual.”

b) “A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.”

6.  Qual sentido do conectivo, ENTRETANTO, no início do parágrafo?

7. Qual é a proposta de intervenção apresentada no último parágrafo? Qual palavra introduz esse parágrafo? Que sentido expressa essa palavra?

O QUE É O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E OUTDOOR?

Basta sairmos pelas ruas que tão logo nos deparamos com uma infinidade de faixas, cartazes, anúncios, outdoors… Todos envoltos por um único objetivo: o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo.

O discurso apresenta-se de forma variada – divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente ao comércio e lucratividade, anunciando um produto que acabara de ser lançado no mercado. Enfim, vários são os objetivos traçados por parte do emissor, tentando persuadi-lo de alguma forma.

Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. Para tanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais chamativas e, consequentemente, contribuem para a concretização dos objetivos propostos. E, falando sobre linguagem, é essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar – a presença de alguns recursos estilísticos voltados para a conotação (sentido figurado), ou seja, passíveis de múltiplas interpretações. Assim, metáforas, comparações, hipérboles, dentre outras, são indispensáveis.

Analisemos, pois, um caso representativo:

Defrontamo-nos com uma linguagem bastante persuasiva, pois muitos brasileiros estão morrendo, vítimas da COVID. Observa-se um apelo às pessoas para que fiquem em casa para evitar a contaminação do vírus. Nessa campanha, no outdoor, nota-se a linguagem verbal com o emprego de um verbo (destacado) no modo imperativo que expressa comando/instrução. A linguagem não verbal é a colocação da imagem do cemitério com o objetivo de persuadir/convencer as pessoas sobre a gravidade da situação.

Quanto aos elementos que constituem o gênero em pauta, destacamos:

Título – Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.
Imagem – Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado o seu caráter persuasivo.
Corpo do texto – Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário sugestivo e adequado ao público-alvo./ Pode ser uma frase curta e carregada de sentido.
Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o produto anunciado. No exemplo acima podemos perfeitamente constatar este fato.

Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario—uma-analise-linguistica-.html. Acesso em 12 de março de 2021

 Leia a campanha no outdoor abaixo e responda as atividades 8, 9, 10 e 11.

Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/cidadao-s/material-da-campanha. Acesso em 12 de março de 2021.

8. A campanha promove uma ideia ou um produto?  Qual instituição patrocinou ou promoveu essa campanha?

9. Existe uma palavra que tem a função de caracterizar o tipo de câncer apresentado na campanha. Que palavra é essa? Ela pertence a qual classe gramatical?

10. Nessa campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, as palavras que expressam comandos/instruções são importantes. Quais são essas palavras e qual é a função das mesmas (na campanha)? Por que esse tipo de palavra é importante em campanhas?

11. Quais as linguagens foram utilizadas para construir essa campanha?

12. Leia o trecho a seguir:

“A vacinação em massa no mundo inteiro é uma contribuição fundamental da pesquisa científica no dia a dia das sociedades. Ela é um dos mais poderosos recursos para o exercício da saúde pública, atuante na erradicação e no controle de diversas doenças e na proteção de populações inteiras. Embora seus resultados tenham sido extremamente exitosos, estudos mostram que tem havido um aumento da desconfiança em torno da vacinação na última década, fazendo com que um crescente número de pessoas deixe de vacinar a si mesma e a seus filhos.”

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2020001405001&script=sci_arttext Acesso em 22 de mar. De 2021.

A partir da leitura e de tudo que você aprendeu sobre esse tipo de texto, elabore um artigo de opinião, observando as características desse gênero textual.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula!